Disciplina INE410111: Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação

·         Curso: Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação

1.       Cronograma:

Agosto

·       Semana 1: Plano de Ensino, (ii) Paralelo Graduação x Pós; (iii) sobre o PPGCC ; (iv) Avaliação dos Programas - Qualis; (v) h-index; (vi) Formação; (vii) Escolha do orientador

- TAREFA:  trazer um artigo científico que você já tenha lido.

·         Semana 2 : Formação; Revisão Sistemática da Literatura  Slides   Exercicio (sobre o artigo trazido),   Apetite do Cientista.  Complementar 1, Complementar 2, Complementar 3

·         Semana 3: Definição de um Problema de Pesquisa: Slides Exercício   

·         Semana 4:  Descrevendo um problema de pesquisa –

1.       Tema de casa: trazer para a próxima aula, IMPRESSO,  a descrição (em inglês ou português) do problema da sua pesquisa, com no máximo 2 páginas, contendo: Motivação. Justificativa. O que já foi feito  e por quem e recentemente. O que não foi feito que abre espaço para seu trabalho. Proposta do Novo/Inédito. Objetivos da pesquisa. Principais contribuições científicas

·         Semana 5: Avaliação do Problema de Pesquisa (correção e discussão)

 

Setembro

·         Semana 1: Texto Científico Slides

·         Semana 2: Artigos  Slides, Dicas Gerais, Esqueleto de um artigo

·         Semana 3: Artigos – Apresentação dos resultados Slides,  Exercitando Experimentos

·         Semana 4:   Melhorando a Escrita de artigos.  Dicas de Apresentação de Artigos/Trabalho científico Dicas de Apresentação Oral. Template para Apresentação. Check List Final antes da submissão de um artigo (por Eamonn Keogh)

 

Outubro

·         Semana 1:  Projeto de pesquisa Slides

1.       Entrega  (Impressa) e correção (em casa) do artigo (1st round review) extraído da tese/dissertação )

·         Semana 2: Projeto de pesquisa Exercicio, Dicas de Projeto de Pesquisa EURAXESS.

·         Semana 4: Devolução do artigo revisado.

 

·         Semana 3:  Semana Acadêmica - não haverá aula

 

1.       Entrega da nova versão corrigida do artigo

·        Semana 4: Entrega (Impressa), do projeto de pesquisa e Correção/Devolução do Projeto

    Novembro

·        Semana 1:  Semana 5: Entrega (Impressa) da nova versão do projeto e Correção

·         Semana 2: Seminários(10 min por aluno) + 5 min para perguntas.

·         Semana 3: FERIADO

·         Semana 4: Seminários

·         Semana 5: Seminários

 

2.       Avaliação:

2.1) (Peso 5) Escrever e entregar um artigo de 6 páginas (incluindo referências) referente a uma dissertação/tese publicada  e que tenha resultado em artigo científico publicado em evento ou periódico com QUALIS internacional igual ou superior a B1 .

 

a) O artigo deve ser escrito no formato de artigo, como estudado em aula. Note que não é um texto resumindo a dissertação/tese, mas sim a transcrição/transformação da dissertação/tese em um artigo cientifico, com todos os itens que um artigo deve conter. 

 

b) O template para formatar o artigo pode ser da SBC (fonte 11) – coluna simples

c) Deve ter OU resumo OU abstract, e NÃO ambos por limitações de espaço.

d)      Você deve ser autor principal (com seu nome sublinhado) e o aluno e orientador da tese/dissertação como co-autores,  pois a ideia é simular a escrita de um artigo.

e)      Deve constar logo abaixo do nome dos autores a referencia e o qualis do artigo gerado pela tese/dissertação

 

2.2) (Peso 5) Seminário do projeto de pesquisa (Elaborar e apresentar um projeto de pesquisa com 5 páginas (fonte 10) com o seu plano de pesquisa para o mestrado ou doutorado, conforme critérios e itens de projeto estudados em aula.

A nota do projeto de pesquisa será composta pela parte escrita (50%), revisão ( 20 %), apresentação (20%) e pela capacidade de avaliação (notas/comentários  atribuídos ao projeto dos colegas (10%) e a apresentação).

Todos os alunos devem estar preparados para apresentar seu projeto de pesquisa a partir da data de início dos seminários, cuja ordem se dará por sorteio.

 

Bibliografia

·         Zobel Justin, Writing for Computer Science, Springer

·         MORO, M. M.  A Arte de Escrever Artigos Científicos. Disponível em: http://homepages.dcc.ufmg.br/~mirella/doku.php?id=escrita. Acesso em 13 de março de 2013.

·         TRAINA, A. J. M.; TRAINA Jr., C.  Como Escrever Artigos. 2002. Disponível em: http://gbdi.icmc.sc.usp.br/disciplinas/sce-5845/ComoEscrever/>. Acesso em 5 janeiro 2009.

·         Wazlawick, R. S. Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação, Rio de Janeiro, Elsevier, 2009.

 

Bibliografia complementar:

3.       ALVES, M. B. M.; ARRUDA, S. M.  Como fazer Referências: Bibliográficas, eletrônicas e demais formas de documentos. Atualizada em fevereiro 2007. Disponível em: <http://www.bu.ufsc.br/design/framerefer.php>. Acesso em: 6 fevereiro 2009.

4.       AREAL, A. C. B.  Plágio e Direito Autoral na Internet Brasileira. 1997. Disponível em: <http://www.persocom.com.br/brasilia/plagio1.htm>. Acesso em: 2003.

5.       ECO, H.  Como se faz uma Tese. Tradução de Gilson Cesar Cardoso de Souza. São Paulo: Perspectiva, 1989. 170p. Título original: Como se fa una Tesi di Laurea.

6.       GRIDDITHS, R.  How to write a dissertation. Disponível em: <http://www.it.bton.ac.uk/staff/rng/papers/writediss.html>. Acesso em: 5 novembro 2008.

7.       10 Passos para Escrever uma tese http://www1.aucegypt.edu/academic/writers/home.htm 

8.       LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A.  Fundamentos de Metodologia Científica. 6ª ed. São Paulo: Altas, 2006. 315p.

 


 

 

Plano de Ensino

Ementa: Conceitos e técnicas para preparação de projetos de pesquisa: introdução, objetivos, metodologia, justificativa, resultados esperados,

estado da arte, desenvolvimento, experimentos, conclusões. Conceitos e técnicas para proceder à revisão bibliográfica e a escrita de artigos científicos.

1.       Objetivos:

2.       Geral: dar ao aluno condições de preparar um projeto de pesquisa científica nos moldes exigidos no exame de qualificação do mestrado e doutorado.

3.       Específicos:

a.       Apresentar os diferentes tipos de pesquisa científica na área de computação.

b.       Apresentar as principais técnicas de pesquisa utilizadas em computação.

c.       Fomentar o pensamento e leitura críticos.

d.       Incentivar a escrita de artigos científicos.

4.       Conteúdo Programático:

a.       Introdução: [2 horas-aula]

                                                               i.      Visão geral da disciplina

b.       Ciência e Métodos de Pesquisa: [2 horas-aula]

                                                               i.      Definição

                                                             ii.      Classificação

                                                           iii.      Método Científico

                                                           iv.      Ciência e Tecnologia

                                                             v.      Níveis de Maturidade

c.       Projeto de Pesquisa: [6 horas-aula]

                                                               i.      Tema

                                                             ii.      Problema

                                                           iii.      Trabalhos Correlatos

                                                           iv.      Objetivo

                                                             v.      Objetivos Específicos

                                                           vi.      Metodologia

                                                          vii.      Cronograma

                                                        viii.      Resultados Esperados

d.       Pesquisa Bibliográfica [4 horas-aula]

                                                               i.      Fontes

                                                             ii.      Leitura crítica

                                                           iii.      Intersecção esquecida e fundamento vazio

                                                           iv.      Delimitação de leitura

                                                             v.      Perguntas geradoras de ideias de pesquisa

                                                           vi.      Ferramentas de pesquisa

                                                          vii.      Referências

e.       Pesquisa experimental [2 horas-aula]

                                                               i.      População

                                                             ii.      Amostragem

                                                           iii.      Variáveis

                                                           iv.      Média e Variância

                                                             v.      Correlação

f.        Apresentação de Resultados de Pesquisa [2 horas-aula]

                                                               i.      Dados versus conceitos

                                                             ii.      Justificação de afirmações

                                                           iii.      Tabelas

                                                           iv.      Figuras

                                                             v.      Gráficos

g.       Artigos [10 horas-aula]

                                                               i.      Organização

                                                             ii.      Título

                                                           iii.      Autoria

                                                           iv.      Resumo

                                                             v.      Introdução/Motivação e Contribuição

                                                           vi.      Revisão bibliográfica

                                                          vii.      Desenvolvimento

                                                        viii.      Conclusões

                                                            ix.      Questões de forma

                                                             x.      Veículos de publicação

                                                            xi.      Revisão Externa

                                                          xii.      Qualis

                                                        xiii.      Apresentação

h.       Ética [2 horas-aula]

                                                               i.      Experimentos

                                                             ii.      Submissão e publicação de artigos

                                                           iii.      Direitos autorais

5.       Metodologia:

6.       Aulas expositivas

7.       Apresentação de seminários e debate

8.       Oficina de artigos científicos

 

Anexo I

1)      Paralelo graduação e mestrado/doutorado (pós-graduação)

a.       Objetivo

                                        i.      graduação  = aprendizado, se estuda o que é conhecido e bem definido

     1.       estuda-se frameworks existentes, modelos existentes e consolidados, algoritmos e linguagens de programação conhecidos

                                         ii.      pós-graduação se faz ciência, inventa-se coisas novas

                                                  1.       inventa-se novos frameworks, modelos, algoritmos, técnicas ou

2.       melhora-se abordagens existentes

b.      O que muda (diferença de tese e monografia de TCC)

2)      Cronograma de mestrado/doutorado

a.       Disciplinas

b.      Publicação de artigo / resultados (requisitos para defesa): demora para focar no tema, estudo dos trabalhos relacionados, elaboração de um método inédito e publicação e aceitação do resultado,

c.       Dissertação - escrita

d.      Importância de começar a tese já no primeiro ano: conhecer os pesquisadores da área, os grupos fortes no mundo na sua área de pesquisa, os professores mais conhecidos no mundo na área

e.      Importância do inglês

3)      Como encontrar os maiores pesquisadores da área

a.       Busca pelas palavras chave no google

b.      DBLP (co-autorias, trabalho conjunto)

c.       Acesso aos artigos – na UFSC e fora da UFSC

d.      Documentar os artigos lidos (resumos)

4)      Impacto da pesquisa

a.       H-index

b.      Qualis CAPES – avaliação dos cursos e dos pesquisadores

c.       Melhores eventos / revistas

                                                               i.      IEEE, ACM, Springer

d.      Citações no currículo lattes

e.      CTD – concurso de teses e dissertações da SBC

5)      Tarefas:

a.       Discutir com o orientador o seu tema de pesquisa no mestrado/doutorado: o problema

b.      Definir uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado defendida a ser lida