Conceito: Caminho Crítico
O caminho crítico determina o tamanho do projeto, é importante monitorar de perto as atividades do caminho crítico durante a análise de desempenho, porque qualquer atraso nas atividades do caminho crítico irá atrasar a conclusão do seu projeto.
Relacionamentos
Descrição Principal

O método do caminho crítico é um método usado para estimar a duração mínima do projeto e determinar o grau de flexibilidade nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo do cronograma. Esta técnica de análise de rede do cronograma calcula as datas de início e término mais cedo e início e término mais tarde, para todas as atividades, sem considerar quaisquer limitações de recursos, executando uma análise dos caminhos de ida e de volta através da rede do cronograma.

O caminho crítico é a sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto, que determina a menor duração possível do projeto. As datas resultantes de início e término mais cedo e início e término mais tarde não são necessariamente o cronograma do projeto, mas sim uma indicação dos períodos de tempo dentro dos quais a atividade poderia ser executada, usando os parâmetros inseridos no modelo do cronograma para durações de atividades, relações lógicas, antecipações, esperas, e outras restrições conhecidas. O método do caminho crítico é usado para determinar o grau de flexibilidade de elaboração do cronograma nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo do cronograma. Acompanhar de perto todas as atividades em caminhos que estão perto de serem críticos é uma tarefa importante porque qualquer atraso menor sobre esses caminhos também pode atrasar a conclusão do seu projeto. O projeto pode ter dois ou mais caminhos críticos ao mesmo tempo, todos os caminhos podem serem críticos se cada um deles possui a mesma quantidade de tempo.

No exemplo a seguir retirado do PMBOK, o caminho mais longo inclui as atividades A, C e D e, assim sendo, a sequência de A-C-D é o caminho crítico: