Plano de Ensino <Download>

1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: Semestre: 97.1

Código: INE 5108 Nome: Estatística e Probabilidade para Ciências Exatas

Horas/Aula: Teóricas: 54 Práticas: 0 Total: 54

Código(s) do(s) pré-requisito(s): MTM 5162

Prof.: Paulo Sergio S. Borges, Dr. Eng.

2. OBJETIVOS:

2.1 Geral: Ao final do semestre o aluno deverá conhecer os fundamentos da Teoria da Probabilidade, efetuar cálculos probabilísticos e estar capacitado a realizar inferência estatística com base em dados amostrais.

2.2 Específicos: 1. Solucionar problemas que envolvam fatores aleatórios empregando conceitos de probabilidade. 2. Descrever os principais modelos de distribuições discretas e contínuas e usá-los adequadamente. 3. Identificar o modelo de probabilidade adequado ao experimento aleatório. 4. Inferir parâmetros populacionais baseados em distribuições amostrais.

3. PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS: AEX=Aula Expositiva; LAB=Aula de laboratório; APR=Aula prática; OTR=Outros.

T Ó P I C O S

Proc. Didático

Horas

a. PROBABILIDADE: Modelo matemático: experimento aleatório, espaço amostral, eventos. Definições de probabilidade:clássica, axiomática e experimental Probabilidade condicional. Eventos independentes.

AEX

9

b. VARIÁVEL ALEATÓRIA E DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE: Definição de variável aleatória.Tipos de variáveis aleatórias. Distribuição de probabilidade. Valor esperado, moda e mediana de uma distribuição. Variância e desvio-padrão. Propriedades do valor esperado e da variância.

AEX

9

c. MODELOS TEÓRICOS DISCRETOS: Bernoulli. Binomial. Poisson.

AEX

6

d. MODELOS TEÓRICOS CONTÍNUOS: Uniforme.Normal. Aproximação da binomial pela normal. t-Student

AEX

9

e. ESTIMAÇÃO DE PARÂMETROS: Características de um estimador. Tipos de estimação. Estimação pontual para a média e proporção. Estimação intervalar para a média e proporção. Tamanho de amostra.

AEX

9

f. TESTES DE HIPÓTESES: Conceito. Testes de hipóteses para a média e proporção. Tipos de erros. Tamanho de amostra.

AEX

12

4. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:

Tópico Avaliado Forma Semana Provável
Itens a e b pelo menos 1 avaliação

Itens c e d pelo menos 1 avaliação

12ª

Itens e e f pelo menos 1 avaliação

17ª

5. SISTEMA DE AVALIAÇÃO

5.1 Critério para Aprovação: A média aritmétrica simples das notas das avaliações obrigatórias deverá ser superior a 6.0 (seis ponto zero).

5.2 Critério para arredondamento de notas e média final: Todas as notas, inclusive a média final, serão arredondadas para múltiplos exatos de 0.5 (meio ponto), usando o critério a seguir, onde [x] é a parte inteira na nota. Não haverá outros modos de arredondamento.

a) Se [x].25 nota [x].74 nota = [x].50;

b) Se [x].75 nota [x+1].24 nota = [x+1].00.

5.3 Forma da Recuperação: Ao final do semestre, os alunos que obtiverem média final (calculada conforme itens 5.1 e 5.2 acima) superior a 3.0 (três ponto zero) nas avaliações obrigatórias realizadas terão direito a realizar uma prova de recuperação, opcional, que abrangerá toda a matéria e substituirá a menor das três avaliações anteriores. Com esse resultado a nova média final será calculada, aplicando-se o mesmo método descrito em 5.1 e 5.2.

  1. - Ausência às avaliações: No caso de ausências justificadas, o aluno deverá cumprir os requisitos previstos pela UFSC para requerer nova atribuição de nota à avaliação não realizada. Caso deferido o pleito, a nota substitutiva será dada pela prova de recuperação, prevalecendo os critérios descritos nos itens 5.1, 5.2 e 5.3. Exemplo: 1a Av. = 8.0; 2a Av. = ausente; 3a Av. = 4.5; Rec. = 6.0. Notas para formação da média final: 8.0, 6.0 (para substituir ausência} e 6.0 (para substituir a menor nota, que foi 4.5).

Média Final: (Aprovado)

  1. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
  1. Em todas as avaliações será permitida a consulta de quaisquer materiais bibliográficos e anotações pessoais, assim como o emprego de computador portátil (notebook). O uso de calculadora científica é necessário no curso. Durante as avaliações, não será permitido o compartilhamento de calculadoras, livros, cadernos ou tabelas.
  2. Para garantir o aprendizado da matéria, o aluno deverá, necessariamente, tomar a iniciativa de procurar resolver exercícios sobre os assuntos tratados em aula, para isso utilizando a bibliografia indicada, ou eventuais recomendações do professor.
  3. Os alunos poderão dispor de horários de atendimento extra-classe, a serem combinados.
  4. O direito à revisão de prova está assegurado, no horário de atendimento, até 72 horas úteis (exceto aviso em contrário) após a data/hora de publicação dos resultados, que serão fixados no quadro ao lado da sala 204 do CTC (20 andar, corredor das salas dos professores do INE).
  5. Considerando-se que há apenas uma aula semanal, recomenda-se que os alunos consultem rotineiramente o quadro citado acima, para onde serão divulgados eventuais avisos.

7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Florianópolis, SC, 03.03.1997