Ciclo do RBC segundo Aamod

 
RBC

Introdução

Aplicações

Representação
de Casos

Recuperação de Casos

Similaridade

Laboratório 1:
CBR-Works

Reutilização e
Adaptação de
Casos

Laboratório 2:
CBR-Works na
Web

Bibliografia

6. Reutilização e Adaptação de Casos no Raciocínio Baseado em Casos

Uma vez que um caso adequado é recuperado da base de casos, a solução sugerida por este caso é objeto de uma tentativa de reutilização para a solução do problema atual. Durante este passo, dá-se uma reutilização de conhecimento de solução de problemas por meio da transferência de conhecimento (a descrição da solução) do caso anterior, conhecido, para o caso atual, ainda não solucionado.  Nesta seção examinaremos brevemente o que é necessário que um sistema de RBC seja capaz de realizar, para que tenha condições de, com ou sem interação com o usuário, aplicar ao problema atual a solução descrita para um problema similar recuperado da base de casos. Chamamos este passo de reutilização. 

6.1. Reutilização

A reutilização consiste principalmente da adaptação da solução do caso anterior ao caso atual, e as técnicas tratadas na reutilização de casos tentam resolver os problemas envolvidos na adaptação de casos, que são: quais aspectos da situação devem ser adaptados, quais modificações devem ser realizadas para esta adaptação, que método aplicar para realizar a adaptação e como controlar este processo. No correr da aula, analisaremos estes problemas e veremos técnicas para a sua solução.

6.2. Adaptação

Adaptação tem um papel fundamental na flexibilidade dos sistemas de RBC, e a sua capacidade de resolver novos problemas depende de sua habilidade em adaptar casos recuperados a novas circunstâncias e em sua habilidade de consertar soluções que falham ao serem aplicadas. A dificuldade maior surge quando tentamos definir como realizar a adaptação. Há muitas maneiras de se adaptar um caso, e a adaptação efetiva depende, tanto de se possuir conhecimento sobre possíveis modificações válidas, como de se possuir maneiras de selecionar quais serão apropriadas e efetivas em uma determinadas situação. 

Questões centrais para a adaptação de casos são:

  • quais são os aspectos de uma situação (descrita por meio de um caso) que devem ser adaptados; 
  • quais modificações são razoáveis de serem realizadas para adaptar o caso; 
  • quais são os métodos de adaptação aplicáveis para modificar estes aspectos; 
  • como controlar o processo de adaptação para saber que as modificações estão sendo realizadas no rumo certo.
Para tornar possível a adaptação automática de casos, as técnicas desenvolvidas enfocam dois aspectos: (a) as diferenças entre o caso passado (cuja solução é conhecida e deve ser adaptada) e o caso corrente e (b) qual parte do caso recuperado pode se transferida para o caso novo. Com base nesta informação a solução proposta é consertada de forma a satisfazer completamente os requisitos da situação presente. Para esta modificação orientada à solução existe uma série de estratégias básicas de adaptação, variando desde técnicas muito simples até algumas bastante complexas.

Uma visão geral destas técnicas, que são exploradas por muitos autores da atualidade, é dada na figura abaixo:

No correr da aula discutiremos as principais delas.

  • Reutilização: Material da Aula em PDF
  • Revisão, Retenção e Aprendizado: Material da Aula em PDF
  •  
    The Cyclops Project
    German-Brazilian Cooperation Programme on IT
    CNPq GMD DLR