Carlos Becker Westphall

 

<carlosbwestphall at gmail.com>

 

(English version)

 

 

LinkedIn - ResearchGate

Honors, awards and achievements

Alguns resultados de projetos


“Felizes os que têm consciência de sua necessidade espiritual, porque a eles pertence o Reino dos céus” (Mateus 5:3).

“Com a graça de Deus, sempre vamos cada vez melhor em tudo com alegria, amor e felicidade, contribuindo neste mundo".


 

Artigos, “slides”, vídeos, “outros”, e links com mais informações.

 

Títulos e links para baixar nossos melhores e mais citados artigos sobre cloud e fog computing.

Links dos artigos mais citados, artigos mais baixados e slides mais vistos no ResearchGate.


 

Todas publicações

 

Carlos Becker Westphall é Professor Titular na  UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) desde 1993, atuando como líder do Grupo de Redes e Gerência e Supervisor do Laboratório de Redes e Gerência. Doutor em Informática, na especialidade de Gerência de Redes pela Universidade de Toulouse (Université Toulouse III - Paul Sabatier), em Toulouse na França em 1991. Mestre em Ciência da Computação em 1988 e Engenheiro Eletricista em 1985, ambos pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

 

Atuou como coordenador de equipe no projeto europeu MAX/ESPRIT-II com a participação da Alcatel-TITN, British Telecom, HP, CSELT, SIRTI e NKT. É coordenador de projetos fomentados pelo CNPq, atuando como pesquisador e como consultor Ad Hoc do CNPq. Best paper of CLEI 2011.  Awarded “International Academy, Research, and Industry Association” Fellow (award plaque), in 2011. Paper at IEEE ComSoc Technology News, in 2012. Achievement award – tutorial at WorldComp 2013. Awarded – best paper of ICN 2013. IEEE Communications Society 20 years member (Certificate of Appreciation), in 2014.

 

Completou mais de trinta e seis anos de atividades de pesquisa, atuando principalmente nas áreas de gerência e segurança para redes de computadores e telecomunicações, com resultados divulgados em  mais de 460 publicações, 25 anos como bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, aproximadamente 230 orientações de bolsas de IC (Iniciação Científica), TCCs (Trabalhos de Conclusão de Cursos), dissertações de mestrados, teses de doutorado, 15 contribuições como “board of editor” de periódicos, e 370 contribuições como “Organizing and/or Technical Committee Member” de conferências.

 

É membro da IFIP (WG 6.6) e do IEEE (CNON) onde atua desde 1994. Foi fundador do LANOMS (Latin American Network Operations and Management Symposium). Contribuiu para Elsevier como “editorial board member” do ''Computer Networks Journal''; para Springer como “board of editors” e “senior technical editor” do ''Journal of Network and Systems Management''. Membro em 2004-2005 e 2006-2007 do IEEE ComSoc Membership Programs Development Board. De 2000 a 2005 atuou como Secretary do IEEE CNOM (Committee on Network Operation and Management). De 2005 a 2009 atuou como Vice-Chair do  IEEE CNOM. Desde 2008 é Latin America Liaison Board Chair do International Academy, Research, and Industry Association.

 

Publicou um artigo em 1984 intitulado “Um Receptor para modem conforme a norma V-22 do CCITT”, contribuindo para o desenvolvimento deste modem no Brasil. Foi pioneiro em pesquisas na área de gerência de redes e serviços no Brasil, defendendo a dissertação de mestrado intitulada “Proposição de funções em gerência de comunicação de dados” em 1988. Foi o Professor Titular mais jovem das Universidades Federais Brasileiras com 31 anos de idade em 1993. Orientou a primeira tese de doutorado defendida, em 2000, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFSC, intitulada “Concepção, desenvolvimento e análise de um sistema de gerência de segurança para redes de telecomunicações”.


Página atualizada em 16 de novembro de 2018.