Curso de análise e projeto de sistemas (modelagem orientada a objetos)

Apresentação

Módulos / Download

Planos

Videoaulas

Curso conceitual

Videoaulas

Prática de modelagem

Livros-texto

Autor

 

O material aqui disponibilizado corresponde a um curso de análise e projeto de sistemas, focado em modelagem orientada a objetos com a segunda versão da linguagem UML. É usado atualmente nas disciplinas dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e em Sistemas de Informação, da Universidade Federal de Santa Catarina, onde o autor atua.

 

O material é voltado a quem deseja aprender ou ensinar modelagem OO com UML, estudantes, professores, profissionais. Professores poderão usá-lo em cursos de graduação ou pós-graduação – com a devida referência.

 

Estão disponíveis os vídeos e os slides de 25 aulas, com livre acesso, e links para os dois livros-texto. A partir de 2019 também estão disponíveis videoaulas de prática de modelagem, correspondentes ao desenvolvimento de um exemplo. As versões de modelagem produzidas ao longo das aulas práticas também estão disponíveis.

 

O curso é baseado em um conjunto de princípios. Primeiro, de produzir modelagem essencialmente diagramática, fugindo tanto quanto possível de descrição textual. Segundo, de explorar ao máximo a expressividade da segunda versão da linguagem UML, padrão internacionalmente adotado. Terceiro, de ter a preocupação de chegar ao código, isto é, simplesmente produzir diagramas sem o compromisso com um programa que opere adequadamente é considerado inadequado.

                                                                                                                                                                                                             

O curso aborda quatro questões fundamentais:

1 – Noções básicas de modelagem para tornar claro o que é modelagem orientada a objetos e, principalmente, para que modelar;

2 – Apresentação da linguagem UML, versão 2;

3 – Etapas do procedimento de modelagem (o que inclui uma etapa de implementação);

4 – avaliação de consistência e de qualidade do que é produzido ao longo das etapas.

 

Agora com possibilidade de certificação pela UFSC (curso on-line, gratuito)