* Experiências passadas: Traumas ocasionados por
professores ou pessoas que criticavam muito e intimidavam a pessoa alvo. Ter sido alvo de
críticas anônimas excessivas e agressivas no início da carreira.
* Pretensões excessivas e perfeccionismo: O
bloqueio decorre da dúvida do escritor a respeito de sua capcidade de escrever. Além
disso, esse escritor alimenta pretensões excessivas de sua originalidade e
importância em relação a projetos de trabalhos vagamente concebidos.
* Ansiedade de escrever: O medo de escrever está
relacionado ao medo de ser julgado. Disso decorre um comportamento evasivo que
pode dar origem, inclusive, à incapacidade física de escrever.
* Cognições: Aquilo que o indivíduo diz sobre si
próprio contribui para a dificuldade de escrever. Preocupa-se em comparar-se aos
outros e teme perder a estima dos colegas. Deve usar um discurso mais positivo,
incluindo frases do tipo: "não vou parar e não vou julgar agora.".
* Revisão prematura: Um dos fatores que bloqueiam a
escrita, decorrente das cognições.
* Altos índices de rejeição de trabalhos
submetidos à apreciação para publicação.
* Medo de não aceitação.
* Ansiedade decorrente da longa espera pelo aparecer
das revistas.
* O número limitado de leitores.
* Fatores administrativos e de ensino que colocam
obstáculo à escrita.
* Pouco reconhecimento concedido ao autor.
* Número cada vez maior de trabalhos publicados
exigidos para progressão na carreira.
* Aumento do tamanho mínimo de texto exigido como
artigo para fim de publicação.
* Críticas injustas sofridas por autores ao
submeterem seus trabalhos para fim de publicação.
* Regras rígidas de escrita.
* Planos inflexíveis.
* Falta de hábito: quanto mais tempo um estudioso
fica sem publicar, mais difícil lhe será recomeçar.
* O indivíduo dá menos prioridade à atividade de
escrever do que a outras.
* Estratégia pessoal de escrever para publicação
apenas quando tiverem mais segurança e urgência em relação às questões abordadas.
* Escrever é uma atividade inerentemente difícil:
complexa, exige muito do indivíduo, fatores externos desestimulantes.
* Deficiências de formação: Uma melhor formação
poderia ser um fator facilitador da atividade de escrever. A prática de redigir é
algo que se desenvolve normalmente, praticamente sem auxílio externo. O resultado
são trabalhos apresentados de forma extraordinariamente ingênua.
Resultado: necessidade
de aprendizado e treinamento na arte da escrita.
* Inibições diversas.
* Desejo de publicação apenas em revistas ou
congressos de primeira linha.