RExNet

Remote Experimentation Network

(Rede de Experimentação Remota)

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A RExNet é uma rede intercontinental de laboratórios com suporte de 10 instituições de educação superior (5 européias e 5 latino-americanas):

Universidade Técnica de Berlim - Berlim - Alemanha

Prof. Heinz-Hermann Erbe

Universidade de Bremen - Berlim - Alemanha

Prof. Dieter Müller

Universidade do Porto - Porto - Portugal

Prof. José Manuel Martins Ferreira

Instituto Politécnico do Porto - Porto - Portugal

Prof. Gustavo Ribeiro da Costa Alves

Universidade de Dundee - Dundee - Escócia

Prof. Nicolas Hine

Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - Brasil

Prof. João Bosco da Mota Alves

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - Brasil

Prof. Carlos Eduardo Pereira

Pontifícia Universidade Católica do Chile - Santiago - Chile

Prof. Luciano Eduardo Chiang Sánchez

Universidade Católica de Temuco - Temuco - Chile

Prof. Oriel Andrés Herrera Gamboa

Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey - Monterrey - México

Prof. Luís Enrique Sucar

Veja os horários nas cidades que hospedam as instituições da RExNet:

A idéia RExNet reflete o esfôrço das instituições consorciadas, com o apoio da União Européia, em promover o desenvolvimento de tecnologias que possam dar suporte ao compartilhamento de recursos a serem utizados tanto no ensino presencial quanto, e principalmente, no ensino a distância, e por instituições de ensino espalhadas pelo globo terrestre. Em outras palavras, é uma busca por tecnologias que possam promover a inclusão social em nosso planeta.

Como se pode observar, pelos fusos horários das cidades onde as intituições consorciadas se hospedam, há enormes distâncias a serem cobertas. E qualquer tecnologia desenvolvida com essa finalidade deve levar em conta esse fato. Outro requisito importante é que qualquer tecnologia para esse fim deve ser de baixo custo, uma vez que instituições que venham a utilizá-la no futuro possam ter acesso à mesma.

A RExNet, inicialmente formada pelas instituições citadas, deverá ser necessariamente ampliada. Uma das idéias discutidas é que é possível admitir-se mais instituições a compor a RExNet, desde que cada uma delas deverá disponibilizar pelo menos um experimento remoto com acesso gratuito. Assim, o número de experimentos remotos remotos poderá crescer por, pelo menos, em uma relação 1 para 1. Considerando, para efeito de estimativa, que o Brasil comporta mais de uma centena de instituições de ensino superior e, se uma parte das mesmas disponibilizar pelo menos um experimento remoto, e o mesmo acontecendo com instituições de outros países, é possível compor-se um conjunto de experimentos remotos capaz de dar suporte a atividade laboratorial de um curso completo de ensino superior, como Engenharia Elétrica, por exemplo.

Já é fato, para a comunidade educacional, que a experimentação remota é um importante suplemento à prática laboratorial presencial senão, como em cursos de ensino a distância, um substituto nada desprezível (aqui, experimentação remota sendo compreendida como a provisão de recursos destinados à execução de experimentos no mundo real).

É fato, também, que pesquisas sobre os aspectos econômicos, técnicos e pedagógicos, da experimentação remota são absolutamente relevantes. No entanto, a RExNet procurará levantar questões sobre (e buscar soluções para) os desafios agregados ao estabelecimento de uma rede ponto-a-ponto de laboratórios remotos.

Consideramos tal rede como um mecanismo construtivo para auxíliar estudantes no desenvolvimento de habilidade social e de trabalho, cujo valor agregado em um mundo globalizado é, também, fato. Além disso, compreendemos a importância da RExNet para a conscientização da cultura local e sua conseqüente divulgação.

Bem vindo à RExNet.