Introdução à informática aplicada à educação
programa da disciplina

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Disciplina oferecida ao CPGCC/UFSC

Ementa

     Relação tecnologia e sociedade. As TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação e as transformações e impactos do mundo atual: utopias e possibilidades. Como uma atitude e uma postura autônoma e crítica pode ser possível? Qual o papel da escola nesse contexto? Psicologia da Aprendizagem: Abordagens ambientalista, inatista, interacionista e sócio-biológica. Autonomia do estudante em relação à tecnologia da informática.

Programa

Unidade 1 - Psicologia da Aprendizagem

História da psicopedagogia.
As visões ambientalista,inatista e interacionista.
Conceitos fundamentais das principais teorias den aprendizagem (Skinner, Piaget,Vygotski, Bruner, Freire).
Outros autores (Maturana, Gardner, Kolb, Rousseau, Frenet, Montessori, etc)
Crítica e síntese reflexiva entre as diferentes abordagens - Diferenças e similitudes na prática.

Unidade 2 - Educação, Informática e Sociedade

Quem constrói - quem projeta - para quê - para quem - quem usa - a geopolítica do mundo das NTIC - dimensão histórica.

As NTIC e as transformações e impactos do mundo atual.

A nova OT - e a dança do capital especulativo internacional - o poder das corporações

Utopias e possibilidades: Dimensões Econômica, política, segurança pública,- cultural(exemplos concretos), relações e inter inddividuais, grupais e organizacionais. competição x cooperação

Há saída para os países em desenvolvimento? Como uma atitude e uma postura autônoma e crítica pode ser possível? No nível internacional? Interinstitucional? Interindividual?

Por que usar as novas tecnologias da informática na educação? As razões são pedagógicas? Econômicas? Políticas? E sociais? Quais são estas razões?

Reflexão sobre vantagens e desvantagens do uso da informática em ambientes de ensino e de aprendizagem - A relação entre tecnologia e inteligência.

Os novos paradigmas educacionais e as novas tecnologias.