Análise ergonômica do sistema hiperNet buscando o aprendizado da cooperação e da autonomia

 

Trabalho de tese apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC como requisito  para a obtenção do grau de Doutor  em Engenharia de Produção.
Autoria: Edla Maria Faust Ramos
Orientação: Dra. Léa Da Cruz Fagundes (LEC/UFRGS)
Florianópolis, novembro 1996

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Informações gerais Agradecimentos, índice geral, resumo e conteúdo dos capítulos
Capítulo 1   
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Introdução   
Definição do tema e do tipo de pesquisa;   
O contexto do problema e sua relevância;    
O problema a ser investigado;
Capítulo 2  
 zipado (21Kb)
Hipóteses   
Componente sócio-pedagógica;   
Componente técnica.
Capítulo 3  
 zipado  (16Kb) 
Delimitação das fronteiras do trabalho   
O projeto hiperNet;                   
Objetivos gerais e específicos do trabalho.
Capítulo 4  
 zipado  (261Kb) 
Fundamentação teórica - parte 1: as teorias cognitivas e os conceitos de autonomia e cooperação   
Introdução;   
O trabalho de Jean Piaget;   
O trabalho de Humberto Maturana e Francisco Varela;   
O Trabalho de Paulo Freire;   
Conclusão geral sobre os autores estudados.
Capítulo 5  
 zipado  (18Kb) 
Fundamentação teórica - parte 2: a informática e o processo educacional   
Introdução;   
O software educacional;   
A telemática e a educação à distância – perspectivas.
Capítulo 6  
 zipado  (83Kb) 
Fundamentação teórica - parte 3: ergonomia de software   
Introdução;   
A análise hierárquica da tarefa;   
Os aportes da psicologia e da ergonomia na modelagem das aplicações computacionais interativas;   
Recomendações Ergonômicas para os Parâmetros de Interface;   
Conclusão.
Capítulo 7  
 zipado  (17Kb) 
A situação experimental investigada e os procedimentos utilizados   
O universo da observação;   
Os Sujeitos observados;   
Variáveis e indicadores definidos inicialmente;   
Os procedimentos de registro da observação.
Capítulo 8  
 zipado  (60Kb) 
A análise da cooperação e da autonomia   
Os variáveis e os indicadores utilizados;   
Procedimentos de decisão para inserção dos sujeitos nas categorias identificadas;   
Os múltiplos aspectos associados ao aprendizado da autonomia e da cooperação na utilização da telemática;   
Conclusões.
Capítulo 9  
 zipado  (109Kb) 
A análise ergonômica do sistema hiperNet   
Introdução;   
A transcrição - identificando as listas de objetos e de ações e as situações problemas (etapas 1 e 2);   
Descrição genérica da tarefa (etapa 3);   
Descrição hierárquica dos objetos e ações componentes  da tarefa analisada (etapa 4);   
Descrição das operações (etapa 5);   
Plano Geral de Ação - Descrição hierárquica das seqüências de ações realizadas (etapa 6);   
Conclusões.
Capítulo 10  
 zipado  (11Kb) 
Conclusões finais;   
Análise Pedagógica - a cooperação e a autonomia  no aprendizado da telemática;   
Ergonomia de Software;   
A relação  percebida entre as análises pedagógica e  a ergonômica.
Capítulo 11  
 zipado  (10Kb) 
Bibliografia consultada
Apêndices
Apêndice I  
 zipado  (8Kb) 
O procedimento de transcrição
Apêndice II  
 zipado  (30Kb) 
Resultados individuais na análise do desenvolvimento de atitudes de aprendizado autônomo e cooperativo
Apêndice III  Descrição e avaliação ergonômica das operações identificadas na tarefa analisada   
   
Parte 1  
zipado  (101Kb) 
Operações de conexão.
Parte 2  
zipado  (57Kb) 
Operações de configuração.
Parte 3  
zipado  (71Kb) 
Operações de leitura.
Parte 4  
zipado  (188Kb) 
Operações de edição.

 

 

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