7.7. Figuras e Tabelas

            O que é uma figura? Objetivo?

  • Definição e títulos
        •                        exemplo

                                                        Figura 1 - Título
                                                        Tabela 1 - Título

  • Referência: A Figura 1 .....    A Tabela 1 .....  Referências a figuras/tabelas devem vir com letra inical maiúscula.
  • Se a figura/tabela foi emprestada ou adaptada de outra obra, quando permitido, referenciar diretamente no título da figura, entre parênteses, ou referenciar no texto que cita a figura.
  • Uma figura/tabela deve ser usada para apresentação mais rápida clara e mais exata de informações em relação à mesma informação escrita. 
  • No entanto, uma figura, por mais autoexplicativa que seja, demanda explanações e explicações adicionais no texto, ligando e conctando-a com o assunto em pauta. 
  • Figuras e tabelas devem ter um uso funcional: devem ajudar ao leitor a compreender o assunto ilustrado e nunca ser incluidas apenas para enfeirar o artigo. 
  • Tente manter um estilo e leiaute uniformes para cada tipo de ilustração; seja consistente quanto a pontos de formato e detalhes ao longo do trabalho. 
  • Numeração: comece de 1 e vá em frente. Tabelas e figuras têm numeração distinta, ambas começando em 1. 
  • Uma tabela/figura deve ser, na medida do possível, completa e autoexplicativa, de forma a não ser necessário recorrer ao texto para entender a ilustração. 
  • Todos os itens da figura/tabela deve apoiar ou amplificar ou exemplificar o texto e o texto pode (deve!) discutir, interpretar ou tirar conclusões da figura/tabela. 
  • O fato de ser autoexplicativa e fácil de entender não implica que o que se pretende ilustrar na figura/tabela deva ficar sem uma explanação adicional, conectando-se ao  texto segundo a sua intenção: ao colocar a ilustração explicar, exemplificar, usar para comparação,etc. 
  • É errado fazer referências do tipo: " Para maiores detalhes, vide figura 12 " pois isto transfere o leitor a tarefa de entender a figura e conectá-la ao assunto do texto. É usual indicar sua significância ao referenciá-las. De fato o erro é duplo: 
    • * Dá mais trabalho ao leitor.

      * Pode levar o leitor a fazer ilações que não eram imaginadas pelo autor, quebrando a unidade do trabalho feito. Pode levar o leitor a alguma confusão se a significância da ilustração no texto não é imediatamente evidente. Você sabe o que você quer que o leitor leia, então diga explicitamente.

  • Mantenha as ilustrações simples, eliminando material desnecessário que não contribui com nada para compreensão do assunto de acordo com a finalidade planejada para a ilustração. 
  • Numeração:

      * Figuras/tabelas em apêndices: a numeração segue o apêndice, cuja letra deve anteceder o número: Figura A-1, Tabela B-3.

      * Tabelas:

           . numeração pode ser com números ou algarismos romanos.
           . número e título podem ser colocados em cima da tabela (neste caso,  normalmente centralizados) ou embaixo da tabela (na forma usual de figuras).
             Ex.:  

                                                    Tabela II

                                       Título ................................     (não muito longo)

  • O título de uma ilustração deve ser conciso mas dizer ao leitor exatamente o que está sendo ilustrado  e, sempre que cabível, o que é para compreender da ilustração. Ou seja, deve ser significativo.  O leitor pode se interessar por uma ilustração ao ver o título dela numa lista de ilustrações. 
  • Colocar no texto:
    • * Uma figura/tabela deve ser colocada o mais próximo possível do texto que a referência, de preferência no topo da página.
      * Deve vir sempre após o local da primeira referência.

  • Tabelas - definição: meio conveniente de apresentar quantidades de informação relacionada de forma compactada. 
  • Figuras/tabelas: quebram a monotonia do texto escrito e ativam o lado direito do cérebro (da imaginação). 
  • Ao usar gráficos, desenhos, figuras e tabelas, não deixe de interpretá-los, conectando-os ao assunto em pauta. 
                                                                                                   

Índice  |  Principal   |  IEC Writing Center  |  Outros Writing Centers  |  IEC Home  |  ITA Home  |  Sobre