Modelagem OO com UML

Videoaulas - Prática de modelagem

As aulas de prática de modelagem são voltadas a ilustrar as etapas do processo de desenvolvimento apresentado no curso conceitual, com o registro do desenvolvimento real de um programa, o jogo Pentago. As etapas são percorridas e as aulas consistem mostrar a execução dos passos do desenvolvimento do exemplo. As especificações produzidas estão disponíveis, além do conjunto de videoaulas.

A execução distribuída do jogo Pentago é baseada no uso do suporte NetGamesNRT, que permite a produção de programas distribuídos por desenvolvedores apenas com formação básica de programação. Saiba mais sobre NetGamesNRT.

Videoaulas
Especificações*
Etapa 5 da metodologia de modelagem: tratamento do domínio da solução – projeto
Há aqui uma antecipação da etapa 5, diferente do que ocorre no curso conceitual, que percorre as etapas na sequência numérica. A intenção é ilustrar que também existe a possibilidade de adiantar aspectos referentes à implementação do programa (domínio da solução computacional), ao invés de fazê-lo apenas após um profundo tratamento do domínio do problema.
v10 * Prática * Etapa 5 * Parte 1 * Projeto - domínio da solução computacional (introdução ao tratamento do domínio da solução)
Etapa 3 da metodologia de modelagem: refinamento de casos de uso
Iniciado o tratamento do domínio da solução (etapa 5, na aula anterior), nesta aula da etapa 3 são modelados domínio do problema e domínio da solução, concomitantemente. Novamente, a intenção é ilustrar a possibilidade de seguir um caminho de desenvolvimento diferente daquele apresentado no curso conceitual.
v14 * Prática * Etapa 3 * Parte 1 * Refinamento de casos de uso (introdução ao refinamento de casos de uso) v15 * Prática * Etapa 3 * Parte 2 * Refinamento de casos de uso (diagrama de atividades)
Etapa 4 da metodologia de modelagem: modelagem de estados associada a classe
Etapa 6 da metodologia de modelagem: situações especiais
Etapa 8 da metodologia de modelagem: implementação
v33 * Prática * Etapa 8 * Parte 1 * Implementação (passos da implementação)

* As especificações podem ser manuseadas com a ferramenta Visual Paradigm (existe versão gratuita).