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UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO TECNOLÓGICO

DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E DE ESTATÍSTICA

DISCIPLINA: INE5603 - Introdução à Programação Orientada a Objetos

Professor:     Isaias C. Boratti                               Turma 01238B

 

PLANO DE ENSINO – 2013.2

 

1.  IDENTIFICAÇÃO DA  DISCIPLINA

Código: INE5603                      Nome: Introdução à Programação Orientada a Objetos

Horas-Aula: 108                        Teóricas: 30                 Práticas: 78                  Pré-requisito: não há

 

2. REQUISITOS: Não há

 

3. CURSOS: Bacharelado em Sistemas de Informação

 

4.  EMENTA

Modelagem conceitual: Abstração x Representação. O Modelo de Objetos: Classes e Objetos. Comunicação por troca de mensagens. Herança e Polimorfismo.

 

5. OBJETIVOS

Geral: Apresentar as noções básicas de programação de computadores capacitando os alunos a analisar problemas de complexidade básica e projetar/desenvolver soluções de software sob a perspectiva de orientação a objetos.

 

Específicos:

I.      Apresentar e exercitar os conceitos fundamentais da programação orientada a objetos.

II.     Capacitar o aluno a analisar problemas de complexidade básica, abstraindo, modelando e implementando soluções sob o enfoque da programação orientada a objetos.

III.    Desenvolver fluência em uma linguagem de programação orientada a objetos.

 

6. PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

( AEX - Aula Expositiva;  APR - Aula Prática; TGR - Trabalho em grupo)

 

TÓPICOS                                                                 Proc. Didáticos         Horas-aula

I.    CONTEXTUALIZAÇÃO                                                              AEX                     8

·         Modelo conceitual

·         Processos de abstração e representação

·         Histórico sobre linguagens de programação

 

II.   MODELO DE OBJETOS                                                      AEX/APR          30

·         Classes e objetos

·         Atributos

·         Métodos, argumentos e parâmetros

·         Comunicação por troca de mensagens

·         Encapsulamento e ocultamento de informações

·         Hierarquia de agregação/decomposição

·         Hierarquia de especialização/generalização

·         Herança e Polimorfismo

 

III. CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO

IMPERATIVA                                                                       AEX / APR        40

·         Algoritmos e programas

·         Processo de edição, compilação e execução

·         Variáveis e Tipos de dados

·         Comando de atribuição

·         Operadores aritméticos e lógicos

·         Estruturas de controle

·         Estrutura de seqüênciação

·         Estruturas de decisão (simples e compostas)

·         Estruturas de repetição (condicionais e contadas)

 

IV. COLEÇÕES                                                                          AEX / APR        30

·         Cadeias de caracteres (String)

·         Coleções unidimensionais (Array)

·         Coleções bidimensionais (Matrizes)

 

 

Obs.:   - A carga horária inclui as avaliações

            - Na disciplina será usada a linguagem Java

 

 

7. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas e aulas práticas em laboratório. Nas aulas expositivas serão apresentados os conceitos relativos ao assunto da disciplina. Também serão desenvolvidos trabalhos (programas de computador) os quais serão implementados pelos alunos nas aulas práticas. Parte dos trabalhos será desenvolvida pelo professor e parte será desenvolvida pelos alunos com o acompanhamento do professor.

 

8.  AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

            A avaliação da aprendizagem será feita através de:

            - 3 Testes escritos individuais

            - Prova Final escrita individual

            - Trabalhos desenvolvidos em aula (em grupo) e extra-classe (individual)

                        (aproximadamente 7)

 

9. SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A média final (MF) na disciplina será calculada conforme a seguir:

           

           

onde:

            MT - Média dos Testes.

            PF - Nota da Prova Final.

            Mtr - Média dos Trabalhos.

 

            Recuperação: Os alunos com freqüência suficiente e MF entre 3.0 e 5.5 terão direito a uma avaliação (prova escrita) optativa envolvendo toda a matéria. Para quem realizar esta avaliação, a nota final na disciplina (NF) será calculada conforme abaixo:

           

Onde:   NF   =  Nota Final com Recuperação

            REC = Nota obtida na avaliação optativa

        

10. CRONOGRAMA

            As avaliações escritas serão realizadas em datas a serem definidas pelo professor durante o semestre letivo, sendo que aproximadamente no final de cada mês de aula será realizada uma avaliação. Datas de entrega de trabalhos serão definidas pelo professor durante o semestre letivo.

 

11. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

BORATTI, Isaias C. Programação Orientada a Objetos em Java. Florianópolis: VisualBooks. 2007.

CAMARÃO, C. e FIGUEIREDO, L. Programação de Computadores em Java. Rio de Janeiro: LTC. 2003.

DEITEL, Harvey M.; DEITEL, Paul J. . Java como programar. 6. ed. São Paulo (SP): Pearson Prentice Hall, 2005

12. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BOACH, Grady. Object-oriented analysis and design: with applications. 2nd ed. Reading: Addison-Wesley, 1994.

BOOCH, Grady. Object oriented design with applications. Redwood City: Benjamin/Cummings, 1991.

BOOCH, G., Object-Oriented Design. Benjamin/Cumminggs Pub. 1998.

BORATTI, Isaias C. e OLIVEIRA, A. B. Introdução a Programação – Algoritmos. Visual Books, 3 Ed. 2007

BUDD, Timothy. Understanding object-oriented programming with Java. Updated ed. Reading: Addison Wesley, 2000.

COAD, Peter; YOURDON, Edward. Análise baseada em objetos. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

COAD, Peter; YOURDON, Edward. Projeto baseado em objetos. Rio de janeiro: Campus, c1993. 195p.

HORSTMANN, C. S. e CORNELL, G. Java 2 Volume I – Fundamentos. São Paulo, Pearson Education, 2003.

JIA, Xiaoping. Object-oriented software development using Java: principles, patterns, and frameworks. Reading: Addison-Wesley, 2000.

MEYER, B. Object-Oriented Software Construction. Prentice Hall, 2. Ed., 1997.

NEWMAN, Alexander. Usando Java: o guia de referência mais completo. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

PAGE-JONES, Meilir; Larry L. Constantine. O que todo programador deveria saber sobre projeto orientado a objeto. São Paulo Makron Books 1997.

PUGA, Sandra; RISSETTI, Gerson. Lógica de programação e estruturas de dados: com aplicações em Java. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2009.

RUMBAUGH, James et alii. Modelagem e Projetos Baseados em Objetos. Ed. Campus, 1994

SANTOS, R. Introdução à Programação Orientada a Objetos usando Java. São Paulo: Campus, 2003.

WALNUM, Clayton. JAVA em exemplos. São Paulo: MaKron Books do Brasil, 1997.

Wazlawick, Raul S. Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos. São Paulo: Campus. 2004.