Teorias e Tecnologias da Cooperação
Contrato de Avaliação
Professoras Edla Ramos

Disciplina oferecida  pelo CPGCC/UFSC

[objetivos][ementa e programa][sistema de avaliação][referências bibliográficas][agenda][BSCW][pagina inicial]

 

As atividades e respectivos registros que são propostas como instrumentos avaliativos desta disciplina são as que relacionamos abaixo.
Tanto o peso das mesmas na construção do conceito final quanto a explicitação dos critérios de avaliação a serem considerados, serão motivo de acordo a ser estabelecido em conjunto entre o professor e os alunos da disciplina.

Atividade Realização
(Grupo/Individual)
Descrição Recomendações e Critérios Data limite da Realização Peso da etapa na atividade
Produção de textos e registro e relatórios de atividades diversas a serem definidos durante a disciplina

50%

1 grupo discussão em pequeno grupo  No BSCW: criar uma área para o grupo na área da disciplina e configurar para dar direito de edição apenas para o grupo.

. discutir sobre o conceito de cooperação e colaboração e durante a discussão o grupo deve identificar uma situação de cooperação e outra de colaboração.

Out06

10%

2 individual pequeno ensaio individual No BSCW: criar uma área pessoal dentre da área do seu grupo dando direito de edição apenas para você e para a professor

Publicar um pequeno texto - refletindo um aspecto pelo menos de como os conceitos estudados podem afetar/explicar/orientar o desenho e o uso das ferramentas de comunicação digital.

Out08

60%

3 grupo apresentação e avaliação de um ambiente CSCL/W Usando o material de classificação que temos estudado analisar os seguintes ambientes, buscando descrevê-lo, classificá-lo e avaliá-lo -
Preparar em grupos de interesse uma apresentação para as próximas aulas podendo envolver atividades de experimentação com a turma em laboratório.
            Editores Cooperativos (equitext, mulec) - (27/10)
            BSCW 12/11
            CMap 03/11
            whiteBoards 10/11
           Fóruns e listas de discussão (29/10)
            Chats, ICQ, messenger, MOO´s, etcPreparando os seminários finais e a apresentação da avaliação dos ambientes
analisando e discutindo os ensaios individuais (29/10)
 na agenda
Out27 até Nov12

30%

seminário  e artigo final  - Tema de Aprofundamento
Trabalho de pesquisa bibliográfica com produção de um relato escrito em formato de paper sobre uma temáticaa ser definida e negociada com o professor
Observação  -  este trabalho pode também se constituir do design e especificação de uma ferramenta inovadora de trabalho aprendizado cooperativo
- especialmente do tipo estruturada e voltada para tarefas típicas a muitos grupos.

50%

Etapa 1 Em grupos escolha e problematização do tema Detalhar e problematizar seu tema de trabalho na forma de questões relevantes - para cada questão justificar a  sua relevância e elaborar uma hipótese de resposta
- definição preliminar das fontes de referências que serão utilizadas

Out27

qualitativo

Etapa 3 Em grupos Estrutura do trabalho - Definir a lista de tópicos e sub-tópicos que serão contemplados no seu trabalho - descrevendo brevemente o conteúdo de cada tópico.  O conteúdo dos tópicos deverá contemplar as questões e hipóteses levantadas na etapa 2.
Será avaliado:pertinência e relevância da temática;
Abrangência da abordagem da temática;
- Definir as fontes de referência que serão utilizadas -
- escrever um pequeno parecer sobre a qualidade e adequação de cada um das referências utilizadas, analisando a  sua atualidade, consistência, confiabilidade  e adequação à temática.

12/11

 20%

Etapa 4 individual Redação parcial As leituras já foram encaminhadas e as resenhas bibliográficas deverão já estar prontas. Nesse caso apenas será checado a relevância das fontes de consulta resenhadas - e a equidade da distribuição do trabalho  qualitativo
Etapa 5  feita em grupo - mas avaliação individual apresentação do seminário a realização de seminário de apresentação da pesquisa será avaliada de acordo cLom os seguintes critérios

30%

Etapa 6 Em grupos de dois a três alunos redação final a avaliação da redação final será realizada com base nos seguinte critérios:
  coesão, coerência e consistência do texto;
  complementaridade entre síntese e análise;
  autonomia de idéias e capacidade de crítica.
  forma geral de apresentação


50%