Ementa
Relação
tecnologia e sociedade. As TIC - Tecnologias de Informação
e Comunicação e as transformações e impactos
do mundo atual: utopias e possibilidades. Como uma atitude e uma postura
autônoma e crítica pode ser possível? Qual o papel da
escola nesse contexto? Psicologia da Aprendizagem: Abordagens ambientalista,
inatista, interacionista e sócio-biológica. Autonomia do estudante
em relação à tecnologia da
informática.
Programa
Unidade 1 - Psicologia da Aprendizagem
História da psicopedagogia.
As visões ambientalista,inatista e interacionista.
Conceitos fundamentais das principais teorias den aprendizagem (Skinner, Piaget,Vygotski, Bruner, Freire).
Outros autores (Maturana, Gardner, Kolb, Rousseau, Frenet, Montessori, etc)
Crítica e síntese reflexiva entre as diferentes abordagens - Diferenças e similitudes na prática.
Unidade 2 - Educação, Informática e Sociedade
Quem constrói - quem projeta - para quê - para quem - quem usa - a geopolítica do mundo das NTIC - dimensão histórica.
As NTIC e as transformações e impactos do mundo atual.
A nova OT - e a dança do capital especulativo internacional - o poder das corporações
Utopias e possibilidades: Dimensões Econômica, política, segurança pública,- cultural(exemplos concretos), relações e inter inddividuais, grupais e organizacionais. competição x cooperação
Há saída para os países em desenvolvimento? Como uma atitude e uma postura autônoma e crítica pode ser possível? No nível internacional? Interinstitucional? Interindividual?
Por que usar as novas tecnologias da informática na educação? As razões são pedagógicas? Econômicas? Políticas? E sociais? Quais são estas razões?
Reflexão sobre vantagens e desvantagens do uso da informática em ambientes de ensino e de aprendizagem - A relação entre tecnologia e inteligência.
Os novos paradigmas educacionais e as novas tecnologias.