Informática aplicada à educação
Memória da disciplina - segundo trimestre de 2.003

[Plano Geral] [Agenda Prevista]

Aula do dia 19 de março
  • Apresentação dos alunos e da disciplina
  • Leitura e discussões em grupo de vários textos sobre (crise atual ... solidão individual .... dilemas pedagógicos , com destaque  o epílogo da obra de Fritjof Capra -
    denominada de "O sentido das coisas" ....) como resultado desse trabalho o grupo deve produzir um registro para socialização.
  • Recepção crítica do filme o Ritmo do Sistema .....

Atividades para a semana  entre 19 e 26 de março

Leitura:
  • CAPRA, F. O ponto de mutação. Editora Cultrix, 1982.
           Unidade I - Crise e transformação, pgs 17 a 46
           Unidade II - Os dois paradigmas pgs 47 a 69

Escrever um texto de não mais do que duas páginas que relacione as diversas leituras realizadas, e mais ....
levante uma questão que você considera relevante sobre a problemática abordada pelos textos?

Sugestões de filmes e literatura relacionados com a discussão:
livros:    Aldous Huxley, Admirável mundo novo;
Izaac azimov, Nove Amanhãs (no xerox),
filmes:
Carlitos - Tempos Modernos.
            Gataca,
            O caçador de Andróginos
            Minority Report - A Nova Lei

Aula do dia 26 de março
  • Apresentação dos alunos
  • socialização dos registros feitos em grupo sobre as leituras realizadas na aula anterior.
  • Discussão sobre as questões levantadas nos textos elaborados individualmente
  • sistematização sobre a leitura de Capra...
  • Recepção crítica do filme o Ponto de Mutação

Atividades para a semana  entre 26 de março e 02 de abril

Leituras:
  • CAPRA, F. O ponto de mutação. Editora Cultrix, 1982.
           Unidade III. 6- A psicologia newtoniana, pgs 156 a 179.
  • BARROS, J. P. D. e  D'AMBROSIO, U. Computadores, escola e sociedade. Editora Scipione, São Paulo, 1998 
     
          especialmente até a página 63....
  • SILVEIRA, S. A. Exclusão digital. Ed. Fundação Erseu Abramo, 1996. pgs 7 a 25
  • ASMANN, H. Reencantar a Educação. Ed. Vozes. Rio de Janeiro 1998.pgs  17 a 21
  • BAUMAN, Z. Globalização - As consequências humanas. Ed Zahar. Rio de Janeiro, 1999. Pgs 13 a 34.

Fazer uma hierarquia de conceitos chaves destacando parágrafos para discussão sobre um dentre os seguintes autores: D'AMBROSIO/BARRO, SILVEIRA, ASMANN e    BAUMAN,

Aula do dia 02 de abril
  • Recepção crítica do filme o Ponto de Mutação
  • sistematização sobre a leitura de Capra - Unidades I e II - hierarquia de conceitos  ...

Atividades para a semana  entre 02 e 09 de abril

Leitura da ficção Nove amanhãs de Izaac azimov (no xerox)

Responder a questão: Porquê não aprendemos?  
             
e a questão: Como diminuir a exclusão social? E qual a importancia das novas tecnologias e do software educacional neste processo?
num fórum de discussão do bscw

Aula do dia 09 de abril
  • discussão orientada a partir das listas de conceitos chaves sobre os autores: BARROs/D'AMBROSIO, SILVEIRA, ASMANN e    BAUMAN,
  • Discussão - Por que não aprendemos?
           Uma classificação possível para os paradigmas pedagógicos
  • Apresentação e discussão  dos principais conceitos do trabalho de Skinner.
  • sistematização sobre a leitura de Capra - Unidade III - síntese -  sobre psicologia newtoniana

Atividades para a semana  entre 09 e 16 de abril

Leituras Prioritárias:
  • MOREIRA, et alli. Aprendizagem: Perspectivas teóricas. Editora da UFRGS. Porto Alegre, 1987.
    ler os capítulos sobre os as teorias de : Skinner (no xerox)
  • Artigo "Nós Fazemos o Mundo" sobre o livro de Maturana e Varela da Revista Viver Simples Edição 3, Abril de 2003. (no xerox)
  • CAPRA, Fritjof, As conexões Ocultas. Ed Cultrix. São Paulo, 2002. pg  49 até 82 - sobre Mente e Consciência (no xerox)

Leitura para próximas semanas:

  • MATURANA, Humberto R. e VARELA, Francisco J. The tree of knowledge - the biological roots of human understanding . Edição revisada, Editora Shambhala. Boston e London, 1992 .

Continuar a discussão sobre Como diminuir a exclusão social? E qual a importancia das novas tecnologias e do software educacional neste processo?
num fórum de discussão do bscw

Assistir ao power point sobre - animais no circo - e analisar o que isso tem a ver  com Skinner?

Aula do dia 16 de abril

Atividades para a semana  entre   16 e 23 de abril

Leitura: MATURANA, Humberto R. e VARELA, Francisco J. The tree of knowledge - the biological roots of human understanding . Edição revisada, Editora Shambhala. Boston e London, 1992 .
Aula do dia 23 de abril

Atividades para a semana  entre 23 e 30 de abril

Leitura: Pelo menos um dentre os textos ....
             PIAGET, Jean. A psicologia da inteligência. Editora Fundo de Cultura SA. Lisboa, 1967.
             WADSWORTH, B.J. Inteligência e afetividade na criança na teoira de Piaget. Editora Pioneira. São Paulo1996.
                     Capítulos 1, 2  e 8  (xerox)
         
RAMOS, Edla Análise ergonômica do sistema hiperNet buscando o aprendizado da cooperação e da autonomia.
                        Tese de doutorado defendida junto ao programa de Pós Graduação m Engenharia Produção e Sistemas da UFSC.
                         Novembro de 1996 – 
  capítulo 4 - sobre Piaget...
                DOLLE, Jean Marie. Para compreender Jean Piaget: uma iniciação à psicologia genética piagetiana. Editora Guanabara Koogan S.A. Rio de Janeiro,1987.
                         Capitulo II Dados Epistemológicos  - pg 49-76
Aula do dia 30 de abril
Apresentação e discussão  dos principais conceitos do trabalho Vygotsky
Apresentação e discussão  dos principais conceitos do trabalho Jerome Bruner
Apresentação dos principais conceitos do trabalho Paulo Freire.
Diagrama de alguns conceitos de Piaget e Bruner .

Apresentação das categorias conceituais de análise do processo de aprendizagem

Encaminhando os trabalhos finais: escolha das  temáticas ....

Para a semana entre 30 de abril e 07 de maio


Leitura:    REGO, T. C. Vygotsky - Uma perspectiva histórico cultural da educação. 8a. Edição. Editora Vozes. Petrópolis, 1999.

Para Comparar Piaget e Vygotsky:
        - GARNIER, C; BERDNARZ, N; ULANOVSKAYA, (editores) - APÓS VYGOTSKY E PIAGET Perspectivas social e construtivista da escola russa e ocidental.Editora                    Artes Médicas. Porto Alegre, 1996: Introdução e Capítulo 16  - aqui uma súmula
        - WADSWORTH, B.J. Inteligência e afetividade na criança na teoira de Piaget. Editora Pioneira. São Paulo1996.  Capítulo 8
                   

Produzir um ensaio sobre duas categorias conceituais de análise teórico- conceituais e duas relacionadas a prática pedagógica. Este ensaio deve comparar a posição dos autores estudados ( Skinner, Piaget, Vygotsky e Maturana ) em cada categoria. . Deverá ser entregue em 21/05

Aulas do dia 07 e 14 de maio
Apresentação sobre - Tipos de software educacional
                               -  Avaliação de software educacional

Demonstração de Software educacional:
                    ambientes interessantes para ensino de Matemática

Um endereço com uma excelente seleção de software para matemática. 

Para a semana entre 07 e 14 de maio

Continuando a análise dos softwares
VALENTE, José a. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Livro número 02 da Coleção ProInfo - Coleção Informática. Disponível em http://www.proinf.gov.br/colecao.shtm a partir de 1998.Espaço ProInfo - Coleção Informática - Também em link local 

Para a semana entre 14 e 21  de maio

Trabalhar no ensaio sobre as categorias teóricas da aprendizagem para ser entregue no dia 21 de maio....