Modelagem Orientada a Objetos
|
||
Para
capacitar-se como desenvolvedor de software orientado a objetos com
habilidade de desenvolver projeto de software – e não apenas código – quatro
competências são necessárias: • Conhecer os conceitos referentes à
modelagem: é preciso ter claro por que e para que modelar. Isso envolve desde
noções de Engenharia de Software, do paradigma de orientação a objetos, até a
obtenção de clareza da utilidade da modelagem em um processo de
desenvolvimento, bem como dos requisitos para uma modelagem bem sucedida; • Conhecer uma linguagem de modelagem: atualmente,
o padrão internacionalmente adotado para modelagem orientada a objetos é UML
– especificamente, a segunda versão. É preciso conhecer seus treze tipos de
diagramas, isto é, seus elementos sintáticos e sua aplicabilidade em um
processo de modelagem; • Saber que passos seguir: o
desenvolvimento de software – e a modelagem como parte do processo – consiste
em uma sucessão de esforços que, gradualmente constroem uma solução para um
problema inicialmente definido. Modelar demanda seguir um caminho lógico de
construção da especificação; • Avaliar o que for produzido: é essencial
ter a capacidade de buscar inconsistências na especificação: que tipos de
inconsistências devem ser procurados, onde, como, quando. Além disso,
especificações de projeto podem apresentar imperfeições que não caracterizam
inconsistência. Avaliar o que foi produzido inclui a busca da maximização da
qualidade do processo de desenvolvimento, isto é, buscar as alternativas que
privilegiem a qualidade da especificação. O
livro “UML 2
em modelagem orientada a objetos” é voltado principalmente aos
dois primeiros aspectos e o livro “Como modelar com UML 2”, aos
dois últimos. Os dois livros compõem um curso completo de modelagem orientada
a objetos com UML. “UML 2
em modelagem orientada a objetos” é indicado a quem já adota uma metodologia
de modelagem e deseja conhecer a segunda versão de UML e usá-la nesse
contexto. “Como modelar com UML 2”
é indicado para quem deseja conhecer um processo de modelagem, baseado nessa
linguagem. Conheça
mais detalhes acessando a página web de cada um. |