UFSC
Pós-graduação em Ciências da Computação
Informática Aplicada à Educação
Alexandre Perin de Souza
A Experiência do Senac no
Desenvolvimento de
Ambientes de Aprendizagem com Computador
Senac: Uma Instituição de Formação Profissional
O Senac é uma organização de caráter privado e atua na área de comércio e serviços. Foi criado em 1946 por empresários do comércio e é mantido pelas empresas do setor de comércio e serviços, que destinam ao Senac 1% calculado sobre o total da folha de pagamento.
Existem instituições extremamente apegadas a sua incumbência tradicional: formação de mão-de-obra para postos de trabalho em função das necessidades detectadas no mercado.
Ao mesmo tempo, outras instituições ingressam por um novo tempo e passam a responder às necessidades das empresas, incrementando a prestação de serviços não convencionais, que incluem assistência técnica, assessoria e consultoria voltadas para aumento da produtividade, redução de custos, melhoria da gestão empresarial.
A expansão desses serviços constitui um tentativa de adequar-se às mudanças ocorridas na organização do trabalho, bem como uma alternativa de arrecadação de recursos. Vale ressaltar que, na maioria das vezes, a diversificação dos serviços institucionais não é uma estratégia planejada e sim decorrência da falta de uma visão clara do seu próprio papel.
O Mundo do Trabalho: Cenário 70 a 80
Podemos resumir o mundo do trabalho no anos 70 e 80 nos seguintes tópicos:
Papel do Senac no Cenário 70 e 80
O Senac neste período possuía o seguinte papel:
Uma Nova Dimensão na Qualidade de Formação Profissional
O novo perfil do trabalhador atual requer que a formação profissional extrapole os conhecimentos específicos de uma determinada ocupação. Esta formação nós chamamos de polivalente, cujo sentido não é de preparar indivíduos para o desempenho de diversos ofícios, pretende-se, sim, que os alunos dominem a técnica em nível intelectual, mediante o conhecimento das bases técnico-científicos que fundamentam a sua prática; e sim, a polivalência, destina-se a dar aos participantes a mais ampla formação em vários ofícios relacionados com profissão escolhida, a fim de ajudá-lo a adaptar-se ás características específicas do trabalho. Também tem por objetivo prepará-los a adaptar-se à evolução técnica futura, assim como a outras oportunidades profissionais que poderão apresentar-se e abrir-lhes perspectiva de carreira.
Revendo a nossa Prática Pedagógica
Para que possamos realmente estar em sintonia com a nova dimensão de qualidade do nosso modelo pedagógico, devemos rever algumas de nossas atitudes/práticas, tais como:
A idéia de que uma formação sólida e abrangente provoca alteração qualitativa na compreensão da prática social e cria maiores possibilidades de intervenção na realidade leva à conclusão de que a educação, mesmo determinada por fatores de ordem da economia, pode contribuir para a modificação das relações que permeiam o mundo do trabalho.
Modelo e Estrutura Curricular, Conteúdos e Procedimentos Ensino
Uma proposta curricular apropriada à formação profissional polivalente é aquela em que o conhecimento, em qualquer dos seus campos, acha-se a serviço da emancipação.
Neste sentido o Modelo e Estrutura Curricular dos nossos cursos possuem:
A integração de conteúdos e métodos de ensino é a principal diretriz para a organização de currículos. É ela que assegura a formação polivalente.
Conteúdos de Ensino Critérios
Quanto aos procedimentos de ensino, devemos privilegiar a problematização do assunto e a assimilação ativa dos conhecimentos. Quanto mais um aluno for capaz de analisar, considerar e avaliar diferentes fenômenos e processos, maior será seu grau de competência e criatividade.
O que conta, na perspectiva do cognitivismo, é criar condições para o desenvolvimento das capacidades de abstração e reflexão sobre a atividade realizada. Assim, não basta que o aluno execute com exatidão uma atividade de domínio teórico ou um processo de trabalho. Ele só vai avançar, se for capaz de, conscientemente, justificar e explicar seu próprio procedimento.
De acordo com a concepção cognitivista, portanto, o conhecimento não vem da prática, mas da abstração reflexionante que nela se apóia. A prática é, por conseguinte, condição necessária da teoria, mas de modo algum, sua condição suficiente.
Implantação Modelo (Polivalência)
Praticamente há três anos que estamos num processo de transição para a conquista de uma nova dimensão de qualidade dentro da formação profissional. Dentre os momentos mais importantes desta transição, podemos enumerar os seguintes:
Acreditamos que já estamos colhendo alguns frutos do nosso trabalho, tal como, a conscientização de todos no sistema Senac de que estamos no caminho que nos levará, em breve, a conquistar novos mercados e poder cumprir com a nossa missão com um grau de certeza ainda maior.
É importante também registrar que a política educacional do Senac vem demostrar o grau de evolução e onde se quer chegar dentro do nosso espaço de trabalho.