Disciplina
INE410111: Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação
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Curso:
Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação
1. Cronograma:
Agosto
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Semana 1: Plano
de Ensino, (ii) Paralelo Graduação x Pós; (iii) sobre o
PPGCC ; (iv) Avaliação dos
Programas - Qualis; (v) h-index; (vi) Formação; (vii) Escolha
do orientador
- TAREFA: trazer um artigo
científico que você já tenha lido.
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Semana 2 : Formação;
Revisão Sistemática da Literatura Slides
Exercicio (sobre o artigo trazido), Apetite
do Cientista. Complementar
1, Complementar
2, Complementar
3
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Semana 3: Definição de um Problema de
Pesquisa: Slides Exercício
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Semana 4:
Descrevendo um problema de pesquisa –
1.
Tema
de casa: trazer para a próxima aula, IMPRESSO, a descrição (em inglês ou português)
do problema da sua pesquisa, com no máximo 2 páginas, contendo: Motivação.
Justificativa. O que já foi feito e por quem e recentemente. O que não
foi feito que abre espaço para seu trabalho. Proposta do Novo/Inédito.
Objetivos da pesquisa. Principais contribuições científicas
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Semana 5: Avaliação do Problema de Pesquisa
(correção e discussão)
Setembro
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Semana 1: Texto Científico Slides
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Semana 2: Artigos Slides,
Dicas
Gerais, Esqueleto de um artigo
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Semana 3: Artigos – Apresentação dos
resultados Slides, Exercitando
Experimentos
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Semana 4:
Melhorando
a Escrita de
artigos. Dicas
de Apresentação de Artigos/Trabalho científico Dicas de Apresentação Oral. Template
para Apresentação. Check
List Final antes da submissão de um artigo (por Eamonn Keogh)
Outubro
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Semana 1:
Projeto de pesquisa Slides
1.
Entrega (Impressa)
e correção (em casa) do artigo (1st round review) extraído da tese/dissertação
)
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Semana 2: Projeto de pesquisa Exercicio, Dicas de Projeto de Pesquisa EURAXESS.
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Semana
4: Devolução
do artigo revisado.
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Semana 3:
Semana Acadêmica - não haverá aula
1.
Entrega da nova versão corrigida do artigo
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Semana 4: Entrega (Impressa), do projeto de
pesquisa e Correção/Devolução do Projeto
Novembro
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Semana 1:
Semana 5: Entrega
(Impressa) da nova versão do projeto e Correção
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Semana 2: Seminários(10
min por aluno) + 5 min para perguntas.
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Semana 3: FERIADO
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Semana 4: Seminários
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Semana 5: Seminários
2. Avaliação:
2.1) (Peso 5) Escrever e entregar um artigo de 6 páginas
(incluindo referências) referente a uma dissertação/tese publicada e que tenha resultado em artigo científico
publicado em evento ou periódico com QUALIS internacional igual ou superior
a B1 .
a) O artigo deve
ser escrito no formato de artigo, como estudado em aula. Note que não é um
texto resumindo a dissertação/tese, mas sim a transcrição/transformação da
dissertação/tese em um artigo cientifico, com todos os itens que um artigo deve
conter.
b) O template para
formatar o artigo pode ser da SBC (fonte 11) – coluna simples
c) Deve ter OU resumo OU abstract, e NÃO ambos
por limitações de espaço.
d) Você deve ser autor principal (com seu
nome sublinhado) e o aluno e orientador da tese/dissertação como co-autores, pois a ideia é simular a escrita de um
artigo.
e) Deve
constar logo abaixo do nome dos autores a referencia
e o qualis do artigo gerado pela tese/dissertação
2.2) (Peso 5)
Seminário do projeto de pesquisa (Elaborar e apresentar um projeto de pesquisa
com 5 páginas (fonte 10) com o seu plano de pesquisa para o mestrado ou
doutorado, conforme critérios e itens de projeto estudados em aula.
A nota do projeto de pesquisa será composta
pela parte escrita (50%), revisão ( 20 %),
apresentação (20%) e pela capacidade de avaliação (notas/comentários atribuídos ao projeto dos colegas (10%) e a
apresentação).
Todos os alunos devem estar preparados
para apresentar seu projeto de pesquisa a partir da data de início dos
seminários, cuja ordem se dará por sorteio.
Bibliografia
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Zobel
Justin, Writing for Computer Science, Springer
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MORO, M. M. A
Arte de Escrever Artigos Científicos. Disponível em:
http://homepages.dcc.ufmg.br/~mirella/doku.php?id=escrita. Acesso em 13 de
março de 2013.
· TRAINA, A. J. M.; TRAINA Jr., C. Como Escrever Artigos. 2002. Disponível em: http://gbdi.icmc.sc.usp.br/disciplinas/sce-5845/ComoEscrever/>. Acesso em 5 janeiro 2009.
· Wazlawick, R. S. Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação, Rio de Janeiro, Elsevier, 2009.
Bibliografia complementar:
3. ALVES, M.
B. M.; ARRUDA, S. M. Como fazer
Referências: Bibliográficas, eletrônicas e demais formas de documentos.
Atualizada em fevereiro 2007. Disponível em:
<http://www.bu.ufsc.br/design/framerefer.php>. Acesso em: 6 fevereiro
2009.
4. AREAL, A.
C. B. Plágio e Direito Autoral na
Internet Brasileira. 1997. Disponível em:
<http://www.persocom.com.br/brasilia/plagio1.htm>. Acesso em: 2003.
5. ECO, H. Como se faz uma Tese. Tradução de Gilson Cesar Cardoso de Souza. São Paulo: Perspectiva, 1989. 170p. Título original: Como se fa una Tesi di Laurea.
6. GRIDDITHS, R.
How to write a dissertation. Disponível em:
<http://www.it.bton.ac.uk/staff/rng/papers/writediss.html>. Acesso em: 5
novembro 2008.
7.
10 Passos para Escrever uma tese
http://www1.aucegypt.edu/academic/writers/home.htm
8. LAKATOS, E.
M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de
Metodologia Científica. 6ª ed. São Paulo: Altas, 2006. 315p.
Plano de Ensino
Ementa: Conceitos e técnicas para preparação de projetos de pesquisa: introdução, objetivos, metodologia, justificativa, resultados esperados,
estado da arte, desenvolvimento, experimentos, conclusões. Conceitos e técnicas para proceder à revisão bibliográfica e a escrita de artigos científicos.
1. Objetivos:
2. Geral: dar ao aluno condições de preparar um projeto de pesquisa científica nos moldes exigidos no exame de qualificação do mestrado e doutorado.
3. Específicos:
a. Apresentar os diferentes tipos de pesquisa científica na área de computação.
b. Apresentar as principais técnicas de pesquisa utilizadas em computação.
c. Fomentar o pensamento e leitura críticos.
d. Incentivar a escrita de artigos científicos.
4. Conteúdo
Programático:
a. Introdução:
[2 horas-aula]
i.
Visão geral da disciplina
b. Ciência e Métodos de Pesquisa: [2 horas-aula]
i.
Definição
ii.
Classificação
iii.
Método Científico
iv.
Ciência e Tecnologia
v.
Níveis de Maturidade
c. Projeto de Pesquisa: [6 horas-aula]
i.
Tema
ii.
Problema
iii.
Trabalhos Correlatos
iv.
Objetivo
v.
Objetivos Específicos
vi.
Metodologia
vii.
Cronograma
viii.
Resultados Esperados
d. Pesquisa
Bibliográfica [4 horas-aula]
i.
Fontes
ii.
Leitura crítica
iii.
Intersecção esquecida e fundamento vazio
iv.
Delimitação de leitura
v. Perguntas geradoras de ideias de pesquisa
vi.
Ferramentas de pesquisa
vii.
Referências
e. Pesquisa
experimental [2 horas-aula]
i.
População
ii.
Amostragem
iii.
Variáveis
iv.
Média e Variância
v.
Correlação
f. Apresentação de Resultados de Pesquisa [2 horas-aula]
i.
Dados versus conceitos
ii.
Justificação de afirmações
iii.
Tabelas
iv.
Figuras
v.
Gráficos
g. Artigos [10
horas-aula]
i.
Organização
ii.
Título
iii.
Autoria
iv.
Resumo
v.
Introdução/Motivação e Contribuição
vi.
Revisão bibliográfica
vii.
Desenvolvimento
viii.
Conclusões
ix.
Questões de forma
x.
Veículos de publicação
xi.
Revisão Externa
xii.
Qualis
xiii.
Apresentação
h. Ética [2
horas-aula]
i.
Experimentos
ii.
Submissão e publicação de artigos
iii.
Direitos autorais
5. Metodologia:
6. Aulas
expositivas
7. Apresentação
de seminários e debate
8. Oficina de
artigos científicos
Anexo I
1) Paralelo graduação e mestrado/doutorado (pós-graduação)
a. Objetivo
i. graduação = aprendizado, se estuda o que é conhecido e bem definido
1. estuda-se frameworks existentes, modelos existentes e consolidados, algoritmos e linguagens de programação conhecidos
ii. pós-graduação se faz ciência, inventa-se coisas novas
1. inventa-se novos frameworks, modelos, algoritmos, técnicas ou
2. melhora-se abordagens existentes
b. O que muda (diferença de tese e monografia de TCC)
2) Cronograma de mestrado/doutorado
a. Disciplinas
b. Publicação de artigo / resultados (requisitos para defesa): demora para focar no tema, estudo dos trabalhos relacionados, elaboração de um método inédito e publicação e aceitação do resultado,
c. Dissertação - escrita
d. Importância de começar a tese já no primeiro ano: conhecer os pesquisadores da área, os grupos fortes no mundo na sua área de pesquisa, os professores mais conhecidos no mundo na área
e. Importância do inglês
3) Como encontrar os maiores pesquisadores da área
a. Busca pelas palavras chave no google
b. DBLP (co-autorias, trabalho conjunto)
c. Acesso aos artigos – na UFSC e fora da UFSC
d. Documentar os artigos lidos (resumos)
4) Impacto da pesquisa
a. H-index
b. Qualis CAPES – avaliação dos cursos e dos pesquisadores
c. Melhores eventos / revistas
i. IEEE, ACM, Springer
d. Citações no currículo lattes
e. CTD – concurso de teses e dissertações da SBC
5) Tarefas:
a. Discutir com o orientador o seu tema de pesquisa no mestrado/doutorado: o problema
b. Definir uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado defendida a ser lida