UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO TECNOLÓGICO
DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E DE ESTATÍSTICA
PLANO DE ENSINO
Código: INE 5352 Semestre: 99.2
Nome: Tópicos Especiais em Arquitetura de Computadores II:
"Pipelining em processadores RISC e super-escalares"
Horas/Aula: 36 Teóricas: 36 Práticas: 0 Total: 36
Requisito: Ter cursado a disciplina INE 5366 – Arquitetura de Computadores I
Professor: Luiz Cláudio V. dos Santos
2.1.Gerais
2.2.Específicos
Princípios quantitativos no projeto de sistemas de computação. Freqüência no uso de instruções. Noções de "pipelining" e técnicas para aumentar o desempenho reduzindo "hazards". Mecanismos de hardware e técnicas de software para utilizar o paralelismo de instruções. A interface entre a arquitetura e o compilador. Arquiteturas RISC e super-escalares.
A disciplina será ministrada com aulas expositivas, complementada pela leituras de textos.
Tópicos |
Horas |
1. Revisão de desempenho em computadores. Medida de desempenho. Programas para avaliar desempenho ("benchmarks"). Comparação de desempenho. Princípios quantitativos no projeto de sistemas de computação. |
4h |
2. Arquitetura do conjunto de instruções. Classificação. Freqüência de uso de modos de endereçamento. Freqüência no uso de instruções. Freqüência do tamanho de operandos. Aspectos da codificação do conjunto de instruções. Revisão do papel do compilador. Introdução de um exemplo típico de arquitetura contemporânea. |
4h |
3. Pipelining. O conceito de pipeline de instruções. Um exemplo básico de pipeline. Redutores de desempenho do pipeline: "hazards". Hazards de dados. Hazards de controle. Dificuldades de implementação de um pipeline. Pipelining the operações multi-ciclo. Relação entre conjunto de instruções e o pipeline. Exemplo real: o pipeline do MIPS R4000. |
12h |
4. Paralelismo de instruções. O conceito de "instruction-level parallelism" (ILP). Eliminação de hazards de dados com escalonamento dinâmico. Reduzindo as penalidades com hazards de controle. Noções de arquiteturas super-escalares e VLIW ("very long instruction word"). Suporte no compilador para exploração de paralelismo. Suporte em hardware para extrair paralelismo. Execução especulativa. Exemplo real: exploração de paralelismo no PowerPC 620. |
12h |
Horas de aula |
32 |
Horas dedicadas a avaliação de aprendizagem |
04 |
Total |
36 |
A avaliação de aprendizagem consiste de duas "provas-trabalho" regulares (P1 e P2). Cada prova consiste de duas partes: uma parte conceitual a ser resolvida em sala de aula (sem consulta) e uma parte de exercícios, que o aluno deverá resolver em casa (com consulta) e cuja resolução deverá ser entregue ao professor no prazo máximo de 24 horas. Ao(À) aluno(a) que não obtiver média para aprovação nas duas primeiras provas será oferecida uma prova de recuperação (P3) cuja solução será em sala de aula (sem consulta).
Tópicos Avaliados: Forma .
1, 2 e parte do item 3 Prova 1 (P1)
4 e restante do item 3 Prova 2 (P2)
Todos os itens Prova 3 (P3)
6.2 Critério de aprovação
A nota final é calculada dependendo da média aritmética simples das notas obtidas nas duas primeiras provas, assim obtida: MF = (P1 + P2)/2.
6.2 Recuperação de provas perdidas
Se o(a) aluno(a) faltar a alguma das duas primeiras provas por motivo justificável, devidamente comprovado, deverá requerer junto ao Departamento, no prazo de 48 horas, a autorização para recuperar a prova. Decorrido o prazo sem qualquer requerimento, será atribuída nota zero. Se a justificativa for julgada procedente pelo Departamento, o(a) aluno(a) fica automaticamente convocado(a) a fazer a prova P3. Neste caso, será atribuída à prova(s) perdida(s) a mesma nota obtida em P3. A nota final é calculada como a média aritmética simples das duas maiores notas obtidas nas três provas.
Livro-texto:
[2] John L. Hennessy and David A. Patterson, "Computer Architecture: A Quantitative Approach", 2nd edition, Morgan Kaufmann Publishers, San Francisco, California, 1996. (ISBN 1-55860-372-7)
Leitura complementar:
[1] David A. Patterson and John L. Hennessy, "Computer Organization and Design: The Hardware/Software Interface", 2nd edition, Morgan Kaufmann Publishers, San Francisco, California, USA, 1998. (ISBN 1-55860-491-X)
8. OBSERVAÇÕES:
Data das provas: Ficam designadas as provas para as seguintes datas e horários:
P1: Terça-feira, dia 05-10-99, das 10h10 às11h50
P2: Terça-feira, dia 07-12-99, das 10h10 às11h50
P3: Terça-feira, dia 14-12-99, das 10h10 às11h50