Programa de Pós-Graduação em

Engenharia e Gestão do Conhecimento

Tópicos Especiais em EGC: Teoria Geral de Sistemas

Atualizada em 11 abril 2005

Docentes

João Bosco da Mota Alves e Vinícius Medina Kern

Ementa

Introdução. Concepção de Sistemas. Características de Sistemas. Estados de Sistemas. Aplicações.

Horário

Segundas, das 08:00 as 12:00 horas

Material Didático

Introdução (Notas em Word; Apresentação em PPT)

Concepção de Sistemas (Notas em Word; Apresentação em PPT)

Características de Sistemas (Notas em Word; Apresentação em PPT)

Estados de Sistemas (Notas em Word; Apresentação em PPT)

Modelos de Sistemas (Notas em Word; Apresentação em PPT)

Aplicações (Notas em Word; Apresentação em PPT)

Material Adicional

Guia Preliminar de preparação de artigos
Pesquisa Bibliográfica http://www.sciencedirect.com

http://scholar.google.com

http://periodicos.capes.gov.br

http://www.ibict.br

http://www.scielo.br

Notas
  • A avaliação será feita pela
    • Qualidade de um artigo científico que analisa um sistema sob a ótica da TGS (versões original e final): dois alunos autores cada artigo
    • Qualidade da crítica oferecida aos colegas (em 2 relatórios de revisão e nas discussões em classe): cada aluno fará duas revisões
  • Temas
    • Os Dilemas da Energia
    • Água Potável no Planeta
    • Morte da Freira Dorothy Stang versus Conflito de Terra
    • Produção Intelectual versus Plágio
    • O Conhecimento é Árvore ou Rizoma? Comentário do Prof. Vinícius: [Creio ser um tema bom para cientistas da informação, pedagogos et al. Cheguei a citar este tópico para as moças... não guardei nome - a da Fundação Dom Cabral e a que falou sobre bibliotecas e Qualis] O esquemão de árvore é usado até hoje, apesar de bisonho (vide tabela do CNPq - deve ser porque é muito fácil de lidar). A concepção das disciplinas formando um rizoma (talvez muito difícil de lidar) não é nova (Deleuze e Guattari, 1995, p.15). O que se pode dizer disso sob o ponto de vista da TGS? Quais as implicações das alternativas de classificação do conhecimento em árvore ou como rizoma à luz da TGS? O mérito de uma discussão dessas tem uma importância bárbara para nós, ingênuos multidisciplinares contra-corrente. "Qualquer ponto do rizoma pode ser conectado a qualquer outro e deve sê-lo" Deleuze, G. e Guattari, F. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia. Rio de Janeiro, Editora 34, 1995.
    • O Papel da Visão Sistêmica na Serendipidade. Comentário do Prof. Vinícius: [Tema bom para quem tem pendores filosóficos] Serendipidade é a faculdade de fazer descobertas por acidente ou sem buscar diretamente. Também é o fato ou ocorrência dessas descobertas, entre as quais se enquadram a de Arquimedes, que descobriu como medir o volume da coroa do rei de Siracusa ao ver o deslocamento da água quando entrava na banheira. Ou seja, serendipidade requer sagacidade. A visão sistêmica ajuda a ser sagaz. Um bom ponto de partida (com sistematização de conceitos) é a tese de mestrado "Serendipidade e Sistemas de Informação" (http://max.ipv.pt/pub/TeseJCampos02.zip)
    • Tema Livre

Links Úteis

Discussão Evolução versus Criação

A Segunda Lei da Termodinâmica

Turma 2004/3

Alessandro Botelho Bovo <alessandro@stela.org.br>

Angela Maria Fleury de Oliveira <angelaf@fdc.org.br>

Deucélia Eva Pedroso <deucelia@vias.org.br>

Eduardo da Silva Mattos <mattos@ijuris.org>

Eleonora Milano Falcão Vieira <emfv0006@yahoo.com.br>

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