Informações para Candidatos à Realização de Atividades de Mestrado (ou TCC)
 
                                                                       Nós nunca paramos de procurar,
                                                                       mas no final de toda nossa procura
 
                                                                      estamos de volta ao ponto de partida
                                                                       e só então, vamos compreendê-lo pela primeira vez.
 
                                                                                                                                 T.S. Elliot

O meu foco de pesquisa é voltado ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias na área de Engenharia de Software para melhorar a qualidade e produtividade de software enfocando principalmente em micro e pequenas empresas no âmbito da realidade empresarial brasileira.

Áreas de Pesquisa




Para se Candidatar

No momento, estão sendo orientadas somente TCCs ou dissertações, que enfocam completamente em uma das áreas de pesquisa citadas acima.

Caso que voce tenha  interesse de realizar um mestrado em uma destas áreas, antes de nós contatar considere as nossas expectativas de um orientando para possibilitar a conclusão do trabalho com sucesso:

Disponibilidade de Tempo: Como um dos fatores de sucesso de mestrado mais importantes se mostrou a disponibilidade de tempo, queremos enfatizar que a realização do mestrado necessitara uma disponibilidade de tempo sua de no minimo 20 horas po semana de trabalho efetivo no laboratório. A nossa experiência é que, sem este tempo disponivel, muito provavelmente voce não conseguirá terminar o trabalho com sucesso. Por isso, para evitar frustrações posteriores e stress durante a orientação, não estaremos aceitando candidatos ao mestrado, que trabalhem tempo integral e queiram realizar uma pós-graduação "no tempo livre". Por isso, você terá obrigatoriamente estar presente no laboratório estas 20 horas por semana em Florianópolis durante a semana em horário comercial. Observe, que este horário ainda NÃO inclui disciplinas, que você eventualmente tenha de cursar. Para estas você deverá reservar tempo adicional. 

Período de Experiência: Para mestrado serão aceitos no nosso grupo candidatos SOMENTE depois da realização com sucesso um período de experiência de no mínimo 3 meses ANTES da seleção. 

Contato com o Orientador: Para uma reunião bi-semamal para a orientacao do seu trabalho de 1 hora,  será indicado um dia da semana no horario comercial sempre no inicio de cada semestre/trimestre. 

Pró-Atividade: A nossa filosofia de trabalho é uma filosofia de trabalho orientado a metas.  Isto significa que nós estaremos orientando você no sentido de lhe indidicar metas a atingir dentro de seu cronograma e lhe indicando a literatura e os métodos para você atingir estas metas. Atingí-las dentro do cronograma e aprender o que for necessário para a consecução da meta é de responsabilidade única e exclusiva do aluno. Para isso é necessário que você possua independência, autodisciplina e iniciativa, características que normalmente se descrevem em conjunto como pró-atividade. Em nenhum momento, estaremos lhe indicando cada passo de seu cronograma de atividades ou lhe ensinando coisas como linguagens de programação ou sistemas operacionais. A responsabilidade por aprender a utilizar as ferramentas de trabalho é exclusivamente do aluno, que deve organizar seu tempo livre para estas atividades. Ao contrário de outros grupos de pesquisa, você receberá o seu tema de pesquisa e a responsabilidade de iniciar imediatamente a sua execução no seu primeiro mês de trabalho no grupo. 

Pesquisa: A nossa filosofia é a de que todos no grupo iniciam as suas atividades de pesquisa, com um conjunto de metas já fixadas, tão logo se integram no grupo. Nós não implementamos um "período apenas de disciplinas" no mestrado. Por isso é muito importante que você se auto-avalie e se certifique de que você possui condições para a realização de uma tarefa de pesquisa de forma autônoma e produtiva.

Conhecimentos de Língua Estrangeira: Toda a iteratura com que trabalhamos, com pouquíssimas exceções, é em Língua Inglesa e você deverá ser capaz de tão logo inicie suas atividades ler livros em inglês sem problemas de compreensão. Por isso é importante que, antes de você se candidatar, se auto-avalie com relação aos seus conhecimentos de Inglês. Caso considere que seus conhecimentos de compreensão escrita e de redação são ruins, se programe para realizar um curso intensivo de Inglês logo no início de suas atividades de pesquisa.

Metodologia de pesquisa empirica: Todos os nossos trabalhos de pesquisa seguem a metodologia empirica, incluindo revisões sistematicas de literatura e avaliações empiricas dos resultados. Você deve incluir estes passos obrigatóriamente no seu plano de trabalho.


Contato

Caso que vôce tem interesse em realizar um mestrado conosco, por favor, encaminhe os seguintes documentos para análise (via email para gresse@gmail.com):

  • Plano de Monografia/Mestrado (3 páginas): descrevendo claramente e de forma concisa o contexto, problema, pergunta de pesquisa, objetivo, metodologia (com cronograma), resultados previstos e referências. Provavelmente, uma vez aprovado, estaremos refinando o tema, mas é importante que você tenha uma idéia clara do que você quer fazer e tenha realizado o exercício de planejar a execução de seu trabalho.
  • somente para candidatos ao Mestrado: Resumo de seu CV (2 páginas+ histórico escolar): descrevendo a sua formação academica (anexando o histórico escolar da graduação com notas), experiência profissional, certificações, conhecimentos de Inglês (ler, escrever, falar) e publicações.


Bolsas

O nosso grupo retira seu financiamento de diversas fontes nacionais e estrangeiras e podemos eventualmente dispor de uma bolsa para você - sem garantia. Se você deseja ser bolsista DTI (pesquisador 40 horas com bolsa) ou realizar um trabalho de iniciação científica associado a um tema de TCC, consulte-nos ao enviar o seu material.


Áreas de pesquisa de interesse para realização de mestrado ou TCC

 
Melhoria e Avaliação de Processo de Software
     Modelo de maturidade/capacidade de processo de sw para converência digital / saúde ...
     Desenvolvimento de modelos de maturidade de processo de sw
     Integração de modelos de maturidade/capacidade de processo de sw
     Melhoria e avaliação de processo de software em micro e pequenas empresas
 CMMI - ISO/IEC 15504 - MPS.BR
 Gerência de Projetos de Software
     Evolução do dotProject
     Adaptação de técnicas de GP para domínios específicos
     Integração CMMI - PMBOK
 Educação em Engenharia de Software
     Jogos e dinâmicas para o ensino de gerência de projetos/SCRUM/melhoria de processo de sw ...
     Desenvolvimento de unidades instrucionais para o ensino de ES
 Interação Humano-Computador/Usabilidade
      Abordagens para desenvolvimento de interfaces multi-dispositivos