Home Pesquisa Ensino Contato

Odorico Machado Mendizabal

Professor adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, possui graduação em Engenharia de Computação pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2003), mestrado (2005) e doutorado (2016) em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos e Tolerância a Falhas, atuando principalmente nos seguintes temas: replicação, recuperação, verificação de modelos e teste de desempenho de software.

Curriculum vitae

Meu CV atualizado pode ser acessado pela Plataforma Lattes.

Pesquisa

Scalable Dependability Desenvolvimento de técnicas de replicação e recuperação escalável, visando a implementação de estratégias de execução paralela para SMR - State Machine Replication. Além disso, são desenvolvidas estratégias para otimização de registro de logs e checkpoint, de modo a acelerar a recuperção de réplicas do sistema.

Replicação como serviço Desenvolvimento de um ambiente de computação em nuvem para prover replicação como um serviço. Com o uso de uma API reduzida, pretende-se oferecer à programadores a possibilidade de anotaram quais funções de sua aplicação devem ser replicadas. O serviço disponibilizado torna a aplicação do cliente tolerante à falhas ao construir um serviço replicado, de forma transparente para o programador.

Ensino

2019

INE5602 Introdução à Informática

INE5605 Desenvolvimento de Sistemas Orientados a Objetos I

INE5201 Introdução à Ciência da Computação

INE5611 Sistemas Operacionais

INE5645 Programação Paralela e Distribuída

Contato

odorico.mendizabal@ufsc.br

Uinversidade Federal de Santa Catarina:

  • Prédio: CTC-INE
  • Sala: 411
  • Telefone: +55 48 3721 4702
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Centro Tecnológico (CTC)
Departamento de Informática e Estatística (INE)
Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Trindade, Cx.P. 476
88040-900 - Florianópolis - SC - Brasil