NetGamesNRT

Instale o Netgames Server em sua máquina e possibilite disputa de jogos distribuídos

O Netgames Server está implementado como um executável Java (servidor.jar), que está em execução permanente em netgames.labsoft.ufsc.br. Esse endereço, porém, só é acessível para quem está na rede UFSC (alunos e professores da UFSC). Para quem está fora da rede, uma alternativa é rodar o servidor localmente, porém, com a desvantagem de todos os clientes rodando nessa mesma máquina, perdendo a característica de execução distribuída (mas uma situação bastante interessante para testes de desenvolvimento).

Uma terceira alternativa é instalar o servidor em uma máquina acessível pela internet e dar acesso ao servidor a quem desejar. A seguir, o passo a passo de como configurar o servidor para essa alternativa:

  1. Fazer o download do servidor (arquivo servidor.jar);
  2. Abrir o arquivo compactado (jar) usando algum programa capaz de fazê-lo, como WinRar, por exemplo;
  3. Extrair o arquivo server.properties, contido no jar;
  4. Abri-lo em um editor (como bloco de notas, por exemplo);
  5. Substituir a expressão “localhost” pelo IP de sua máquina (ver imagem abaixo);
  6. Observar que ao instalar em sua máquina, deve considerar a porta 1099* (ver imagem abaixo);
  7. Salvar o arquivo de propriedades com as alterações efetuadas e recoloque-o no arquivo servidor.jar (com o WinRar, por exemplo);
  8. Executar o arquivo servidor.jar em seu servidor com acesso pela internet (java –jar servidor.jar);
  9. Divulgar o IP a quem desejar.

* Consulte o TCC de Leonardo de Souza Brasil, caso o uso da porta 1099 não seja viável.