Teorias de Aprendizagem (Skinner e Gagné) e Projeto Instrucional

Síntese elaborada por

Marilei Silvano Batista

Mestranda do PPGEP da UFSC

Disciplina de Informática Aplicada à Educação


A Abordagem de Skinner

Esta abordagem representa provavelmente a mais completa sistematização do posicionamento associacionista, behaviorista e ambientalista da psicologia atual.

A abordagem skinneriana não leva em consideração o que ocorre dentro da mente do indivíduo durante o processo de aprendizagem. O que interessa é o comportamento observável. Skinner limita-se ao estudo de comportamentos manifestos e mensuráveis. Ele simplesmente ignora as variáveis intervenientes e concentra-se no controle e predição das relações entre as variáveis de Input (estímulos) e de Output (respostas).

As principais variáveis de Input na abordagem skinneriana são:

· Estímulo: evento que afeta os sentidos do aprendiz;

· Reforço: evento que resulta no aumento da probabilidade da ocorrência de um ato que imediatamente o precedeu;

· Contingência de Reforço: arranjo de uma situação para o aprendiz, na qual a ocorrência de reforço é tornada contingente à ocorrência imediatamente anterior de uma resposta a ser aprendida.

As principais variáveis de Output são as respostas que o aprendiz dá. Estas respostas são definidas por Skinner como comportamento respondentes ou operantes.

· Comportamento respondente: é aquele que abrange todas as respostas de seres humanos, que são eliciadas, involuntariamente, em presença de determinado estímulo. De modo geral são todas as respostas que podem ser identificadas como reflexos.

· Comportamento Operante: inclui tudo o que fazemos e que tem efeito sobre o mundo exterior ou opera nele. Não se sabe a priori que estímulo provocará a emissão de uma determinada resposta.

O processo Instrucional segundo a Abordagem Skinneriana

Para Skinner, o reforço (positivo) e as contingências de reforço têm papel preponderante na aprendizagem. O ensino se dá apenas quando o que precisa ser ensinado pode ser colocado sob controle de certas contingências de reforço.

Programar contingências significa dar o reforço no momento apropriado, significa reforçar respostas que provavelmente levarão o aprendiz a exibir o comportamento terminal desejado.

Instrução programada trata-se da mais conhecida aplicação educacional, específica, do trabalho de Skinner. Pode ser através de textos ou máquinas de ensinar..

Os princípios básicos são:

1. Pequenas etapas: - a informação é apresentada através de um grande número de pequenas e fáceis etapas. O uso de pequenas etapas facilita a emissão de respostas a serem reforçadas e diminui a probabilidade de cometer erros;

2. Resposta Ativa - o aluno aprende melhor se participa ativamente da aprendizagem;

3. Verificação imediata - o aluno aprende melhor quando verifica sua resposta imediatamente;

4. Ritmo próprio - cada aluno pode trabalhar tão rápida ou lentamente quanto desejar ;

5. Testagem do programa: testagem através da atuação do aluno. Se a apresentação de algum quadro não estiver clara isto se refletirá nas respostas do estudante.

Aprendizagem segundo Skinner

Para Skinner, a aprendizagem ocorre devido ao reforço. Não é a presença do estímulo ou da resposta que leva à aprendizagem, mas sim a presença das contingências de reforço. O importante é arranjar situações tais que as respostas dadas pelo aprendiz sejam reforçadas e tenham sua probabilidade de ocorrência aumentada.

Segundo Skinner o papel do professor é de programador de contingências. Programar contingências significa dar o reforço no momento apropriado, reforçar as respostas que aumentarão a probabilidade de que o aprendiz exiba o comportamento terminal.

Skinner acredita numa tecnologia manipuladora do comportamento. Na prática pedagógica, o aluno é visto como um ser passível de manipulação, portanto passivo e controlado pelo ambiente.

Há um excessivo diretivismo nesta prática, nenhuma liberdade de ação é dada aos educandos, se esta não estiver prevista no planejamento de ensino. As relações pessoais e a cooperação não são levadas em conta, e o ambiente não tem sido entendido como contendo outras pessoas, é em geral apenas o mundo físico que é considerado.

A teoria de Gagné

A aprendizagem segundo Gagné

A aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança, ou seja, é uma mudança comportamental persistente.

A mudança comportamental persistente, a qual Gagné chama de aprendizagem, refere-se aquela que ocorre quando o indivíduo interage com o seu ambiente externo. Segundo ele, a aprendizagem é ativada por uma variedade de tipos de estimulação proveniente do ambiente do indivíduo.

À primeira vista, o conceito de Gagné insere-se no contexto de uma abordagem behaviorista, isto é, do tipo estímulo-resposta. Entretanto contrariamente à posição de Skinner, que não está preocupado com processos intermediários e sim com o controle do comportamento observável por meio das respostas do indivíduo, Gagné se preocupa com o processo da aprendizagem.

Um determinado ato de aprendizagem é precedido e seguido por eventos de aprendizagem , que pode ser analisados através de oito fases:

Fase Processo

Motivação

Apreensão

Aquisição

Retenção

Rememoração

Generalização

Desempenho

Retroalimentação Expectativa

Atenção, perspectiva seletiva

Codificação, estrada de armazenamento

Armazenamento na memória

Recuperação

Transferência

Resposta

Reforço

Obviamente, para que a aprendizagem possa ocorrer o estudante deve estar motivado.

A instrução e o papel do professor segundo Gagné

A aprendizagem é definida por Gagné como uma mudança comportamental persistente. Um ato de aprendizagem pode ser analisado em termos de uma série de eventos cujas fases de uma série de eventos cujas fases precedem o incidente essencial de aprendizagem que é a fase da aquisição. Para cada fase da aprendizagem que é a fase da aprendizagem é concebida a existência de um ou mais processos internos, no sistema nervoso central do aluno, que transforma a informação até que ele responda com um desempenho.

Por sua vez, esses processos internos da aprendizagem podem ser influenciados por eventos externos, por estimulação do ambiente do indivíduo, como por exemplo , explicações do professor ou um livro de texto.

Ao professor cabe a tarefa de promover a aprendizagem através da instrução. Ele planeja a instrução, administra-se e avalia a sua eficácia através da avaliação da aprendizagem do aluno.

Construtivismo e Projeto Instrucional

O construtivismo consiste em uma tentativa de definir um papel mais ativo para os aprendizes, no processo da aprendizagem. E o projeto instrucional compreende tanto a teoria como os procedimentos do construtivismo para o desenvolvimento dos materiais instrucionais.

O autor cita neste artigo, o trabalho que está sendo desenvolvido na Universidade do Estado de Utah, na tentativa de estender a teoria do projeto instrucional. E identifica os pressupostos desse projeto contrastando-os com os pressupostos do construtivismo.

São eles:

Pressupostos do Projeto Instrucional:

· Modelos mentais - organização da memória em estruturas;

· Categorias de conhecimento - existem diferentes resultados de aprendizagem e são requeridas condições diferentes para se obter cada um desses resultados diferentes;

· Representação do conhecimento;

· Realizações;

· Diferenciação das estratégias instrucionais;

· Categorias de estratégia;

· Universidade das estratégias;

Pressupostos do construtivismo:

· Construção da aprendizagem;

· Interpretação pessoal;

· Aprendizagem ativa;

· Aprendizagem colaborativa;

· Aprendizagem situada;

· Avaliações integradas.

O projeto instrucional para um construtivista consiste em selecionar tarefas que sejam relevantes para a experiência de vida da criança sendo que o professor ou a pessoa que desenvolve a instrução deve dar acesso às ferramentas que podem ser utilizadas para construir soluções para o problema. E a avaliação não precisa ser realizada separada, e sim pelo sucesso da realização da tarefa.