Ciclo do RBC

 
RBC

Introdução

Aplicações

Representação
de Casos

Recuperação de Casos

Similaridade

Laboratório 1:
CBR-Works

Reutilização e
Adaptação de
Casos

Laboratório 2:
CBR-Works na
Web

Bibliografia

3. Representação de Casos no Raciocínio Baseado em Casos

A representação do conhecimento é um aspecto essencial do RBC. A forma principal de representação de conhecimento em um sistema de RBC são os casos. Um caso é uma peça de conhecimento contextualizado que registra um episódio em que um problema ou situação problemática foi total ou parcialmente resolvido. 

Um caso representa tipicamente a descrição de uma situação (problema) conjuntamente com as experiências adquiridas (solução) durante a sua resolução, sendo visto como essa associação dos dois conjuntos de informações: descrição do problema e respectiva solução. 

3.1. Casos representam experiências concretas

Casos podem, por exemplo, representar:

  • o conjunto dos sintomas de um paciente e os passos do tratamento médico aplicado;
  • a descrição dos sintomas do defeito técnico apresentado por um equipamento (por exemplo: uma impressora) e da estratégia de conserto aplicada;
  • os objetivos de um processo legal e a respectiva jurisprudência;
  • os requisitos para um prédio e sua respectiva planta de construção;
  • a descrição de um pacote de viagem. 
Um caso pode também conter outros itens, como os efeitos da aplicação da solução ou a justificativa para aquela solução e sua respectiva explicação. Pode ainda ser enriquecido por dados administrativos, como o número do caso, a data de sua criação ou o nome do engenheiro de conhecimento que o incorporou à base. 

Casos contêm primordialmente experiências concretas, vividas em uma situação específica. No entanto, podemos também criar casos abstratos, que realizam a subsunção de experiências adquiridas em um conjunto de situações. 

3.2. Casos são armazenados na Base de Casos

Para que estejam à disposição para serem reutilizados, casos são organizados e armazenados em uma base de casos (BC), um conjunto de casos apropriadamente organizados. Geralmente, uma base de casos contém experiências positivas descrevendo estratégias de solução que contribuíram com sucesso para resolver o problema descrito, de forma que possam ser reutilizadas. Experiências negativas, expressando tentativas frustradas de solução de um problema podem também ser armazenadas, com o objetivo de indicar problemas potenciais e prevenir a repetição de erros passados. 

3.3. Repositórios de Conhecimento

Ao lado de casos, um sistema de RBC pode também incluir conhecimento geral acerca do seu domínio de aplicação. Existem quatro diferentes repositórios nos quais um sistema de RBC pode armazenar conhecimento, denominados Repositórios de Conhecimento. São: 

  • o vocabulário utilizado para descrever o conhecimento geral do domínio que é utilizado durante os diferentes estágios do processo de RBC. Por exemplo, um sistema help desk via Internet de um fabricante de impressoras, em que o comprador pode procurar perguntas de ajuda freqüentemente apresentadas (Frequently Asked Questions - FAQs)apenas formulando questões, necessita possuir modelado o vocabulário técnico do audiófilo, com termos como “cartucho”, “luz do estado de tinta”, “fonte de alimentação” etc;
  • casos concretos experimentados no passado armazenados em uma base de casos (como descrito anteriormente). Por exemplo, o protocolo de perguntas feitas ao telefone e as respectivas respostas dadas pelos técnicos humanos da empresa dos seis últimos meses de atendimento a clientes, referente ao tempo em que o help desk desse fabricante de impressoras era por telefone (veja a figura 2.2 na página 11); 
  • conhecimento sobre como identificar casos que podem ser úteis para resolver o problema atual. Esta utilidade é predita pela similaridade entre as descrições do problema atual e dos casos armazenados na base utilizando-se uma medida de similaridade. Por exemplo, perguntas de clientes anteriores relacionadas ao mesmo modelo de impressora, em que o maior número de palavras-chave é o mesmo. O grau da similaridade entre dois casos é relativo e depende do domínio de aplicação. Conseqüentemente, o conceito de similaridade tem que ser modelado explícitamente em um sistema de RBC. 
  • conhecimento sobre como adaptar casos recuperados de forma a satisfazer completamente os requisitos da situação atual. Por exemplo, o problema presente refere-se a cartucho preto vazio, enquanto o caso mais similar refere-se a um problema do cartucho colorido. Neste caso, a solução aplicada no passado (troca da cartucho de tinta colorida) deve ser adaptada à situação atual, sugerindo, então, a troca do cartucho preto. Este conhecimento de adaptação é geralmente representado na forma de heurísticas ou regras de adaptação. 
Dependendo das características da aplicação de RBC específica, o foco da representação do conhecimento pode variar de um repositório de conhecimento para outro. Discutiremos isto em detalhes na aula.
 
The Cyclops Project
German-Brazilian Cooperation Programme on IT
CNPq GMD DLR