Vertical_sigla_fundo_claroUNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO TECNOLÓGICO

DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E DE ESTATÍSTICA

DISCIPLINA: INE5402 – Programação Orientada a Objetos I

Prof. Isaias C. Boratti                                 Turma 01208A

 

 

PLANO DE ENSINO – 2013.2

 

1.    DISCIPLINA:

Código: INE5402                        Nome: Programação Orientada a Objetos I

Horas-Aula: 108             Teóricas: 30              Práticas: 78

 

2.    REQUISITOS: não há

 

3.    CURSOS: Bacharelado em Ciências da Computação

 

4.     EMENTA: Algoritmo. Programação de computador. Resolução de problemas  usando computador. Linguagem de Programação. Elementos de  programação imperativa: variáveis simples, coleções uni e n dimensionais; tipos das variáveis; comandos; procedimentos e funções. Conceitos fundamentais do paradigma de Programação Orientada a Objetos: objeto, atributo, método, classe. Prática de programação usando alguma linguagem de programação orientada a objetos.

 

5.    OBJETIVOS:

Geral: Apresentar as noções básicas de programação de computadores capacitando os alunos a analisar problemas de complexidade básica e projetar / desenvolver soluções de software sob a perspectiva de orientação a objetos.

 

Específicos:

I.      Apresentar os conceitos fundamentais da programação orientada a objetos.

II.     Capacitar o aluno a analisar problemas de complexidade básica, abstraindo, modelando e implementando soluções sob o enfoque de programação orientada a objetos.

III.    Desenvolver fluência em uma linguagem de programação orientada a objetos.

 

6. PROGRAMA - PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

                ( AEX - Aula Expositiva;  APR - Aula Prática)

T Ó P I C O S                                                         Proc. Didáticos         Horas-aula

I.    CONTEXTUALIZAÇÃO                                                              AEX / APR            8

·         Modelo conceitual

·         Processos de abstração e representação

·         Histórico sobre linguagens de programação

 

II.   MODELO DE OBJETOS                                                                       AEX / APR           30   

·         Classes e objetos

·         Atributos

·         Métodos, argumentos e parâmetros

·         Comunicação por troca de mensagens

·         Encapsulamento e ocultamento de informações

·         Hierarquia de agregação/decomposição

·         Hierarquia de especialização/generalização

·         Herança e Polimorfismo

 

 

III.  CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO

     IMPERATIVA                                                                            AEX / APR           40

·         Algoritmos e programas

·         Processo de edição, compilação e execução

·         Variáveis e Tipos de dados

·         Comando de atribuição

·         Operadores aritméticos e lógicos

·         Estruturas de Controle

·         Estrutura de seqüenciação

·         Estruturas de decisão (simples e compostas)

·         Estruturas de repetição (condicionais e contadas)

 

IV. COLEÇÕES                                                                             AEX / APR           30

·         Cadeias de caracteres (String)

·         Coleções unidimensionais (Array)

·         Coleções bidimensionais (Matrizes)

 

Obs.:   1) Na disciplina será usada a linguagem JAVA

                        2) A carga horária inclui as avaliações.

 

7.  METODOLOGIA

            A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas e práticas em laboratório. Nas aulas expositivas serão apresentados os conceitos relativos ao assunto da disciplina. Também serão desenvolvidos trabalhos (programas de computador) os quais serão implementados pelos alunos nas aulas práticas. Parte dos trabalhos será desenvolvida pelo professor e parte será desenvolvida pelos alunos com o acompanhamento do professor.

 

8.  AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

                A avaliação da aprendizagem será feita através de:

            - 3 Testes escritos individuais

            - Prova Final escrita individual

            - Trabalhos desenvolvidos em aula (em grupo) e extra-classe  (individual)

                        (aproximadamente 7)

 

9. SISTEMA DE AVALIAÇÃO

                A média final (MF) na disciplina será calculada conforme a seguir:

           

           

onde:

            MT - Média dos Testes.

            PF - Nota da Prova Final

            Mtr - Média dos Trabalhos

 

            Recuperação: Os alunos com freqüência suficiente e MF entre 3.0 e 5.5 terão direito a uma avaliação (prova escrita) optativa envolvendo toda a matéria. Para quem realizar esta avaliação, a nota final na disciplina (NF) será calculada conforme abaixo:

           

Onde:   NF   =  Nota Final com Recuperação

            REC = Nota obtida na avaliação optativa

 

10. CRONOGRAMA

            As avaliações escritas serão realizadas em datas a serem definidas pelo professor durante o semestre letivo, sendo que aproximadamente no final de cada mês de aula será realizada uma avaliação (teste, prova). Datas de entrega de trabalhos serão definidas pelo professor durante o semestre letivo.

 

11. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BORATTI, Isaias C. Programação Orientada a Objetos em Java. Florianópolis: VisualBooks. 2007.

BORATTI, Isaias C. e OLIVEIRA, A. B. Introdução a Programação – Algoritmos. Visual Books, 3 Ed. 2007

CAMARÃO, C. e FIGUEIREDO, L. Programação de Computadores em Java. Rio de Janeiro: LTC. 2003.

DEITEL, Harvey M.; DEITEL, Paul J. Java: como programar. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

 

12. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BOACH, Grady. Object-oriented analysis and design: with applications. 2nd ed. Reading: Addison-Wesley, 1994.

BOOCH, G., Object-Oriented Design. Benjamin/Cumminggs Pub. 1998.

BUDD, Timothy. Understanding object-oriented programming with Java. Updated ed. Reading: Addison Wesley, 2000. 

HORSTMANN, C. S. e CORNELL, G. Java 2 Volume I – Fundamentos. São Paulo, Pearson Education, 2003.

JIA, Xiaoping. Object-oriented software development using Java: principles, patterns, and frameworks. Reading: Addison-Wesley, 2000.

MEYER, Bertrand. Object-oriented software construction. 2nd. ed. Upper Saddle River, NJ: Prenteice-Hall PTR, 1997.

NEWMAN, Alexander. Usando Java: o guia de referência mais completo. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

RUMBAUGH, James et alii. Modelagem e Projetos Baseados em Objetos. Ed. Campus, 1994

SANTOS, R. Introdução à Programação Orientada a Objetos usando Java. São Paulo: Campus, 2003.

SOUZA, Marco F. de Souza; et al. Algoritmos e Lógica de Programação. São Paulo: Thomson Learning, 2005.

WALNUM, Clayton. JAVA em exemplos. São Paulo: MaKron Books do Brasil, 1997.

Wazlawick, Raul S. Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos. São Paulo: Campus. 2004.