MySQL® Connector/J Versão 3.0.14
Instalação Linux

Leia a seguinte documentação antes de instalar o MySQL Connector/J a partir do CD.

Você já examinou o Acordo de licença do MySQL Connector/J?


Requisitos de sistema

Este CD inclui o instalador do MySQL Connector/J e requer o seguinte...

Nota: Por causa da implementação do java.sql.Savepoint, o Conector/J 3.1.0 e versões mais recentes não executarão em JDK mais antigo que 1.4 a menos que o verificador de classe seja desativado (-Xverify:none), uma vez que o verificador de classe tentará carregar a definição de classe para o java.sql.Savepoint mesmo que ele não for acessado pelo driver, a menos que você realmente utilize as funcionalidades do ponto de salvamento.

Instruções de instalação

Para instalar o MySQL Connector/J siga as instruções abaixo.

Você deve ter a versão mais recente (5.0.x) do Java™ 2 SDK da Sun (disponível neste CD) instalada, antes de instalar este software.

O instalador mysql-connector-java-3.0.14-production.zip está localizado no diretório software\MySQL\ no nível da raiz deste CD. Utilizando uma GUI ou utilitário de linha de comando descompacte a distribuição para uma localização no computador.

Configurar o CLASSPATH (para uso independente)

Uma vez descompactado o arquivo de distribuição, você pode instalar a unidade em uma de duas maneiras: Copie os subdiretórios "com" e "org" e todo o seu conteúdo para onde quiser, e coloque o diretório que armazena os subdiretórios "com" e "org" em seu classpath ou coloque mysql-connector-java-[version]-bin.jar em seu classpath, adicionando o caminho COMPLETO a ele da sua variável de ambiente CLASSPATH ou copiando arquivo .jar para $JAVA_HOME/jre/lib/ext. Se for utilizar o driver com o JDBC DriverManager, você deve utilizar "com.mysql.jdbc.Driver" como a classe que implementa java.sql.Driver.

O seguinte comando funciona para 'csh' sob UNIX:

$ setenv CLASSPATH /path/to/mysql-connector-java-[version]-bin.jar:$CLASSPATH

O comando acima pode ser adicionado ao arquivo de inicialização adequado do shell de login para tornar o MySQL Connector/J disponível a todos os aplicativos Java.

Nome de classe do driver e formato URL do JDBC

O nome da classe que implementa java.sql.Driver no MySQL Connector/J é 'com.mysql.jdbc.Driver'. O nome de classe 'org.gjt.mm.mysql.Driver' também é utilizável para manter retrocompatibilidade com o MM.MySQL. Você deve utilizar este nome de classe quando registrar o driver ou quando, de outro modo, configurar o software para utilizar MySQL Connector/J.

O formato JDBC URL para o MySQL Connector/J é como mostrado a seguir, sendo opcional o uso de itens entre chaves ([, ]):

jdbc:mysql://[host][,hostDeFailover...][:porta]/[bancoDeDados][?nomeDaPropriedade1][=ValorDaPropriedade1][&nomeDaPropriedade2][=valorDaPropriedade2]...

Se o nome do host não for especificado, ele assume o padrão '127.0.0.1'. Se a porta não for especificada, ela assume o padrão '3306', o número de porta padrão para servidores MySQL.

Iniciando com a versão 3.0.12 e 3.1.2, o Connector/J suporta múltiplos hosts com portas, separadas por vírgulas:

jdbc:mysql://[host:porta],[host:porta].../[bancoDeDados][?nomeDaPropriedade1][=valorDaPropriedade1][&nomeDaPropriedade2][=valorDaPropriedade2]...

Se o banco de dados não for especificado, a conexão é feita sem nenhum banco de dados 'atual' . Neste caso, você precisará chamar o método 'setCatalog()' na instância Connection, emitir uma consulta 'USE nomeDoBD' ou nomes de tabela completamente especificados utilizando o nome de banco de dados (por exemplo, 'SELECT nomeDoBD.nomeDaTabela.nomeDaColuna a partir de nomeDoBD.nomeDaTabela...') em seu SQL. Não especificar o banco de dados a utilizar na conexão, em geral, só é útil ao construir ferramentas que funcionam com múltiplos bancos de dados, como gerenciadores de bancos de dados GUI.

O MySQL Connector/J tem suporte fail-over. Isto permite ao driver fazer fail-over para qualquer número de hosts "escravos" e ainda realizar consultas de leitura. O fail-over só acontece quando a conexão estiver no estado autoCommit(true), porque ele não pode acontecer confiavelmente quando uma transação estiver em progresso. A maioria dos servidores de aplicação e pools de conexões configura autoCommit como 'true' no fim da utilização de cada transação/conexão. As funcionalidades de fail-over têm o seguinte comportamento. Se a propriedade URL "autoReconnect" for false: o failover ocorre apenas na inicialização da conexão, e o failback ocorre quando o driver determina que o primeiro host tornou-se novamente disponível. Se a propriedade URL "autoReconnect" for true: o failover acontece quando o driver determina que a conexão falhou (antes de cada consulta), e efetua fall-back para o primeiro host ao determinar que o host tornou-se novamente disponível (depois que as consultas queriesBeforeRetryMaster foram emitidas). Em qualquer caso, sempre que você estiver conectado a um servidor de "failover", a conexão será configurada como estado de leitura (read-only), de modo que as consultas que modificariam os dados teriam exceções lançadas (a consulta nunca será processada pelo servidor MySQL).

Você pode especificar propriedades adicionais para o driver JDBC, colocando-as em uma instância java.util.Properties e passando essa instância para o DriverManager quando você se conectar ou adicionando-as ao fim de seu URL do JDBC como pares nome-valor. A primeira propriedade precisa ser precedida com um caractere '?', e as propriedades adicionais de pares nome-valor são separadas por um caractere '&'. As propriedades, suas definições e seus valores padrão são discutidos na tabela Connection Properties, no MySQL Connector/J Documentation online.

Instalando o MySQL Connector/J para utilização com Servlets/JSP/EJB

Se quiser utilizar o MySQL Connector/J com um mecanismo de servlet ou servidor de aplicativo como Tomcat ou JBoss, você terá de ler a documentação do seu fornecedor para obter informações adicionais sobre como configurar bibliotecas de classes independentes, uma vez que a maioria dos servidores de aplicativo ignora a variável de ambiente CLASSPATH.

Se estiver desenvolvendo servlets e/ou JSP e seu servidor de aplicativo for compatível com J2EE, você deve colocar o arquivo .jar do driver no subdiretório WEB-INF/lib do seu webapp, já que essa é a localização padrão para bibliotecas de classes independentes em aplicativos Web J2EE.

Você também pode utilizar as classes MysqlDataSource, MysqlConnectionPoolDataSource ou MysqlXADataSource nos pacotes com.mysql.jdbc.jdbc2.optional e com.mysql.jdbc.jdbc2.optional.xa, se o seu servidor de aplicativo J2EE suportá-las ou exigi-las. As várias classes MysqlDataSource suportam os seguintes parâmetros (por meio de modificadores "set" padrăo):

Uma vez que o driver foi instalado no CLASSPATH ou servidor de aplicativo, o driver está pronto para ser utilizado!

Examine o "Chapter 3. Developing Applications with MySQL Connector/J" da MySQL Connector/J Documentation online, ele abrange informações de programação que podem ser úteis.


Localização do arquivo instalador

Instalar MySQL Connector/J a partir do CD.

Como mencionado anteriormente, também é possível instalar o software diretamente do CD. O instalador mysql-connector-java-3.0.14-production.zip está localizado no diretório software\MySQL\ no nível da raiz deste CD.


Informações adicionais

Para obter as últimas informações sobre o MySQL, visite...
http://www.mysql.com/products/connector/j/
Documentação do MySQL Connector/J
http://dev.mysql.com/doc/connector/j/en/index.html

Voltar para...
Instalação do software | Editores & IDEs Java™