Teorias e Tecnologias da
Cooperação
Contrato de
Avaliação
Professoras Edla
Ramos
Disciplina oferecida pelo
CPGCC/UFSC
[objetivos][ementa
e programa][sistema de
avaliação][referências
bibliográficas][agenda][BSCW][pagina inicial]
As atividades e respectivos registros que são propostas como
instrumentos avaliativos desta disciplina são as que relacionamos
abaixo.
Tanto o peso das mesmas na construção do conceito final quanto
a explicitação dos critérios de avaliação
a serem considerados, serão motivo de acordo a ser estabelecido em
conjunto entre o professor e os alunos da disciplina.
Atividade | Realização (Grupo/Individual) |
Descrição | Recomendações e Critérios | Data limite da Realização | Peso da etapa na atividade |
Produção de textos e registro e relatórios de atividades diversas a serem definidos durante a disciplina | 50% |
||||
1 | grupo | discussão em pequeno grupo | No BSCW: criar uma área para o grupo na área da
disciplina e configurar para dar direito de edição apenas para
o grupo.
. discutir sobre o conceito de cooperação e colaboração e durante a discussão o grupo deve identificar uma situação de cooperação e outra de colaboração. |
Out06 |
10% |
2 | individual | pequeno ensaio individual | No BSCW: criar uma área pessoal dentre da área do seu grupo
dando direito de edição apenas para você e para a professor
Publicar um pequeno texto - refletindo um aspecto pelo menos de como os conceitos estudados podem afetar/explicar/orientar o desenho e o uso das ferramentas de comunicação digital. |
Out08 |
60% |
3 | grupo | apresentação e avaliação de um ambiente CSCL/W | Usando o material de classificação que temos estudado analisar
os seguintes ambientes, buscando descrevê-lo, classificá-lo
e avaliá-lo - Preparar em grupos de interesse uma apresentação para as próximas aulas podendo envolver atividades de experimentação com a turma em laboratório. Editores Cooperativos (equitext, mulec) - (27/10) BSCW 12/11 CMap 03/11 whiteBoards 10/11 Fóruns e listas de discussão (29/10) Chats, ICQ, messenger, MOO´s, etcPreparando os seminários finais e a apresentação da avaliação dos ambientes analisando e discutindo os ensaios individuais (29/10) |
na agenda Out27 até Nov12 |
30% |
seminário e artigo final - Tema
de Aprofundamento Trabalho de pesquisa bibliográfica com produção de um relato escrito em formato de paper sobre uma temáticaa ser definida e negociada com o professor Observação - este trabalho pode também se constituir do design e especificação de uma ferramenta inovadora de trabalho aprendizado cooperativo - especialmente do tipo estruturada e voltada para tarefas típicas a muitos grupos. |
50% |
||||
Etapa 1 | Em grupos | escolha e problematização do tema | Detalhar e problematizar seu tema de trabalho na forma de questões
relevantes - para cada questão justificar a sua relevância
e elaborar uma hipótese de resposta - definição preliminar das fontes de referências que serão utilizadas |
Out27 |
qualitativo |
Etapa 3 | Em grupos | Estrutura do trabalho | - Definir a lista de tópicos e sub-tópicos que serão
contemplados no seu trabalho - descrevendo brevemente o conteúdo de
cada tópico. O conteúdo dos tópicos deverá
contemplar as questões e hipóteses levantadas na etapa 2. Será avaliado:pertinência e relevância da temática; Abrangência da abordagem da temática; - Definir as fontes de referência que serão utilizadas - - escrever um pequeno parecer sobre a qualidade e adequação de cada um das referências utilizadas, analisando a sua atualidade, consistência, confiabilidade e adequação à temática. |
12/11 |
20% |
Etapa 4 | individual | Redação parcial | As leituras já foram encaminhadas e as resenhas bibliográficas deverão já estar prontas. Nesse caso apenas será checado a relevância das fontes de consulta resenhadas - e a equidade da distribuição do trabalho | qualitativo | |
Etapa 5 | feita em grupo - mas avaliação individual | apresentação do seminário | a realização de seminário de apresentação da pesquisa será avaliada de acordo cLom os seguintes critérios | 30% |
|
Etapa 6 | Em grupos de dois a três alunos | redação final | a avaliação da redação final será
realizada com base nos seguinte critérios: coesão, coerência e consistência do texto; complementaridade entre síntese e análise; autonomia de idéias e capacidade de crítica. forma geral de apresentação |
|
|