Universidade Federal de Santa Catarina
Centro Tecnológico
Curso de Graduação em Ciências da Computação

INE 5406 - Sistemas Digitais

Profs. José Luís Güntzel e Rafael Cancian  {guntzel,cancian}@inf.ufsc.br   semestre 2012/2

Notícias & Avisos

07/02/2013

Notas semestrais disponíveis: turma 02208A; turma 02208B; turma 04235A

 

20/11/2012

Notas da 2a prova (P2) disponíveis: turma 02208A; turma 02208B; turma 04235A

Lista de Exercícios disponível. Ver link no cronograma da disciplina, coluna “material compl.”. A resolução não será cobrada, porém é altamente aconselhável que os alunos tentem resolvê-la, com o objetivo de se prepararem para a 3ª prova

 

30/09/2012

Notas da 1a prova (P1) disponíveis: turma 02208A; turma 02208B; turma 04235A

 

15/09/2012

Lista de Exercícios disponível. Ver link no cronograma da disciplina, coluna “material compl.”. A resolução não será cobrada, porém é altamente aconselhável que os alunos tentem resolvê-la, com o objetivo de se prepararem para a 1ª prova

 

15/09/2012

Página no ar! 

No cronograma da disciplina (tabela no final desta página) tu encontras os links para o  material da disciplina.

Apostila de Técnicas Digitais (para fins de revisão da matéria pré-requisito) em formato PDF disponível em http://www.inf.ufsc.br/~guntzel/isd/isd.html

 

Extrato do Plano de Ensino e Cronograma Detalhado das Aulas

 

Atenção: o Plano de Ensino Oficial da Disciplina, Aprovado no Departamento, está Disponível em http://admrede.inf.ufsc.br/interno/modulos/planos/aprovados.php


1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

Disciplina:           INE 5406 – Sistemas Digitais
Carga Horária:   90 horas-aula    (Teóricas: 54     Práticas: 36)
Turmas:               04235A (Eng. Eletrônica), 02208A, 02208B (Ciências da Computação)
Período:              2o semestre de 2012

Professores:       José Luís A. Güntzel       E-mail: guntzel@inf.ufsc.br

                    Rafael Cancian               E-mail: cancian@inf.ufsc.br
Pág. web:            www.inf.ufsc.br/~guntzel/ine5406/ine5406.html

Horário/Sala/Professor das aulas teóricas:    

Turma 04235A (Eng. Eletrônica): 209103 / CTC306 / Güntzel

Turma 02208A (Ciências da Computação): 215103 / EEL004 / Güntzel

Turma 02208B (Ciências da Computação): 215103 / EEL004 / Güntzel

 

Horários e Salas das aulas práticas:  

Turma  04235A (Eng. Eletrônica): 507302 / INE314 / Cancian,

Turma 02208A (Ciências da Computação): 510102 / INE101 / Cancian,

Turma 02208B (Ciências da Computação): 513302 / INE101 / Cancian,


2. CURSOS

Ciências da Computação (208).

Engenharia Eletrônica ()

3. REQUISITO


EEL 5105 - Circuitos e Técnicas Digitais.

4. EMENTA


Máquinas sequenciais síncronas (Mealy e Moore) e sua representação (diagramas de transição e descrição em HDL). Síntese de circuitos sequenciais (minimização e codificação de estados). Mapeamento e alternativas de implementação de máquinas de estado ("hardwired", PLA, ROM e PLD). Estudos de casos: controladores de memória, de interrupção, de DMA. Simulação de sistemas digitais descritos em HDL no nível de transferência entre registradores. CPU vista como um sistema digital (datapath e unidade de controle). Unidade de controle de uma CPU simples (“hardwired” e microprogramada).

5. OBJETIVOS

Geral:
Abordar aspectos da implementação física dos sistemas computacionais, complementando os assuntos abordados pela disciplina pré-requisito (EEL 5105 – Circuitos e Técnicas Digitais).

Específicos:


6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

6.1) Formas de implementação de sistemas digitais. [3 horas-aula]

6.2) Projeto de unidade lógico-aritmética (ULA). [6 horas-aula]

6.3) Máquinas sequenciais síncronas. [21 horas-aula]

6.4) Projeto de sistemas digitais no nível de transferência entre registradores (RT). [24 horas-aula]

6.5) Uso de linguagem de descrição de hardware (HDL). [8 horas-aula]

6.6) Descrição de circuitos sequenciais com HDL. [12 horas-aula]

6.7) Descrição de sistemas digitais no nível RT com HDL. [16 horas-aula]


7. METODOLOGIA
7.1. Instrumentos metodológicos

Os aspectos mais relevantes relacionados ao conteúdo da disciplina serão expostos e discutidos nas aulas teóricas utilizando projetor multimídia e transparências preparadas pelo professor, apoiando-se no livro-texto adotado e na bibliografia complementar. Os conceitos apresentados serão ilustrados por meio de exemplos apresentados pelo professor e de exercícios que serão realizados pelos alunos e resolvidos pelo professor em sala de aula. Para a fixação destes conceitos, o professor indicará exercícios extra-classe, a serem resolvidos pelos alunos.

Os conceitos vistos nas aulas teóricas serão exercitados nas aulas de laboratório, as quais serão compostas de duas etapas: uma etapa inicial de instrução e uma etapa de experimentação. Na etapa de instrução serão apresentados e ilustrados os passos do fluxo de síntese no nível RT (Register Transfer) com ferramentas de EDA (Electronic Design Automation) e as características da linguagem VHDL (uma das linguagens mais utilizadas no mundo para a síntese de sistemas digitais no nível RT). Na etapa de experimentação os alunos irão realizar um experimento utilizando as ferramentas de EDA, seguindo um roteiro fornecido pelo professor. Em quatro aulas práticas, cujas datas serão divulgadas no início do semestre na página da disciplina (http://www.inf.ufsc.br/~guntzel/ine5406/ine5406.html) e no Moodle/UFSC, será cobrado um relatório valendo nota, o qual deve ser entregue ao final da aula, juntamente com os arquivos referentes ao projeto. Para a síntese no nível RT será utilizada a ferramenta Quartus II da empresa Altera, cuja versão de uso livre (WebEdition) mais recente pode ser obtida na página da própria empresa. Para a simulação e análise das formas de onda resultantes, será utilizada a ferramenta ModelSim, da empresa Mentor Graphics, em sua versão de uso livre, que também pode ser obtida na página da empresa.

Como instrumento metodológico adicional, será disponibilizada aos alunos uma faixa de horários semanais para atendimento extra-classe. Estes horários serão informados na página da disciplina. O aluno que desejar ser atendido deverá solicitar ao professor o agendamento por email com antecedência mínima de 24 horas.

Aos alunos que queiram aprofundar-se em tópicos avançados, sugere-se a leitura da bibliografia complementar.


7.2. Pressupostos da metodologia

A metodologia adotada pressupõe que os alunos não se limitem a comparecer às aulas, mas utilizem para as atividades extra-classe associadas a esta disciplina (leituras, resolução de exercícios teóricos e exercícios com o uso da ferramenta de EDA) um número de horas superior ao número de horas-aula em sala de aula.

Pressupõe-se que os alunos tenham estudado o conteúdo utilizando a bibliografia indicada e tenham resolvido, como atividade extra-classe, todos os exercícios propostos pelo professor.

Para garantir a máxima concentração dos alunos durante as aulas e garantir a lisura do processo de avaliação, em nenhuma aula (expositiva, laboratório, ou avaliação) é permitido o uso de dispositivos pessoais móveis (celulares, smartphones, tablets, MP3 players e similares). Computadores pessoais somente poderão ser usados nas aulas práticas para a execução dos experimentos.

 

8. AVALIAÇÃO
8.1. Instrumentos de Avaliação:

A avaliação da aprendizagem é realizada através de quatro provas escritas (P1, P2, P3 e REC) e um conjunto de relatórios de aulas de laboratório (R1, R2, R3, R4).

As três primeiras provas (P1, P2 e P3) são provas regulares e a última (REC) corresponde a uma prova de recuperação (conforme art. 70, § 2º, da Resolução 17/CUn/97).

Os tópicos do conteúdo programático serão assim avaliados:

Para a realização das quatro provas, serão alocadas 12 horas-aula da carga da disciplina, assim distribuídas:

Nas aulas práticas de experimentação os experimentos serão realizados por grupos de no máximo dois alunos. Cada grupo deverá entregar, ao final da aula, um relatório e o conjunto de arquivos resultantes do experimento.

A avaliação global da parte prática da disciplina dará origem à nota MP, que corresponde à média aritmética das notas dos relatórios.

A nota final (NF) será calculada como função da frequência do aluno e das notas por ele obtidas nas provas e nos relatórios, conforme formalizado a seguir.


8.2. Critérios para aprovação ou reprovação

a) O aluno que não comparecer a no mínimo 75% das aulas será considerado reprovado por frequência insuficiente (FI), de acordo com o artigo 73, do Capítulo I, Seção IX do Regimento Geral da UFSC. Neste caso, NF = 0,0.

b) O critério para aprovação ou reprovação dos alunos com frequência suficiente (FS) baseia-se na média final (MF) assim calculada: MF = (P1 + 2xP2 + 2xP3 + MP)/6.

c) Será considerado aprovado o aluno com FS e MF >= 6,0. Neste caso, NF = MF.

d) Será considerado reprovado o aluno com FS e MF< 3. Neste caso, NF = MF.

 

Conforme parágrafo 2º do artigo 70 da Resolução 17/CUn/97, o aluno com frequência suficiente (FS) e média final no período (MF) entre 3,0 e 5,5 terá direito a uma nova avaliação ao final do semestre (REC), sendo a nota final (NF) calculada conforme parágrafo 3º do artigo 71 desta resolução, ou seja: NF = (MF + REC) / 2.

 


9. BIBLIOGRAFIA
9.1. Livro-texto


[1] VAHID, Frank. Sistemas Digitais: projeto, otimização e HDLs. Porto Alegre: Bookman, 2008. ISBN 978-85-7780-190-9. (A Biblioteca da UFSC possui 8 exemplares impressos, bem como o PDF, o qual pode ser consultado on-line, na página da biblioteca.)


9.2. Bibliografia complementar (por ordem de adequação)

 

[2] VAHID, Frank; LYSECKY, Roman. VHDL for Digital Design. Hoboken, N.J.: John Wiley & Sons, 2007. 192p.

[3] ASHEDEN, Peter J. Digital Design: an embedded systems approach using VHDL. Burlington, MA: Morgan Kaufmann Publishers, 2008.

[4] KATZ, Randy; BORRIELLO, Gaetano. Contemporary Logic Design. 2nd Edition. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 2005. 590p. (ISBN 0-201-30857-6) (A Biblioteca da UFSC possui 6 exemplares)

[5] ASHEDEN, Peter J. The Student’s Guide to VHDL. 2nd Edition. San Francisco, CA: Morgan Kaufmann Publishers, 2008. 528p. (A Biblioteca da UFSC possui 5 exemplares da 1ª edição)

[6] PEDRONI, Volnei. Circuit Design with VHDL. Cambridge, MA: MIT Press, 2004. 363p.

 


10. CRONOGRAMA DETALHADO E LINKS PARA AS TRANSPARÊNCIAS E PARA O MATERIAL COMPLEMENTAR
(T=aula téorica; P=aula prática)

Data

Conteúdo

Slides

Material Compl.

03-04/09

1. Projeto de unidade lógico-aritmética (ULA). Representação de números inteiros em binário. Adição de números sem e com sinal, o somador paralelo carry-ripple e overflow. O subtrator e o somador-subtrator, overflow. Estrutura de uma ULA simples. Outras operações lógicas e aritméticas. Convenções do nível RT.

1T (1.8 MB)

Revisão
1 MB

Somadores rápidos
559 kB

06/09

Introdução ao fluxo de projeto com ferramentas de EDA. Introdução à Linguagem VHDL. Descrição de um somador completo (full adder) em VHDL, síntese com o Quartus II e simulação com o ModelSim.

1P (745 kB)

 

10-11/09

1. Projeto de ULA. Circuitos Digitais e Níveis de Abstração. Funcionamento e características temporais de registradores. Cadenciamento com sinal de relógio (clock) e análise de timing.

2T (680 kB)

1a Lista de Exercícios (728 kB)

13/09

Simulação gate-level de um somador completo com o ModelSim.

2P (1.7 MB)

 

17-18/09

1. Projeto de ULA. Registradores de uso específico. ULAs personalizadas e exploração de paralelismo. Mapeamento tecnológico para CMOS e custo dos blocos RT.

3T (1.2 MB)

 

20/09

Descrição de somadores em VHDL, síntese com o Quartus II e simulação com o ModelSim. Uso dos tipos std_logic e std_logic_vector. Comandos de atribuição em VHDL: atribuição simples, com sinal selecionado e com sinal condicional.

3P (679 kB)

 

24-25/09

P1

--

 

27/09

1o relatório de aula prática.

--

arquivos

01-02/10

2. Máquinas Sequenciais Síncronas. Modelos de Moore e de Mealy. Estrutura e representações do comportamento. Análise de circuitos sequenciais síncronos. Síntese de circuitos sequenciais segundo o Modelo de Moore. Exemplos

4T (1.0 MB)

 

04/10

Prototipagem com a placa de desenvolvimento DE2 da Altera.

4P (2.3 MB)

 

08-09/10

2. Máquinas Sequenciais Síncronas. Codificação de estados. Síntese de circuitos sequenciais segundo o Modelo de Mealy (comparação com o Modelo de Moore). Exemplos.

5T (1.0 MB)

2a Lista de Exercícios (387 kB)

11/10

Processos em VHDL. Comandos de atribuição em VHDL: if-then-else e case.

5P (307 kB)

 

15-16/10

2. Máquinas Sequenciais Síncronas. Síntese de circuitos sequenciais síncronos: minimização de estados.

6T (437 KB)

 

18/10

Descrição em VHDL, síntese e simulação de latches, flip-flops e registradores.

6P (349 kB)

 

22-23/10

2. Máquinas Sequenciais Síncronas. Síntese de circuitos sequenciais síncronos: estudo de caso.

7T (1.7 MB)

 

25/10

2o relatório de aula prática.

--

 

29-30/10

P2

--

 

01/11

Descrição em VHDL, síntese e simulação de registradores de deslocamento e contadores. Experimento com a placa DE2 da Altera.

7P (2.0 MB)

arquivos

05-06/11

4. Projeto de sistemas digitais no nível RT. Classificação dos Sistemas Digitais. O modelo BO / BC (datapath/controle). Componentes do Nível RT. Método de Projeto no Nível RT. Exemplo.

8T (1.0 MB)

 

08/11

Descrição em VHDL, síntese e simulação de Máquinas de Estados Finitos (FSM).

8P (368 kB)

arquivos

12-13/11

4. Projeto de sistemas digitais no nível RT. Memórias SRAM: características e acesso.

9T (1.8 MB)

 

15/11

Feriado - Proclamação da República

--

 

19-20/11

4. Projeto de sistemas digitais no nível RT. Estudo de Caso 1.

10T (1.1 MB)

3a Lista de Exercícios (475 kB)

22/11

Descrição em VHDL, síntese e simulação de máquinas de estados finitos (FSMs). FSM como Bloco de Controle.

9P (430 kB)

arquivos

26-27/11

4. Projeto de sistemas digitais no nível RT. Estudo de Caso 2.

11T (1 MB)

 

29/11

3o relatório de aula prática.

--

arquivos

03-04/12

4. Projeto de sistemas digitais no nível RT. Estudo de Caso 3. Análise de Timing de um SD.

12T (1.1 MB)

 

06/12

Descrição em VHDL, síntese e simulação de um sistema digital completo (BO + BC).

10P (1.5 MB)

arquivos

10-11/12

4. Projeto de sistemas digitais no nível RT. Estudo de Caso 4.

13T

 

13/12

Descrição em VHDL, síntese e simulação de um sistema digital completo contendo bloco de memória.

11P

arquivos

18/12

P3

--

 

20/12

4o relatório de aula prática.

--

 

19/02

REC

--

 

 

Legenda: T= aula teórica, P= aula prática.


11. ATENDIMENTO AOS ALUNOS

O gabinete do professor José Luís Güntzel localiza-se no quarto andar do prédio do INE – Departamento de Informática e Estatística, na sala 423 (no NIME – Núcleo Interdepartamental de Microeletrônica). O horário para o atendimento aos alunos desta disciplina é quartas-feiras, das 13:30 as 16:00. Os atendimentos deverão ser agendados por e-mail (guntzel@inf.ufsc.br) até as 12:00 do domingo anterior.

12. LINKS ÚTEIS E LINKS INTERESSANTES

item  Página da Altera (para obter o Quartus II , Web Edition)

item  Página da Xilinx (para obter o ISE)  

item  Página da Disciplina Técnicas Digitais do Bacharelado em Ciência da Computação/UFRGS

Tutoriais de VHDL:

item  Tutoriais de VHDL do Grupo de Microeletrônica da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

item  VHDL Tutorial. Prof. Dr.-Ing. Wolfram H. Glauert (Universität Erlangen-Nürnberg, Alemanha)

item  VHDL Tutorial: Learn by Example. Weijun Zhang (University of California at Riversides, USA)

item  VHDL Tutorial.http://www.seas.upenn.edu/~ese201/vhdl/vhdl_primer.htmlhttp://www.seas.upenn.edu/~ese201/vhdl/vhdl_primer.htmlhttp://www.seas.upenn.edu/~ese201/vhdl/vhdl_primer.html Jan Van der Spiegel (University of Pennsylvania, USA).

http://www.seas.upenn.edu/~ese201/vhdl/vhdl_primer.html

Links Avançados:

http://www.seas.upenn.edu/~ese201/vhdl/vhdl_primer.html

item  EDA Industry Working Group.

http://www.vhdl.org/

item  GHDL Home Page. (software livre para projeto com VHDL)

http://ghdl.free.fr/

http://ghdl.free.fr/

 

Copyright by Güntzel 2010. última atualização: 30/09/2012.