UNIVERSIDADE FEDERAL
DE SANTA CATARINA
CENTRO TECNOLÓGICO
DEPARTAMENTO DE
INFORMÁTICA E DE ESTATÍSTICA
DISCIPLINA: INE5603 -
Introdução à Programação Orientada a Objetos
Professor: Isaias C. Boratti Turma 01238B
PLANO
DE ENSINO – 2013.2
1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
Horas-Aula: 108 Teóricas: 30 Práticas: 78 Pré-requisito: não há
2. REQUISITOS: Não há
3. CURSOS: Bacharelado
em Sistemas de Informação
4. EMENTA
Modelagem conceitual:
Abstração x Representação. O Modelo de Objetos: Classes e Objetos. Comunicação
por troca de mensagens. Herança e Polimorfismo.
5. OBJETIVOS
Geral: Apresentar as noções básicas de
programação de computadores capacitando os alunos a analisar problemas de
complexidade básica e projetar/desenvolver soluções de software sob a
perspectiva de orientação a objetos.
Específicos:
I.
Apresentar e exercitar os conceitos
fundamentais da programação orientada a objetos.
II.
Capacitar o aluno a analisar problemas
de complexidade básica, abstraindo, modelando e implementando soluções sob o
enfoque da programação orientada a objetos.
III.
Desenvolver fluência em uma linguagem
de programação orientada a objetos.
6. PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
( AEX - Aula Expositiva; APR - Aula Prática; TGR - Trabalho em grupo)
TÓPICOS Proc.
Didáticos Horas-aula
I.
CONTEXTUALIZAÇÃO AEX 8
·
Modelo conceitual
·
Processos de abstração e representação
·
Histórico sobre linguagens de
programação
II. MODELO DE OBJETOS AEX/APR
30
·
Classes e objetos
·
Atributos
·
Métodos, argumentos e parâmetros
·
Comunicação por troca de mensagens
·
Encapsulamento e ocultamento de
informações
·
Hierarquia de agregação/decomposição
·
Hierarquia de
especialização/generalização
·
Herança e Polimorfismo
III. CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO
IMPERATIVA AEX
/ APR 40
·
Algoritmos e programas
·
Processo de edição, compilação e
execução
·
Variáveis e Tipos de dados
·
Comando de atribuição
·
Operadores aritméticos e lógicos
·
Estruturas de controle
·
Estrutura de seqüênciação
·
Estruturas de decisão (simples e
compostas)
·
Estruturas de repetição (condicionais e
contadas)
IV. COLEÇÕES AEX
/ APR 30
·
Cadeias de caracteres (String)
· Coleções unidimensionais (Array)
· Coleções bidimensionais (Matrizes)
Obs.: -
A carga horária inclui as avaliações
- Na disciplina será
usada a linguagem Java
7.
METODOLOGIA
A disciplina será desenvolvida através
de aulas expositivas e aulas práticas em laboratório. Nas aulas expositivas
serão apresentados os conceitos relativos ao assunto da disciplina. Também
serão desenvolvidos trabalhos (programas de computador) os quais serão
implementados pelos alunos nas aulas práticas. Parte dos trabalhos será
desenvolvida pelo professor e parte será desenvolvida pelos alunos com o
acompanhamento do professor.
8. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A
avaliação da aprendizagem será feita através de:
- 3 Testes escritos individuais
- Prova Final escrita individual
- Trabalhos desenvolvidos em aula
(em grupo) e extra-classe (individual)
(aproximadamente
7)
9.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
A média final (MF) na disciplina será
calculada conforme a seguir:
onde:
MT - Média dos Testes.
PF - Nota da Prova Final.
Mtr - Média dos Trabalhos.
Recuperação:
Os alunos com freqüência suficiente e MF entre 3.0 e 5.5 terão direito a uma
avaliação (prova escrita) optativa envolvendo
toda a matéria. Para quem realizar esta avaliação, a nota final na disciplina
(NF) será calculada conforme abaixo:
Onde:
NF
= Nota Final com Recuperação
REC = Nota obtida na avaliação
optativa
10. CRONOGRAMA
As avaliações escritas serão realizadas em datas a serem
definidas pelo professor durante o semestre letivo, sendo que aproximadamente no
final de cada mês de aula será realizada uma avaliação. Datas de entrega de
trabalhos serão definidas pelo professor durante o semestre letivo.
11.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BORATTI, Isaias C. Programação Orientada a Objetos em Java.
Florianópolis: VisualBooks. 2007.
CAMARÃO, C. e FIGUEIREDO, L. Programação de Computadores
DEITEL, Harvey M.; DEITEL, Paul J. .
Java como programar. 6. ed. São Paulo (SP): Pearson Prentice Hall, 2005
BOACH,
Grady. Object-oriented analysis and design: with applications. 2nd ed.
BOOCH,
Grady. Object oriented design with applications.
BOOCH,
G., Object-Oriented
Design. Benjamin/Cumminggs
Pub. 1998.
BORATTI, Isaias C. e OLIVEIRA, A. B. Introdução
a Programação – Algoritmos. Visual Books, 3 Ed. 2007
BUDD,
Timothy. Understanding object-oriented programming with Java.
Updated ed.
COAD,
Peter; YOURDON, Edward. Análise baseada
em objetos. 2. ed.
rev. Rio de Janeiro: Campus, 1991.
COAD, Peter; YOURDON, Edward. Projeto
baseado em objetos. Rio de janeiro: Campus, c1993. 195p.
HORSTMANN, C. S. e CORNELL, G. Java
2 Volume I – Fundamentos. São Paulo, Pearson Education,
2003.
JIA,
Xiaoping. Object-oriented software development using Java: principles,
patterns, and frameworks.
MEYER,
B. Object-Oriented
Software Construction. Prentice Hall, 2. Ed., 1997.
NEWMAN, Alexander. Usando Java: o guia de referência mais
completo. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
PAGE-JONES, Meilir; Larry L.
Constantine. O que todo programador deveria saber sobre projeto orientado a objeto.
São Paulo Makron Books 1997.
PUGA, Sandra; RISSETTI, Gerson. Lógica
de programação e estruturas de dados: com aplicações em Java. 2. ed.
São Paulo: Prentice Hall, 2009.
RUMBAUGH, James et alii. Modelagem
e Projetos Baseados em Objetos. Ed. Campus, 1994
SANTOS, R. Introdução à Programação
Orientada a Objetos usando Java. São Paulo: Campus, 2003.
WALNUM, Clayton. JAVA em exemplos. São
Paulo: MaKron Books do Brasil, 1997.
Wazlawick, Raul S. Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos.
São Paulo: Campus. 2004.