Contexto

No ensino de matemática, um software educacional pode contribuir para a criação de um cenário que ofereça possibilidades para o aluno construir uma ponte entre os conceitos matemáticos e o mundo prático, sem perder de vista o aspecto lúdico que motiva o seu uso. Sendo assim, este projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de um software educacional para o Ensino Fundamental de matemática, ambientado em um supermercado virtual, em que a matemática e o cotidiano se cruzam e, ao mesmo tempo, o elemento jogo, que instiga e motiva, favorecendo o aprendizado.
Segundo Vygotsky (1994), o lúdico influencia extremamente o desenvolvimento da criança. É através do uso de objetos, projetando situações, criando e recriando regras e procedimentos que a criança aprende a agir, adquirindo iniciativa e autoconfiança. É a experiáncia que desencadeia o processo criativo e, nesta perspectiva, o brinquedo, o jogo ou atividade lúdica como um todo constituem-se em contextos privilegiados para o desenvolvimento infantil e a construção de conceitos.

...............................................................................

Desenvolvimento

Versão Atual
  • Projeto iniciado em 06/08 com financiamento do Governo do Estado de Santa Catarina, através do art. 170, e apoio da UNIVALI.
  • A versão foi criada com Adobe Flash CS3 e com linguagem action script 2
  • Principais inovações referem-se a: (i) adaptar o jogo para execução na Web; (ii) implementar um ranking listando os melhores jogadores, visando motivar o uso do software.
Versão 1.0
  • Desenvolvido entre 03/2003 e 03/2005 como parte integrante do projeto SOFTVALI (Software Educacional para o Ensino Fundamental), com financiamento do CNPq e apoio da UNIVALI e Prefeitura Municipal de Blumenau.
  • A versão foi criada com Macromedia Flash 8 e com linguagem action script 1.

 

 
 
 
Orientadora: Fabiane Barreto Vavassori Benitti, Dra.
Email: fabiane.benitti@univali.br
L2S - Laboratório de Soluções em Software
Telefone: +55 47 3341 7544 (# 8057)
-UNIVALI - Fundação Universidade do Vale do Itajaí