Eletrônica básica - um enfoque voltado à Informática


Disponibilidade: esgotado na editora


POR QUE MAIS UM LIVRO DE ELETRÔNICA?

O mercado editorial possui muitos títulos dedicados ao estudo de Eletrônica. Essas publicações se dividem basicamente em dois grupos: livros voltados para cursos de Engenharia Elétrica (Eletrônica) e revistas, que têm os hobbistas como público alvo. Os livros supõem um conhecimento prévio do leitor em análise de circuitos e desenvolvem o estudo de componentes eletrônicos de forma profunda. As revistas, por sua vez, trazem projetos de circuitos sem detalhamento, onde o leitor é levado a montar circuitos e vê-los funcionando, sem compreender a sua dinâmica.

Entre os extremos de um estudo profundo de Eletrônica e uma visão superficial de montagem de circuitos há uma grande carência de literatura. A consequência disto é que fora de um curso, como Engenharia Elétrica, torna-se dificil aprender Eletrônica a partir dos livros disponíveis. Cursos da área de Informática (os cursos de bacharelado em Ciência da Computação) necessitam dar ao estudante uma visão básica de Eletrônica, para capacitá-lo ao estudo de Arquitetura e Hardware de Computadores. Esta visão não precisa ser tão profunda quanto a de um engenheiro — pois não visa formar um projetista de circuitos eletrônicos — e nem pode ser superficial que não dê base para compreender o funcionamento de circuitos. A realidade dos cursos técnicos de Eletrônica, de nível médio, é semelhante, na medida em que estes visam uma formação de profundidade limitada — com isto, nestes cursos usam-se livros de graduação, que são subutilizados.

A proposta deste livro é desenvolver um estudo de Eletrônica situado num nível intermediário entre os dois tipos de publicação citados. Não visa formar um projetista, mas dar uma visão sólida que permita entender o comportamento de componentes e circuitos eletrônicos. Não é voltado, portanto, para a formação de engenheiros, podendo porém, ser útil como uma leitura introdutória ao estudo de Eletrônica nos livros clássicos.


UM ENFOQUE VOLTADO À INFORMÁTICA

Pode-se estudar Eletrônica visando objetivos diversos, como desenvolvimento de circuitos de radiotransmissão, ou de controladores de máquinas, circuitos de medição. A ênfase do estudo básico desenvolvido neste livro é o uso de Eletrônica em Informática. Com isto, são estudados os capacitores e indutores, mas sem tanta preocupação com seu uso em osciladores ou filtros. Da mesma forma, o estudo de transistores estará muito mais preocupado com seu uso em circuitos lógicos, que em amplificadores. Em suma, os assuntos são desenvolvidos visando a sua aplicação em Informática — em circuitos de computador ou circuitos que interagem com computador.


O CONTEÚDO DO LIVRO

O estudo é desenvolvido em cinco capítulos. No primeiro, são apresentados os conceitos básicos de Eletricidade e técnicas de análise de circuitos. O capítulo dois apresenta dois componentes, o capacitor e o indutor — suas características e consequências de sua presença em circuitos. No capítulo três é que se inicia um estudo de Eletrônica propriamente dito, a partir do estudo de diodos, os componentes a base de semicondutor mais elementares. O capítulo quatro se atém ao estudo dos transistores. No quinto capítulo introduz conceitos básicos de Eletrônica Digital, principalmente com a preocupação de construir uma ponte entre a Eletrônica Básica e os Circuitos Lógicos, preparando o leitor para o estudo de Eletrônica Digital, que dispõe de considerável número de livros de boa qualidade.

O apêndice visa uma formação prática, que desenvolvida em paralelo com a formação teórica, tornará o estudo mais eficiente. Apresenta dois circuitos integrados de uso difundido — o 555 e o 741 — úteis na composição de módulos funcionais. O uso destes componentes eletrônicos, aliado aos conhecimentos dos capítulos anteriores, produz uma capacitação para projetar circuitos Eletrônicos elementares. O apêndice contém também um conjunto de roteiros de experiências de laboratório, que visa dois objetivos: auxiliar na assimilação do conteúdo, a partir da ilustração e verificação dos conceitos apresentados, e complementar o estudo com aplicações práticas de componentes eletrônicos.