Documentos Longos

Proposta de Estrutura de Trabalhos Terminais

Este documento uma proposta geral de macro-estrutura para a preparação de Trabalho de Fim de Curso, Trabalho Individual de Mestrado,  de Dissertação de Mestrado, Qualificação ao Doutorado ou Tese de Doutorado.

            Não deve ser usado para preparação de trabalhos curtos, tais como aqueles que serão aprsentados em eventos científicos e que por razões de espaço, são limitados a cerca de folhas.

Os tópicos de cada captulo mostram uma estrutura lgica a ser seguida para este tipo de trabalho. Seu documento deve seguir esta linha de estrutura, mas no obrigatoriamente empregando as mesmas palavras. Adapte para seu caso em particular. Lembrem-se tambm que nem todas as teses tem o mesmo perfil, o que as faz terem estruturas personalizadas. P. Ex. uma tese que envolva o desenvolvimento de um produto diferente de uma que estude um determinado fenmeno e ou algoritmo e etc.. Assim o modelo que vai ser adotado depende de seu assunto em particular.

Uma tese pode ser dividida em 3 partes: Elementos pr-textuais, Elementos textuais e Elementos Pós-textuais. A ordem dos documentos dentro de cada uma destas trs partes no fixa, dependendo de estilo editorial. A Figura.1 mostra a organizao destas partes do documento. As listas mais comuns so a de publicações do autor do trabalho, figuras, tabelas e smbolos. As referências bibliográficas devem seguir as normas brasileiras, ou ao menos conter todos os dados necessrios a que o documento possa ser encontrado. A maioria da vezes o índice Analítico omitido.

Respeite o estilo editorial adotado em sua instituição, lembrando-se sempre que normas foram feitas para facilitar, e não para complicar. Por exemplo, um texto deve ser dividido em parágrafos. Para indicar início de parágrafo costuma-se usar duas convenções: começar o parágrafo identando (alguns caracteres  para a direita, 4 ou 5 como no início deste parágrafo) ou saltando uma linha. Saltar linha e identar é um pleonasmo, portanto mal estilo que deve ser evitado, mas tolerado como realce à clareza. Entretanto, depois de um título identar o parágrafo é o que se chama de um pleonasmo, ou seja, informação inútil, pois depois de título claro que o que se escreve novo parágrafo. Como título é muito mais visível que saltar uma linha pode-se concluir que depois de título é realmente estilo desaconselhado identar (observe que o primeiro paragrafo deste texto não está identado.Assim, note que o primeiro parágrafo deste texto no est identado, os outros sim. Entretanto muitos identam o parágrafo que se segue a um título, provavelmente por ignorância ou por gosto de serem diferentes.

Figura 1 – Disposição dos elementos do documento


 

Macro-estrutura do documento

1- Capa

 

Universidade Federal de Santa Catarina
Departamento de Informática e de Estatística
Curso de Pós- Graduação em Ciência da Computação
 
 
 
 
 
 

Título do Trabalho

Nome do autor do trabalho

 

Orientador: Nome do Orientador

Co-orientador: Nome do Co-orientador

Florianpolis, data

  
   2- Elementos Pré-textuais

Sumário, resumo, agradecimentos e listas são os principaios elementos pr´-textuais. Principalmente no caso de mestrado e doutorado no esquecer as publicações do autor e que se relacionam com o trabalho.

Para facilitar preparação de volume contendo toda uma coleção de trabalhos é conveniente repetiir na folha de resumo o título do trabalho, nome do autor, do orientador e do co-orientador se houver.

No caso do trabalho ser desenvolvido como uma monografia em uma disciplina, o nome do orientador deve ser substituído pelo do Professor da disciplina. Entretanto muitas vezes, trabalhos em disciplinas são limitados em extensão, tendo menos de 10 páginas (4 a 6 é usual). Com isto o professor pretende fazer o aluno vicer a situação de preparar um artigo para um evento profissional (congresso, simpósio, etc). Oram nestes eventos é usual haver anais publicados que servem de memória do que foi apresentado e são referenciados em curriculo. As recomendações aqui contidas não se referem a este caso, havendo um outro documento que pode seervir de modelo e que pode ser encontrado em:

http://www.inf.ufsc.br/~barreto

Resumo

Repetir o Título do Trabalho 

Nome do autor e

Do Orientador,

Co-orientador se houver

Resumo

Resumo do Trabalho. Note-se que não é usual colocar referências bibliogrficas em Resumo. Usar frases curtas, diretas. Procure ser claro e dizer explicitamente os pontos importantes do trabalho e os pontos originais se houver (o que é essencial no caso de doutoramento).

 

Abstract

Resumo em inglês

Tradução do que foi escrito como resumo em português.


 
Listas

 

3- Elementos Textuais

            Abaixo apresenta-se um exemplo de capítulos, Note que o primeiro pode ser adotado praticamente sempre. Os outros devem ser adaptados segundo as necessidades.        

1.    Introdução

1.1.Motivação

- O porque da tese

- Porque o assunto importante

- Interesse do mercado no Trabalho

- Motivao pessoal, meu interesse no assunto

- Motivao institucional, interesse da instituio no assunto

- Background da equipe de trabalho no assunto

- Aplicaes 

- Referncias que mostram que o assunto importante

1.2.Objetivos

- Objetivo principal

- Objetivos secundrios

1.3.Organizao deste documento
 Descrever os captulos.
 

2.    Panorama Atual e Global do Assunto

Este capítulo tem por finalidade familiarizar o leitor com o problema a ser resolvido. Deve ser rico em bibliografia. O bom momento para mencioanr trabalhos correlatos feitos anteriormente por outros pesquisadores que o antecederam e que seu trabalho da continuidade.

- Levantamento do "Estado da Arte"

- Técnicas e processos convencionais utilizados na soluo do problema

- Soluções comerciais do problema

  • Método / Técnica / estratégia 
  • Caractersticas 
  • Custos 
  • Vantagens 
  • Desvantagens 
  • Confiabilidade 

3- Proposta Para a Solução do Problema

- Metodologia ser adotada

- Detalhamento do sistema

- Recursos utilizados (softwares, equipamentos, ...)

4- Validação Prévia da Solução Proposta (resultados alcaados)

- Abordagem Operacional 

  • Facilidade de uso 
  • Economia de Harware 
  • Aumento da velocidade 
  • ....

- Abordagem econmica

  • Redução de custos 
  • ....

- Abordagem Metrolgica

  • Confiabilidade 
  • Erros

5- Considerações Finais

- Recursos disponíveis

- Relevância do resultado

- Repasse da tecnologia desenvolvida.


 

Em se tratando de trabalho individual ou exame de qualificação ao doutorado antes do apêndice  e em lugar do capítulo de conclusão, que formalmente ainda no existe, deve haver um capítulo entitulado: Planejamento Futuro, ou Trabalho   a ser Realizado incluindo o trabalho a ser realizado.

7- Trabalho a ser Realizado:

7.1- Cronograma

- Quadro cronológico das atividades restantes para a finalização da Tese

7.2- Meios e recursos

- Meios e recursos disponíveis e nescessários (não obrigatriamente disponíveis no momento) para a conclusão da Tese.

7.3- Oramento

- Oramento necessário na aquisição de equipamentos, softwares, diárias, passagens, inscriçães em congresso, materiais de consumo e mão de obra de terceiros, para a conclusão dos trabalhos da tese.

 3- Elementos Pós-Textuais

Apêndices

Costuma-se colocar em apemdice ou Anexo, tableas longas, Copias de documentos que são referenciados mas seu exame pode ser dispensado em uma primeira leituram leis e regulamentos, etc.

Referencias bibliográficas

Se o número de referências pequeno pode colocar na ordem de citação no texto.  Entretanto isto raramente ocorre, sendo sugerido seguir a ordem alfabética do sobrenome do primeiro autor.  Imagine seu examinador devendo pricurar uma lista de uma cenena de referencias vairias vêzes para verificar se você citou alguem que ele já leu! 

Outra recomendacão: ão faça como na referencia numero 3, usando “et.al.” Geralmente o ultimo nome é o do chefe do laboratorio ou da pessoa que deu a ideia – omitir seu nome sera uma grande injustiça!

Procure seguir as Normas Brasileiras. Est disponvel para o usuário de latex, um formato "bibtex", em outro local, bem como instruções de como acessar o endereço correto para obter o sistema, de modo gratuito pela Internet, a partir da página do Prof. Barreto. Este formato "bibtex" adota as normas brasileiras.

Exemplos:

[1] ZADEH L. A., "Fuzzy sets", Information and Control, vol. 8,  pp. 338-353, 1965.

[2] SAITA L. and P. TORASO, "Fuzzy characterization of coronary disease", Fuzzy Sets Syst., vol. 5, pp. 245-258, 1981.

[3] MILANESE M., et al., "A sequential protocol for the optimization of diagnostic procedures in hepatology ", J. Med. Syst., vol. 8, pp.73-85, 1984.

[4] Encyclopedia Britannica, Chicago, 1989.

[5] ADLASNIG K. -P. "A survey on medical diagnosis and fuzzy subsets", in Approximate Reasoning in Decision Analysis. M. M. Gupta and E. Sanchez Eds. New York: North-Holland, 1982, pp. 203-217.

[6] NAGEL E. and J. R. NEWMAN, Gödel's Proof. New York: New York University, 1973.

[7] SOULA G., B. VIALETTES, and J. –L. SANMARCO, "Protis; a fuzzy deduction-rule system: application of the treatment of diabetes", in MEDINFO 83. J. H. Van Bemmel, M. G. Ball, and º Wigerts, Eds, New York: North Holland, 1983, pp. 533-536.

 

 

Índice Remissivo 

Raramente usado, mas quando o for deve ser em colunas, no mnimo duas.

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Jorge Muniz Barreto