Desenvolvimento orientado a componentes com UML

Apresentação

Este curso é voltado a capacitar desenvolvedores com alguma experiência em orientação a objetos ao desenvolvimento de software orientado a componentes. Ele apresenta uma forma de desenvolver software que é uma extensão da prática de desenvolvimento orientado a objetos. A abordagem proposta é um modelo de componente, o modelo Beyond.

Mas, por que alguém precisaria aprender a desenvolver orientado a componentes? Uma primeira razão é o crescente aumento da complexidade do software, na medida em que ocorre a evolução do hardware. Manusear programas com mais de mil classes é uma realidade atualmente, mas não era tempos atrás. Para quem já teve a experiência de trabalhar com programas orientados a objetos dessa dimensão, provavelmente experimentou a dificuldade de mantê-los legíveis e gerenciáveis. Neste sentido, o desenvolvimento orientado a componentes seria um caminho natural para o tratamento de alta complexidade, não como um substituto do desenvolvimento orientado a objetos, mas como um complemento. Uma segunda razão é o potencial de reuso: a adoção da abordagem leva à produção de artefatos reusáveis, assim como é motivada pela possibilidade de obtenção de artefatos a reusar.

O curso, assim como seu livro-texto, está organizado em duas partes. Na primeira parte é apresentado o paradigma de orientação a componentes e o modelo de componente Beyond. A segunda parte do livro adota uma abordagem prática e ensina como desenvolver software orientado a componentes, passo a passo, por meio de um exemplo. De fato, são apresentadas duas metodologias de desenvolvimento: o desenvolvimento de programa orientado a componentes e o desenvolvimento de componente, ambas baseadas no uso de UML e na cultura de desenvolvimento orientado a objetos.