Sem aula (pressupõe auto-estudo, exceto nos feriados) | Ultima atualizaç | ||||||||||||||||||
Avaliações | |||||||||||||||||||
Exemplos novos da 5a. Edição | |||||||||||||||||||
AEX = Aula expositiva | |||||||||||||||||||
Lab = Aula prática em laboratório | |||||||||||||||||||
Data | Turma | Aula (sala) |
Assunto | Páginas (4a. Edição) |
Páginas (5a. Edição) |
Exercícios
(5a.edição) |
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SEG | 30/jul/18 | 03208A
(10:10) 03208C (15:10) |
Sem aula: falta de pre-requisito para laboratório | ||||||||||||||||
TER | 31/jul/18 | todas (10:10) | AEX
1 (EEL 004) |
Visão geral de organização de um computador: Abstrações. Tecnologias para fabricação de memórias e processadores. Entrada e saída. | 3 a 26 | 3 a 26 | |||||||||||||
TER | 31/jul/18 | 06235 (13:30) | Sem aula: falta de pre-requisito para laboratório | ||||||||||||||||
QUI | 02/ago/18 | todas (10:10) | AEX
2 (EEL 004) |
Introdução à programação de sistemas: Representações de código. Cadeias de ferramentas (compilador, montador, ligador, carregador, simulador, depurador). A noção de programmer's view (PV) e a noção de assembly como formato intermediário para geração de código. | B3
a B10 139 a 141 |
A1
a A9 123 a 126 |
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SEG | 06/ago/18 | 03208A
(10:10) 03208C (15:10) |
Lab 1 (INE 101) |
Ferramentas para programação de sistemas: Familiarização com o simulador MARS | B40 a B43 | A40 a A43 | |||||||||||||
TER | 07/ago/18 | todas (10:10) | AEX
3 (EEL 004) |
Conjunto de instruções: Registradores de uso geral, memória, instruções aritméticas inteiras (add, sub, addi) instruções load e store (lw, sw) | 76
a 87, 94 a 101 |
62 a 73 | 2.7, 2.9,
2.12, 2.14, 2.15, 2.17, 2.18 |
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TER | 07/ago/18 | 06235 (13:30) | Lab 1 (INE 101) |
Ferramentas para programação de sistemas: Familiarização com o simulador MARS | B40 a B43 | A40 a A43 | |||||||||||||
QUI | 09/ago/18 | todas (10:10) | AEX
4 (EEL 004) |
Conjunto de instruções: Instruções lógicas (srl, sll, and, andi, or, ori, nor), comparações sinalizadas e não-sinalizadas (slt, slti, sltu, sltui) , desvios condicionais (beq, bne) incondicionais (j) | 102 a 112 | 87 a 96 | 2.19, 2.21, 2.22, 2.24, 2.25, 2.26, | ||||||||||||
SEG | 13/ago/18 | 03208A
(10:10) 03208C (15:10) |
Sem aula: falta de pre-requisito para laboratório | ||||||||||||||||
TER | 14/ago/18 | todas (10:10) | AEX
5 (EEL 004) |
Conjunto de instruções: Instruções para suporte a subprogramas (jal, jr). | 112 a 118 | 96 a 102 | 2.31, 2.34 | ||||||||||||
TER | 14/ago/18 | 06235 (13:30) | Sem aula: falta de pre-requisito para laboratório | ||||||||||||||||
QUI | 16/ago/18 | todas (10:10) | AEX
6 (EEL 004) |
Conjunto de instruções: Instruções de suporte para texto (lb, sb, lh, sh), suporte a variáveis sinalizadas e não-sinalizadas (lbu, lhu), suporte a constantes grandes (lui), modos de endereçamento | 122 a 136 | 106 a 120 | 2.39, 2.40, 2.41, 2.42 | ||||||||||||
SEG | 20/ago/18 | 03208A
(10:10) 03208C (15:10) |
Lab 2 (INE 101) |
Conjunto de
instruções:
Exercícios sobre código condicional: if-then-else e switch-case (jump address table) |
111 | 95 | |||||||||||||
TER | 21/ago/18 | todas (10:10) | AEX
7 (EEL 004) |
Conjunto de instruções: Exemplo real de instruções ARM e x86. | 161 a 173 | 145 a 159 | |||||||||||||
TER | 21/ago/18 | 06235 (13:30) | Lab
2 (INE 101) |
Conjunto
de instruções:
Exercícios sobre código condicional: if-then-else e switch-case (jump address table) |
111 | 95 | |||||||||||||
QUI | 23/ago/18 | todas (10:10) | AEX
8 (EEL 004) |
Conjunto de instruções: Overflow aritmético e suporte para sua desabilitação (addu, addiu, subu). Instruções de multiplicação e divisão inteira sinalizadas (mult, div) ou não (multu, divu). Instruções para sincronização (ll, sc) de programas paralelos. | 87
a 93, 109 a 110, 224 a 227, 243; 137 a 139 |
73
a 78, 93 a 96, 178 a 181, 195, 121 a 123 |
2.43 | ||||||||||||
SEG | 27/ago/18 | 03208A
(10:10) 03208C (15:10) |
Lab 3 (INE 101) |
Conjunto de instruções: Exercícios sobre laços | 107 a 109 | 92 a 95 | |||||||||||||
TER | 28/ago/18 | todas (10:10) | AEX
9 (EEL 004) |
Aceleração: exemplo real de exploração de subword parallelism (instruções vetoriais aplicadas à multiplicação de matrizes) | (não coberto) | 215
a 217, 222 a 228 |
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TER | 28/ago/18 | 06235 (13:30) | Lab
3 (INE 101) |
Conjunto de instruções: Exercícios sobre laços | 107 a 109 | 92 a 95 | |||||||||||||
QUI | 30/ago/18 | todas (10:10) | Avaliação (EEL 004) |
P1 | |||||||||||||||
SEG | 03/set/18 | 03208A
(10:10) 03208C (15:10) |
Sem aula de laboratório: Revisão de P1 | ||||||||||||||||
TER | 04/set/18 | todas (10:10) | AEX
10 (EEL 004) |
Avaliação de desempenho: Métricas e cálculo de desempenho. | 26 a 43 | 28 a 45 | 1.5, 1.7 | ||||||||||||
TER | 04/set/18 | 06235 (13:30) | Sem aula de laboratório: Revisão de P1 | ||||||||||||||||
QUI | 06/set/18 | todas (10:10) | AEX
11 (EEL 004) |
Avaliação de desempenho: Benchmarks SPEC CPU and SPEC Power. Exemplos reais de desempenho e eficiência energética de computadores contemporâneos. Métrica alternativa de desempenho: MIPS | 48 a 55 | 46 a 53 | 1.8, 1.13 | ||||||||||||
SEG | 10/set/18 | 03208A
(10:10) 03208C (15:10) |
Sem aula: sincronização das aulas de laboratório | ||||||||||||||||
TER | 11/set/18 | todas (10:10) | AEX
12 (EEL 004) |
Ferramentas
de programação do sistema: montadores (labels, diretivas,
macros, pseudo-instruções) Modelo de programação do sistema (PV do MIPS): Uso de memória: segmentos de dados, de código e pilha. |
118
a 121, 139 a 142, B10 a B17, B20 a B22 |
102
a 105, 123 a 126, A10 a A17, A20 a A22 |
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TER | 11/set/18 | 06235 (13:30) | Sem aula: sincronização das aulas de laboratório | ||||||||||||||||
QUI | 13/set/18 | todas (10:10) | AEX
13 (EEL 004) |
Ferramentas de programação do sistema: Ligadores e carregadores. | 142 a 147, B18 a B19 | 127
a 131, A18 a A19 |
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SEG | 17/set/18 | 03208A
(10:10) 03208C (15:10) |
Lab 4 (INE 101) | Subprogramação: Exercício sobre arranjos e ponteiros. | 157 a 161 | 141 a 145 | |||||||||||||
TER | 18/set/18 | todas (10:10) | AEX
14 (EEL 004) |
Exceções
e interrupções: registradores de controle. Noções básicas sobre tratamento de exceções. |
B33 a B37 | A33 a A37 | |||||||||||||
TER | 18/set/18 | 06235 (13:30) | Lab 4 (INE 101) | Subprogramação: Exercício sobre arranjos e ponteiros. | 157 a 161 | 141 a 145 | |||||||||||||
QUI | 20/set/18 | todas (10:10) | AEX
15 (EEL 004) |
Aceleração: Pipeline (funcionamento, hazards estruturais e de dados) | 330 a 339 | 271 a 281 | 4.8.1, 4.8.2, 4.9, 4.10.1, 4.10.2, 4.10.3 | ||||||||||||
SEG | 24/set/18 | 03208A
(10:10) 03208C (15:10) |
Lab 5 (INE 101) |
Subprogramação: Exercício sobre swapping e ordenação de arranjos. | 149 a 155 | 132 a 139 | |||||||||||||
TER | 25/set/18 | todas (10:10) | AEX 16 (EEL 004) |
Aceleração: Pipeline (hazards de controle); datapath com pipeline (execução e controle de instruções). | 339 a 363 | 271 a 304 | 4.11 | ||||||||||||
Aceleração: Pipeline avançado: previsão de desvios | 380 a 381 | 321 a 322 | 4.15.1, 4.15.2, 4.15.3 | ||||||||||||||||
TER | 25/set/18 | 06235 (13:30) | Lab
5 (INE 101) |
Subprogramação: Exercício sobre swapping e ordenação de arranjos. | 149 a 155 | 132 a 139 | |||||||||||||
QUI | 27/set/18 | todas (10:10) | Avaliação (EEL 004) |
P2 | |||||||||||||||
todas (10:10) | (*) Auto-estudo opcional |
Efeitos do pipeline na linguagem de montagem: Desvios com atraso ("delayed branches). Otimizações para preencher o "delay slot". | 381-382 | 322 a 323 | Estudo dirigido | ||||||||||||||
SEG | 01/out/18 | 03208A
(10:10) 03208C (15:10) |
Sem aula de laboratório: Revisão de P2 | ||||||||||||||||
TER | 02/out/18 | todas (10:10) | AEX
17 (EEL 004) |
Aceleração: Pipeline avançado: ILP, speculation, multiple-issue | 391 a 398 | 332 a 339 | 4.18 | ||||||||||||
TER | 02/out/18 | 06235 (13:30) | Sem aula de laboratório: Revisão de P2 | ||||||||||||||||
QUI | 04/out/18 | todas (10:10) | AEX
18 (EEL 004) |
Aceleração: Pipeline avançado (dynamic-multiple issue); exemplo real (Intel Core i7 e ARM A8). | 397 a 403, (não coberto) |
339 a 344 344 a 351 |
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SEG | 08/out/18 | 03208A
(10:10) 03208C (15:10) |
Lab 6 (INE 101) |
Exceções e interrupções: Implementação de um tratador de exceções | B33 a B37 | A33 a A37 | |||||||||||||
TER | 09/out/18 | todas (10:10) | AEX 19 (EEL 004) |
Aceleração: Exemplo real de exploração de ILP (loop unrolling aplicado à multiplicação de matrizes) | (não coberto) | 351 a 354 | |||||||||||||
TER | 09/out/18 | 06235 (13:30) | Lab
6 (INE 101) |
Exceções e interrupções: Implementação de um tratador de exceções | B33 a B37 | A33 a A37 | |||||||||||||
QUI | 11/out/18 | todas (10:10) | AEX 20 (EEL 004) |
Programação de sistemas: Noções básicas de compiladores-otimizadores. | 156 | 140 | |||||||||||||
SEG | 15/out/18 | 03208A
(10:10) 03208C (15:10) |
Sem aula: laboratório alocado ao SECCOM | ||||||||||||||||
TER | 16/out/18 | todas (10:10) | AEX
21 (EEL 004) |
Memória: Cache (localidade, mapeamento direto) | 452 a 463 | 374 a 390 | 5.1, 5.2.1 a 5.2.4 | ||||||||||||
TER | 16/out/18 | 06235 (13:30) | Sem aula: laboratório alocado ao SECCOM | ||||||||||||||||
QUI | 18/out/18 | todas (10:10) | AEX
22 (EEL 004) |
Memória: Cache (mapeamento direto com blocos multi-palavra) | 463 a 470 | 390 a 398 | 5.3 | ||||||||||||
SEG | 22/out/18 | 03208A
(10:10) 03208C (15:10) |
Sem aula: falta de pre-requisito para laboratório | ||||||||||||||||
TER | 23/out/18 | todas (10:10) | AEX
23 (EEL 004) |
Memória: Cache (desempenho, associatividade) | 475 a 487 | 398 a 409 | 5.6 | ||||||||||||
TER | 23/out/18 | 06235 (13:30) | Sem aula: falta de pre-requisito para laboratório | ||||||||||||||||
QUI | 25/out/18 | todas (10:10) | AEX
24 (EEL 004) |
Memória: Cache (múltiplos níveis) | 488 a 490 | 410 a 413 | |||||||||||||
SEG | 29/out/18 | 03208A
(10:10) 03208C (15:10) |
Lab 7 (INE 101) |
Memória: impacto da cache no desempenho | 452 a 463,
463 a 470, 475 a 487 |
374 a 390, 390 a
398, 398 a 409 |
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TER | 30/out/18 | todas (10:10) | AEX 25 (EEL 004) |
Memória: Cache (coerência ) | 534 a 538 | 466 a 470 | 5.17 | ||||||||||||
TER | 30/out/18 | 06235 (13:30) | Lab
7 (INE 101) |
Memória: impacto da cache no desempenho | 452
a 463, 463 a 470, 475 a 487 |
374
a 390, 390 a 398, 398 a 409 |
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QUI | 01/nov/18 | todas (10:10) | Avaliação (EEL 004) |
P3 | |||||||||||||||
SEG | 05/nov/18 | 03208A
(10:10) 03208C (15:10) |
Sem aula de laboratório: preparação para PS e REC | ||||||||||||||||
TER | 06/nov/18 | todas (10:10) | Sem aula: professor afastado (evento internacional) | ||||||||||||||||
TER | 06/nov/18 | 06235 (13:30) | Sem aula de laboratório: preparação para PS e REC | ||||||||||||||||
QUI | 08/nov/18 | todas (10:10) | Sem aula: professor afastado (evento internacional) | ||||||||||||||||
SEG | 12/nov/18 | 03208A
(10:10) 03208C (15:10) |
Sem aula de laboratório: Revisão de P3 | ||||||||||||||||
TER | 13/nov/18 | todas (10:10) | AEX (EEL 004) |
Aceleração: Exemplo real de otimização de software (cache blocking aplicada à multiplicação de matrizes) | (não coberto) | 413
a 416, 475 a 477 |
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TER | 13/nov/18 | 06235 (13:30) | Sem aula de laboratório: Revisão de P3 | ||||||||||||||||
QUI | 15/nov/18 | todas (10:10) | Sem aula: feriado nacional | ||||||||||||||||
SEG | 19/nov/18 | 03208A
(10:10) 03208C (15:10) |
Sem aula de laboratório: preparação para REC | ||||||||||||||||
TER | 20/nov/18 | todas (10:10) | AEX (EEL 004) |
Memória: Noções de memória virtual e TLB | 492 a 503 | 427 a 439 | 5.11.1, 5.11.2, 5.11.4 | ||||||||||||
TER | 20/nov/18 | 06235 (13:30) | Sem aula de laboratório: preparação para REC | ||||||||||||||||
QUI | 22/nov/18 | todas (10:10) | Avaliação (EEL 004) |
PS | |||||||||||||||
SEG | 26/nov/18 | 03208A
(10:10) 03208C (15:10) |
Sem aula de laboratório: preparação para REC | ||||||||||||||||
TER | 27/nov/18 | todas (10:10) | Avaliação (EEL 004) |
REC | |||||||||||||||
TER | 27/nov/18 | 06235 (13:30) | Sem aula de laboratório | ||||||||||||||||
QUI | 29/nov/18 | todas (10:10) | Sem aula: Revisão de REC | ||||||||||||||||