Laboratório de Experimentação Remota - Bas52Rem

Introdução

Na década de 80, a empresa norte-americana Intel Corporation criou um microcontrolador de 8 bits, o qual se tornaria o mais popular de todos os existentes do mercado, o 8051. Com este componente, procurava reduzir o tamanho do hardware necessário para o startup de um sistema baseado em um microcontrolador e o custo do mesmo. A Intel procurou embutir alguns recursos a mais neste microcontrolador, como por exemplo um canal de comunicação serial e temporizadores. Alguns de seus antecessores já dispunham destes recursos; no entanto, eram difíceis de se programar. Mesmo com a introdução do 8051, toda a programação era ainda tediosa e precisava ser bem documentada, visto que se tratava de uma linguagem de baixo nível, o que acarretava na dificuldade de obtenção de resultados rápidos nos protótipos de controle com o referido microcontrolador. Baseada nestas dificuldades, a Intel lançou um microcontrolador com uma linguagem embutida de fácil programação, o 8052-BASIC. A interatividade deste microcontrolador com o usuário foi possibilitada através de um interpretador de comandos embutido em sua EPROM interna de 8Kbytes e de um canal de comunicação serial, bastando ao usuário possuir um emulador de terminal para o BASIC-52. A programação passou a ser com os comandos clássicos do BASIC, tais como o INPUT, IF, GOTO, PRINT, GOSUB etc. Alguns comandos clones foram criados para explorar os recursos de hardware do microcontrolador.

Com o BASIC-52, qualquer computador que possua uma porta serial pode ser usado como sistema hospedeiro (host system) para se escrever, atualizar, executar, depurar e armazenar programas durante o desenvolvimento de um projeto. Quando o desenvolvimento estiver completo, o computador hospedeiro pode ser desconectado e o BASIC-52 irá rodar o programa automaticamente no bootup. Também é possível usar o BASIC-52 como um sistema de desenvolvimento para carregar e depurar programas montados (assembled) ou compilados. Como um membro da família 8051 de microcontroladores, o BASIC-52 utiliza uma arquitetura popular e padrão.

Hoje em dia, a linguagem BASIC interpretada esta bem esquecida e o maior foco de divulgação está na linguagem de programação C para microcontroladores. Procurando divulgar mais a linguagem BASIC para microcontroladores, que hoje é Freeware, acarretando um custo quase zero para se ter uma linguagem de programação de alto nível para o 8052, desenvolveu-se um Laboratório de Experimentação Remota (utilizando-se como recurso a Internet), de forma que os usuários, antes de migrarem para uma linguagem de alto nível para microcontroladores, conheçam e façam experimentos com a linguagem BASIC 52. Uma parceria de JAN AXELSON (autora de um livro do BASIC 52) com a UFSC foi promovida, de modo a divulgar ainda melhor o trabalho. Outra parceria foi estabelecida com a empresa WF AUTOMAÇÃO, a qual fabrica o SUPRABASIC (kit baseado no BASIC-52) e doou uma placa para desenvolvimento do projeto. Para mais informações sobre produtos para BASIC-51/52, veja o site da MDL.

Utilização

Para utilizar o Bas52Rem é necessário fazer o dowload do programa terminal/cliente, o qual permitirá a comunicação com o sistema. Por enquanto, o programa só está disponível em sua versão 1.0 para Windows 3.1X ou Windows 95 (se preferir, baixe a versão compactada).

ATENÇÃO : ao estabelecer conexão com o servidor, pressione a tecla de espaço.

Divirta-se com o BASIC 52 remoto. Ficaríamos gratos se você nos enviasse informações de como foi sua conexão.