Disciplina: Programação Evolucionária ¾ EP
Créditos: 3 Prof.: Paulo Sergio S. Borges, Dr.
Programa |
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1. Introdução (4 horas-aula)
a) Visão geral do curso: Apresentação
e discussão do conteúdo, objetivos, importância, limitações,
sistema de avaliação.
b) O que é Programação Evolucionária; Situação
da EP dentro da Computação Evolucionária (EC).
c) Resumo histórico e estado do desenvolvimento da pesquisa em EP;
Áreas de aplicação.
2. Conceitos e paradigmas básicos dos mecanismos evolucionários naturais (8 horas-aula)
a) Evolução Natural;
O paradigma Neo-Darwiniano.
b) Genótipos e Fenótipos; Otimização de comportamento.
c) Topografia adaptativa; Complexidade comportamental; Reprodução
e Seleção.
d) Críticas ao paradigma Neo-Darwiniano; Equilíbrios e Auto-organização.
e) Seminário: "O gene egoísta" e o alvo da evolução
natural.
3. Revisão e comparação dos modelos de Computação Evolucionária (18 horas-aula)
a) Algoritmos Genéticos ¾
GA (Holland).
b) Programação Evolucionária (Fogel).
c) Estratégias Evolutivas ¾ ES(Rechenberg
e Schwefel).
d) Dinâmica Evolucionária (Conrad, Galar e Ray).
e) Programação Genética ¾
GP(Koza).
f) Diferenças conceituais entre GA e EA (EP & ES).
g) Seminário: Uma aplicação de GA ¾
"The Two-Armed Bandit".
h) Seminário: Uma aplicação de EP ¾
"The Prisoner's Dilemma".
i) Seminário: Uma aplicação de GP ¾
a definir.
4. Análise Teórica e Empírica dos Algoritmos Evolucionários (6 horas-aula)
a) Detalhamento do algoritmo de EA.
b) Análise do EA como Cadeia de Markov.
c) Comparação entre os operadores "mutation" e
"crossover".
d) Auto-adaptação nos EA's.
e) Seminário: "A Comparison of Self-Adaptation Methods for
Finite State Machines in Dynamic Environments"
5. Tópicos correlatos à EP
5.1 Vida artificial ¾ AL.
5.2 Simulação Computacional: O jogo "Life", o sistema "Tierra", etc.
Consistirá na elaboração de um trabalho na forma de artigo considerado publicável (a critério do professor), a ser proposto pelo aluno, com prévia discussão e aprovação do tema.
Bibliografia