Jorge Muniz Barreto
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Interesses Pessoais: Shivaismo
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Olhos de Shiva
A Natureza dos Deuses da Natureza
Somos todos irmãos dos deuses. Nossa sociedade materialista nos afastou do contato  com o divino. Atualmente julga-se ridículo dizer que o mundo é sagrado, a vida é sagrada, a natureza é sagrada. O conceito de sagrado evouliu com o tempo e hoje se restringe a uma concepção bem definida do que é um Deus.A única coisa que ainda preserva sua sacralidade, para a maioria das pessoas, é o deus criador - aquele que fica sentado no alto de sua nuvem, lançando raios sobre os que o desobedecem. Isto é o que a maioria das pessoas tem como deidade. Mas não uma grande maioria dos seres humanos que hoje vivem sobre o planeta Terra.
 Aqueles que assim pensam desse Deus, acreditam que este Deus é a resposta natural para a pergunta ”De onde veio o Universo?”. A esta pergunta corresponde a resposta “O Universo foi criado por Deus”. A seguir, pode-se fazer outras perguntas: “ Quem criou Deus”?, “ Que havia antes de Deus ser Criado?” e outras do mesmo calibre.
 
Provavelmente nnao foi assim que apareceu o conceito de Deus. Como não estávamos lá para ouvir o que pensavam os homens, só nos resta fazer conjecturas plausíveis, já que adotando atitude Shivaista, antes mesmo de explicá-la, não faremos apêlo a Verdades reveladas.
 
Há cerca de 14.000 anos (12.000AC) (daqui por diante designaremos AC antes de Cristo por E.A  Era Antiga.e DC depois de Cristo por E.V. Era Vulgar) (Pinsky, 2001) a Terra comoeçou a esquentar em regiões próximas ao Equador, rios caudalosos substituíram o gêlo. Seres humanos que até então viviam em cavernas, “se protegendo do frio”e que tinham a população limitada pela dificuldade de alimentos, puderam sair e buscar alimento for a destas cavernas. Rapidamente uma primeira especialização deve ter ocorrido, comprovada por desenhos rupestres em que os homens se dedicaram a caca e a pesca e as mulheres a buscar nas florestas que apareciam raízes e frutos comestíveis, guiadas inicialmente pelo instinto e cheiro daquilo que selecionavam para comer. Jogando for a pedaços não comidos, notaram que esses germinavam na Terra , dando uma nova planta. Foi o início da Agricultura e esta realmente floresceu próxima aos grandes rios. Até hoje se menciona a civilização nascida no Vale do Nilo, mesopotâmea, Vale do Indus e Ganges, sendo as primeiras as mais conhecidas por nós.
 
Em locais onde não havia rios que com suas enchentes fertilizassem a Terra, tais como na Ásia central, a agricultura não dominou  e sim a domesticacão de alguns animais que aproveitavam o leite, carne e peles. Como rapidamente se esgotavm as raízes e frutos de uma região, era necessário imigrações constantes e acredita=se então que naquela reginao do Globo, a organização familiar se torne diferente.
 
Enquanto que em uma população agrícola que favorecia o sedentalismo port ser necessário esperar a colheita e afrutificaçnao de árvores plantadas, favorecia o feminino em uma civilização nômade em que o trabalho era lidar com animais fortes favorecia a força bruta é normal que nessas civilizações os homens tivessem supremacia.
 
    Vendo tanto na Terra que fazia brotar plantas gerando a vida quanto observando mulheres que de seu interior saiam novos seres, o conceito da mulher associada a geradora da Vida, se estabeleceu. Comprovação disto vem das figuras de Deusas mães populares entre estas civilizações do Neolítico. Vejam nestas o Sagrado é aquele que Cria a Vida, isto é a Natureza e as Mães. Dai o forte desenvolvimento do respeito ao feminino das civilizações sedentárias. Associada a esta crença associou-se o Deus Natureza com seus símbolos. 
 
 Deusa Mãe Vale do Indus
 Deusa mãe, encontrada no Vale do Indus

E o Shivaismo?
Deve ser útil primeiramente  contextualizar com o pensamento oriental, que encerra uma filosofia estranha para  ocidentais, acostumados ao pensamento filosófico grego.
 Cerca de 7000 EA, no vale do rio Indus, onde hoje é a o atual Paquistão, desenvolveu-se uma civilização muito avançada, pouco conhecida no ocidente (catálogo de exposição Paquistão 1989){Museu89. Certamente teriam algum tipo de escrita pois ja se encontram carimbos, feitos de argila seca ao sol. Existe forte evidência que a organização destas sociedades era do tipo matriarcal e pacificos. Cabia às mulheres a agricultura e preparo da alimentação para a família. Ao homem cabia principalmene pescar. Progressivamente proveitando-se da fertilidade trazida pelas inundações do rio Indus, a população foi aumentado e o alimento armazenado em depositos.
Na região do Indus, se encontra um personagem hipotético representado no meio dos animais sentado em posição de Lotus, o qual costuma se chamar de Deus dos Animais ou Pashupati, primeira representação de Shiva. Representava-se tambem por um personagem hermafrodita (note que o Adão da Bíblia continha os dois sexos).

ardnahari
 
Pequenos roedores foram atraidos por esta alimentação armazenada, sendo seguidos por pequenos felinos desejosos de caçá-los. Estes felinos adoravam se esfregar nas pessoas, deixando nelas seus odores, incensíveis ao olfato humano, mas suficiente para  identificar aqueles que se deixavam aproximar. Esta atitude, interpretada pelas mulheres como de animais carinhosos, associada a sua utilidade por dar caça aos roedores foi o passo para a aceitação do gato como animal domiciliar.
Os homens com sua tarefa de pescar tinham que passar varias horas imóveis, e foi a grande oportunidade para pensarem e desenvolverem idéias filosóficas que antecederam os gregos por muitos séculos. Nascia a Yoga {Note que a posição mais conhecida de meditação é simplesmente o homem de pernas cruzadas em Lotus (Padmasana) Hoje denominamos estes povos de  dravídicos ou dravidianos, povo totalmente pacífico, tal como outros povos de civilizações de pele e olhos escuros.
 Posteriormente com o aumento da população construiram outras cidades, das quais, Mohenjo Daro e Harapa, altamente desenvolvidas, com planejamento urbanístico, escrita, organização política e social e arte cerâmica, são as mais conhecidas.
 Modernas pesquisas encontraram nestes locais as primeiras manifestações de culto à Shakti, a Mãe Divina, a base do tantrismo. Foram encontradas também imagens em postura de yoga e em atitude de meditação.
Cães que haviam há muito conseguido sua aceitação como companheiros nas cavernas, pelo aviso dado à aproximação de estranhos, passsaram a seguir estas tribos.
Notícias da existência de cidades onde a alimentção abundava despertou o desejo de tambem achar uma “terra prometida''. Provavelmente os primeiros livros da Biblia se refere a um destes povos.
Contam os historiadores ocidentais que esta civilização do Indus  teria sido destruída por uma invasão aryana.
Recentes descobertas arqueológicas e linguísticas, no entanto, estão descartando esta teoria de uma possível invasão de um certo povo aryano vindo do norte, com provas significativas da impossibilidade de ter havido esta invasão abrupta.  O que é mais provável é a invasão por povos durante um período longo, o termo ariano significando “nobre''.
 
Estes povos assumindo a liderança nas regiões conquistadas, necessitavam de uma língua comum para se comunicarem. Inventaram então o Sânscrito  de modo suficientemente complexo, para que apenas com estudos aprofundados pudessem ser aprendido e rico de homônimos e sinônimos de modo que a Semântica das frases tivesse múltiplos sentidos. Com relação aos caracteres usados adotaram um sistema de mais de 500 sinais diferentes misturando origens dos vearios povos coonquistadores. Hoje observando a escrita sânscrita em Devanagari,  caracteres usuais empregados, nota-se um ligeiro sentimento dde escrita hieroglífica e do sul asiático.
 
Os invasores traziam consigo todo um panteon de deuses que assimilaram os deuses locais e epopéias das conquistas foram escritas em Sânscrirto. A cultura dos povos nominados continuou a ser transmitida de boca a orelha e por versos aprendidos de cor.
 

        Filosofia do Shivaismo
 
A filosofia do Shivaismo vem sendo transmitida de boca a orelha essencialmente por tres poemas: O Vijñâmabaïrava, o Shivasutra e o Spendakarika. Alguns compreendem tudo do Shivaismo principalmente aquele levado por dravidianos para os montes do Himalaia que se costuma designar por Pratyabhijñâ. Outros necessitam um ensinamento mais progressivo seguido de exercicios e atos purificadores do corpo e talvez nunca compreendam o que é este Shivaismo. Vejam uma representacnao abaixo, com suas cobras.

shiva
 
Nada custa experimentar aqui a via rápida. Leia medite e se realmente absorver as 5 frases abaixo, é que compreendeu o Shivaismo:
 
1-    Tu és Shiva.
2-    Shiva é teu Eu.
3-    Iluminado desde sempre.
4-    Sem nascimento nem morte.
5-    Seu Universo é um jogo de tua conscência
 
Que quer dizer isso?
Se não entendeu, pense: não há muito mais a dizer. O resto é consequência do que foi dito. Assim:
Não espere encontrar escolas de Shivaismo., se você é Shiva, para que ir a Escola? Não se vai a Templo Shivaita para meditar, Shiva está dentro de você. Aonde vocie estiver tem um Templo. Não procure a Divindade for a de ti, ele é o seu Eu! Não existe percursoa serpercorrido para atingir a liberação. Sessões livre pois sois Shiva, como querer se liberar? Não existe pecado nem purificação, não existe dualidade nem não dualidade. O conceito de outro não se aplica, pois o Univeros está na Tua Consciência, fenômeno da cognição. Não há ritual nem prática. Como vive o Shivaita? Como todo mundo: vivendo! Meditar não é o vazio como apresentava Pantajali em suas sutras, mas viver cada momento, realmente.
 
 Boa Meditação