Modelo de Relatório para Revisão de Artigos

(Objetivo: apoio à disciplina TGS, EGC2004/3, UFSC, 08abr2005)

==================================================================

TRECHO OMITIDO DOS AUTORES

Nome do revisor: <preencha...>___________________________________

Este é o formulário para documentar cada uma das 2 revisões individuais de artigos de colegas da disciplina Teoria Geral dos Sistemas (TGS), do 3o trimestre de 2004, EGC. Os artigos tratam de discutir algum sistema à luz dos conceitos da TGS. Há mais detalhes sobre a disciplina em http://www.inf.ufsc.br/~jbosco/Egc.html.

É possível que seja solicitada a inserção da revisão via uma interface web, cujo URL será informado. Se isso não ocorrer, os relatórios podem ser enviados por e-mail para os professores (jbosco@inf.ufsc.br e kern@stela.ufsc.br).

Alguns recursos para ajudar a tarefa de revisão (ordem decrescente de entusiasmo na recomendação):

http://www.computer.org/tpami/freecontent/taskoftheferee.pdf

http://vlsicad.ucsd.edu/~abk/dacreviews.html (esp. a partir da seção GENERAL PRECEPTS)

http://www4.informatik.tu-muenchen.de/~nipkow/misc/reject.html

http://advan.physiology.org/cgi/reprint/27/2/47

Caso necessário, fazer algum comentário que não deva ser repassado aos autores (situação pouco comum), use este espaço:

<...>

TRECHO REPASSADO AOS AUTORES

==================================================================

UFSC/EGC/2004-3/TGS - RELATÓRIO DE REVISÃO DE ARTIGO

==================================================================

Número do artigo: <preencha...>___________________________________

Título do artigo: <preencha com as primeiras palavras...>_________

IMPORTANTE - INSTRUÇÕES PARA O REVISOR:

Preencha os campos acima e o relatório de revisão abaixo conforme sua avaliação, considerando os critérios discutidos em classe. Na parte objetiva, use os pesos (de 1 a 5):

1 Totalmente inadequado (requer mudança)

2 Levemente inadequado (fraco, convém alterar)

3 Borderline (razoável, limítrofe)

4 Levemente adequado (bom)

5 Totalmente adequado (excelente)

------------------------------------------------------------------

SEÇÃO I - VISÃO GERAL:

<Resuma o artigo em um parágrafo ou sentença...>

------------------------------------------------------------------

SEÇÃO II - AVALIAÇÃO GERAL:

Anote 1 a 5 (as afirmações são sugestões sobre o que observar).

[ ] MÉRITO/QUALIDADE

O tópico principal do artigo é relevante. Os conceitos fundamentais da TGS são usados adequadamente. O trabalho é original. O tempo despendido na leitura é um bom investimento para um aluno do EGC. Fica claro o que é concepção dos autores e o que é conhecimento oriundo da literatura. O artigo tem potencial de publicação.

[ ] LEGIBILIDADE/ESTILO

O título é o menor resumo do trabalho, o Resumo resume, a Introdução introduz, a Conclusão conclui. Há sentenças de transição que guiam o leitor através das mudanças de assunto. A compreensão vem *da* leitura e não *após* a leitura. Há sentenças introdutórias que listam itens a serem tratados a seguir (não há suspense). Os parágrafos são pequenos, com 2 ou mais sentenças que expressam uma idéia (não há choppy writing). A linguagem é precisa (objetiva, científica, sem juízo subjetivo de valor, senso comum, uso farto de adjetivos). Não há seções, parágrafos, sentenças ou palavras dispensáveis. O uso da língua portuguesa é adequado.

[ ] ENCADEAMENTO DE IDÉIAS

As conexões entre os conceitos da Teoria Geral dos Sistemas e o sistema escolhido são relevantes e bem construídas. As análises e conclusões têm suporte em argumentosválidos. A ordem de apresentação das idéias é a mais adequada.

[ ] APRESENTAÇÃO/FORMATOS/CONVENÇÕES

Foi seguido o modelo sugerido (template). A lista de Referências é 100% coerente com as citações no texto. Há constância de estilo (sem alternância aleatória de tempos verbais, pessoa do discurso ou formatos)

------------------------------------------------------------------

SEÇÃO III - COMENTÁRIOS DETALHADOS:

<Os números na anotados seção anterior têm pouca utilidade sem o acompanhamento de orientação detalhada para os autores, especialmente nos pontos anotados como deficientes. Use este espaço para explicar aos autores o que é preciso fazer para melhorar o artigo. Porém, não é tarefa do revisor reescrever o artigo. Comentários em excesso de uma página seriam um exagero...>

==================================================================