8.6. Bloqueios na Escrita

  • Obstáculo a livre expressão das idéias na escrita, prejudicando a capacidade de escrita de algumas pessoas. 
  • Tipos:

* Experiências passadas: Traumas ocasionados por professores ou pessoas que criticavam muito e intimidavam a pessoa alvo. Ter sido alvo de críticas anônimas excessivas e agressivas no início da carreira.

* Pretensões excessivas e perfeccionismo: O bloqueio decorre da dúvida do escritor a respeito de sua capcidade de escrever. Além disso, esse escritor  alimenta pretensões excessivas de sua originalidade e importância em relação a  projetos de trabalhos vagamente concebidos.

* Ansiedade de escrever: O medo de escrever está relacionado ao medo de ser  julgado. Disso decorre um comportamento evasivo que pode dar origem,  inclusive, à incapacidade física de escrever.

* Cognições: Aquilo que o indivíduo diz sobre si próprio contribui para a  dificuldade de escrever. Preocupa-se em comparar-se aos outros e teme perder a  estima dos colegas. Deve usar um discurso mais positivo, incluindo frases do tipo:  "não vou parar e não vou julgar agora.".

* Revisão prematura: Um dos fatores que bloqueiam a escrita, decorrente das cognições.

  • Como bloquear? Treinar as pessoas a preparar seus artigos com mais eficiência.
  • Como ganhar impulso: através do uso da escrita livre, que consiste em escrever imediatamente tudo o que vem  a cabeça. 
  • Como conservar o impulso: pressões externas - metas de trabalho, prazos - bem definidos. Deve-se, no entanto, substituir  o hábito de escrever apressadamente com um prazo apertado pela prática de fazê-lo num rítmo  mais moderado mas regular. Isso faz com que o escritor tenha que escrever qualquer que seja seu estado de espírito, quer esteja inspirado ou não. 
  • Organização: A criação literária parece depender mais de esforço e organização, visando arranjar tempo para isso. 
  • Outros fatores que desestimulam e bloqueiam:

* Altos índices de rejeição de trabalhos submetidos à apreciação para publicação.

* Medo de não aceitação.

* Ansiedade decorrente da longa espera pelo aparecer das revistas.

* O número limitado de leitores.

* Fatores administrativos e de ensino que colocam obstáculo à escrita.

* Pouco reconhecimento concedido ao autor.

* Número cada vez maior de trabalhos publicados exigidos para progressão na carreira.

* Aumento do tamanho mínimo de texto exigido como artigo para fim de publicação.

* Críticas injustas sofridas por autores ao submeterem seus trabalhos para fim de publicação.

* Regras rígidas de escrita.

* Planos inflexíveis.

* Falta de hábito: quanto mais tempo um estudioso fica sem publicar, mais difícil lhe será recomeçar.

* O indivíduo dá menos prioridade à atividade de escrever do que a outras.

* Estratégia pessoal de escrever para publicação apenas quando tiverem mais segurança e urgência em relação às questões abordadas.

* Escrever é uma atividade inerentemente difícil: complexa, exige muito do indivíduo, fatores externos desestimulantes.

* Deficiências de formação: Uma melhor formação poderia ser um fator facilitador da  atividade de escrever. A prática de redigir é algo que se desenvolve normalmente,  praticamente sem auxílio externo. O resultado são trabalhos apresentados de forma extraordinariamente ingênua.
           Resultado: necessidade de aprendizado e treinamento na arte da escrita.

* Inibições diversas.

* Desejo de publicação apenas em revistas ou congressos de primeira linha.

                                                                                                                                     

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