Teorias e Tecnologias da Cooperação
Referências Bibliográficas
Professoras Edla Ramos

Disciplina oferecida  pelo CPGCC/UFSC
[objetivos][ementa e programa][sistema de avaliação][referências bibliográficas][agenda][BSCW][pagina inicial]

Bibliografia Fundamental (principais conceitos a serem trabalhados no curso)


BRNA, Paul. Models of Collaboration. . Anais do XVIII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação. Belo Horizonte, agosto de 1998 p.549-56.

DILLENBOURG, P.; BAKER, M; BLAYE, A. e O'MALLEY C. (1996) The evolution of Research on Collaborative Learning. In Spada and Reimann (Eds) Learning in Humans and Machines.

MATURANA, H. R. Emoções e linguagem na educação e na política. Editora da UFMG, 1999.

MATURANA, H e REZEPKA, S. N. Formação e Capacitação Humana. Petrópolis: Vozes, 2000.

McCONNELL D. Implemanting computer supported cooperative learning. 2nd ed. Kogan Page.London, 1999.

DILLENBOURG, P.(Editor) Collaborative learning - cognitive and computational approaches.  Elsevier Science. 1999. (primeiro capítulo)

PINO, Angel. O conceito da mediação semiótica em Vygotsky e seu papel na explicação do psiquismo humano. Cadernos CEDES n.24. Ed. Papirus. Campinas, São Paulo, 1991: 33-43 (texto no xerox)

RAMOS, Edla Análise ergonômica do sistema hiperNet buscando o aprendizado da cooperação e da autonomia. Tese de doutorado defendida junto ao programa de Pós Graduação m Engenharia Produção e sistemas da UFSC. Novembro de 1996

RAMOS, E. M. F. O papel da avaliação educacional nos processos de aprendizados autônomos e cooperativos. Capítulo do Livro LINSINGEN  et alli (editores) A Forma~ção do Engenheiro. Editora da UFSC, Florianópolis, 1.999.

ARRIADA M.C Critérios para a análise de ferramentas computacionais de apoio à aprendizagem cooperativa. Dissertação de Mestrado defendida junto ao Programa de Pós Graduação em Ciências da Computação da UFSC. Abril de 2001.

PREECE, J. Online Communities -designing usability, supporting sociability John Wiley & Sons Editors. England, 2000.

TAILLE, Y; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky e Wallon - teorias psicogenéticas em discussão. Summus Editorial. São Paulo, 1992
apenas a parte escrita pelo Yves de la Taille


Bibliografia Básica dos Trabalhos Finais

ARRIADA M.C.  e RAMOS, E. M. F. Como Promover Condições Favoráveis à Aprendizagem Cooperativa Suportada por Computador? In anais do IV Congresso da RBIE - Rede Ibero Americana de Inofrmática Educativa. Valparaiso, Chile, dezembro de 2.000.

BENTLEY, R. et alli Basic support for cooperative work on the World Wide Web. Journal of Human Computer Studies, 1997(46) 827- 46

ESTRÁZULAS,, M. B. P. Interação e sócio´cognição na internet: a teoria de desenvolvimento sócio-cognitivo de Jean Piaget no estudo das trocas entre crianças na escola e fora da escola. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psciologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do rio rande do sul. Porto Alegre, abril de 1997.

DILLENBOURG, P. e SELF, J. A. A computational approach to socially distributed cognition. European Journal of Psychology of Education, vol VII, no 4, 252-373.

DILLENBOURG, P. (1995), Distributing cognition over humans and machines. In: De Corte, Mandl, Glaser & Vosniadu, International Perspectives on the Psychological and Educational Foundations of Technology-Based Learning Environments (ASI Series)

DILLENBOURG, P.; BAKER, M; BLAYE, A. e O'MALLEY C. (1996) The evolution of Research on Collaborative Learning. In Spada and Reimann (Eds) Learning in Humans and Machines.

DILLENBOURG, P.(Editor) Collaborative learning - cognitive and computational approaches.  Elsevier Science. 1999. (capítulo dois em diante)

GEORGE, J. F. and JESSUP L. M. Groups over time: what are we really studying? Journal of Human Computer Studies, 1997(47) 497-511

GREENBERG, S. NEUWIRTH C. M. (editors) Proceedings of CSCW 98 - Computer Suportted Cooperative Work.
Seattle, November, 1998.

GUNAWARDENA, C. N. Designing collaborative learning environments medaited by computer conferencing: issues and challenges in the asian socio-cultural context. Indian Jouranl of Open Learning, ISBN 09712690 .India, 1998, 7(1), 101-19

HUGHES John A., PRINZ Wolfgang, RODDEN Tom (Editors) Proceedings of the Fifth European Conference on Computer Supported Cooperative Work Kluwer Academic Pub; ISBN: 0792346386 (June 1997)

MAILHIOT, G.B. Dinâmica e gênese dos Grupos. Livraria Duas Cidades. Oitava Edição. São Paulo, 1998.

MASIERO, P. C.  Ética em computação. São Paulo: EDUSP, 2000.

MATURANA, H. R. Emoções e linguagem na educação e na política. Editora da UFMG, 1999.

RAMOS, Edla Análise ergonômica do sistema hiperNet buscando o aprendizado da cooperação e da autonomia. Tese de doutorado defendida junto ao programa de Pós Graduação m Engenharia Produção e sistemas da UFSC. Novembro de 1996

SANTORO, F. M. BORGES, M. R. S. SANTOS, N. Um Framework para Estudo de Ambientes de Suporte à Aprendizagem Cooperativa Revista Brasileira de Informática na Educação. ISSN 1414-5685. Florianópolis, Abril de 1994.

SJOBERG, Cecelia, 1996. Chapter in Activities, Voices and Arenas: Participatorz Design in Practice. Dissertation. inkoping Sweden. Departament of Computer and Informations Science and Department of Communitz Medicine. Linkoping University.

SOUZA, Renato Rocha Aprendizagem Colaborativa em Comunidades Virtuais  Dissertação de Mestrado defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC. Junho de 2.000.

TAILLE, Y; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky e Wallon - teorias psicogenéticas em discussão. Summus Editorial. São Paulo, 1992.


Bibliografia de Aprofundamento após a disciplina

BORDENAVE, J. D. TELEDUCAÇÃO ou educação à distância - fundamentos e métodos. Editora Vozes. Petrópolis, 1987.

BRNA, P., COX, R. and GOOD, J. Learning to Think and Communicate with Diagrams: 14 Questions to Consider. To appear in AI Review. (a ser publicado)

BRNA, P. and ASPIN, R. Collaboration in a Virtual World: Support for Conceptual Learning? In Dicheva, D. and Stanchev, I. (eds.) Proceedings of the IFIP WG 3.3 Working Conference ``Human-Computer Interaction and Educational Tools'', pp113-123. Sophia: VirTech. 1997

D'AMBROSIO, Ubiratan A era da consciência. Editora Peiropolis.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1987.

GUTIERREZ, F. e PRIETO, D. A mediação pedagógica - educação à distância alternativa. Papirus Editora. Campinas, 1994.

ILLICH, I. Convinvencialidade. Publicações Europa-América. Lisboa, 1976. (um anarquista )

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência - o futuro do pensamento na era da informática. Editora 34. Rio de Janeiro, 1995. ( um ciber-sociólogo)

LÉVY, Pierre Inteligências Coletivas. Editora Loyola. 1996.

MATURANA, Humberto R. e VARELA, Francisco J. The tree of knowledge - the biological roots of human understanding . Edição revisada, Editora Shambhala. Boston e London, 1992

MUSSIO, P. Introdução à informática - automação e trabalho. Editora Vozes. Petrópolis, 1987.

PIAGET, Jean. A psicologia da inteligência. Editora Fundo de Cultura SA. Lisboa, 1967.

PIAGET, Jean. O julgamento moral na criança. Editora Mestre Jou. São Paulo, 1977.

PIAGET, Jean. Estudos Sociológicos. Ed. Forense. Rio de Janeiro, 1973.

WADSWORTH, B. J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Jean Piaget. Ed.Pioneira. São Paulo, 1997.

VARELA, Francisco J. Autonomie et connaissance - essai sur le vivant. Éditions du Seuil. Paris, 1989.

VYGOSTKY, Lev Semenorich. Thought and language. Cambridge: The M. I. T. Press, 1979.

VYGOSTKY, Lev Semenorich. A formação social da mente: o desenvolvimento de processos psicológicos superiores. 2ª edição. São Paulo. Martins Fontes, 1994.