REPRESENTAÇÃO DE CONHECIMENTO
O estudo do Conhecimento
Aquisição do Conhecimento : Aprendizado
Regras de Aprendizado Conexionista
Armazenamento do Conhecimento
Paradigmas da Representação do conhecimento
Filosofias da Representação do conhecimento
Representação do conhecimento em IAC
Representação do
conhecimento em IAS
Lógica e Representação do conhecimento
Regras de produção
Herança como representação do conhecimento
Molduras ("Frames")
Roteiros
("Scripts")
Redes Semânticas Generalizadas
Uso do Conhecimento
Explanação do conhecimento Utilizado
Ler capítulo 5
Inteligência
Artificial no limiar do século XXI,
Barreto,Jorge Muniz,
Florianópolis, Duplic, 2001
Exercícios
1. Escolha um domínio de conhecimento e explique o que seria neste domínio conhecimento factual, operacional e de habilidade.
2. Seja o conhecimento de andar de bicicleta. Qual é o tipo de conhecimento normalmente envolvido neste caso? Explique?
3. Sejam as estratégias básicas de aprendizados classificadas usando o grau de independência de quem aprende. Exemplifique cada um dos cinco tipos, com exemplos diferentes dos apresentados no livro Inteligência Artificial no Limiar do Século XXI.
4. Seja o estudo de geografia do Brasil e que se dispõe de um livro. Trata-se de um aprendizado supervisionado ou não supervisionado. Jusstifique?
5. No aprendizado Hebbiano que significa uma taxa de aprendizado negativa?
6. Pode-se dizer que a regra de aprendizado proposta por Grossberg é mais biologicamente plausível do que a regra delta. Explique a razão.
7. Apresente um esboço de moldura correspondendo a um número inteiro e que possa ser usada para estudo de suas propriedades.
8. Apresente um esboço de roteiro correspondente ao diálogo entre um freguês em um restaurante. Coloque alguns valores default.