Universidade Federal de Santa Catarina
UFSC
Departamento de Informática e
Estatística
Curso de Pós Graduação
em Ciência da Computação
Disciplina : Informática Aplicada a Educação
Alunos: Maria Margareth Lins Rossal
e Mersio José Artifon
Algumas questões que devem ser levantadas
para a especificação de um ambiente de autoria adequado para
desenvolvimento de produtos educacionais:
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O software é adequado à proposta curricular?
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O software possibilita o desenvolvimento de aplicação em todas
as disciplinas?
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O produto gerado pelo software é aberto, possibilita a inclusão
de novos elementos e/ou estruturas?
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O software possibilita a melhoria da integração professor/aluno?
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O software permite ao usuário escolar (professor e/ou aluno) ser autor
daquilo que deseja criar?
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O software dispõe de recursos para a aplicação de
propósitos institucionais (instrução,
recuperação, enriquecimento,
demonstração/simulação, motivação)?
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O software possibilita a criação de projetos que incluam ajudas,
fornecimento de "feedback" e tratamento de erro?
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O software contribui à novos e interessantes aspectos para a
computação e a multimídia educacional?
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O software traz embutido ajuda/tutoriais?
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O software oferece objetos multimídia (arquivos em disco de som, texto,
vídeo clip ...) para os exercícios iniciais?
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Os exercícios iniciais são bem orientados
(tutoriais/manual/arquivos texto ...) e completos?
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O software possibilita que o usuário comum opere seus tutoriais, bem
como construa seus projetos a partir deles?
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O software é eficiente na comunicação usuário/sistema?
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O software possui linguagem adequada para o usuário escolar?
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Há acesso ao fornecedor/fabricante do software com perspectiva de
que o mesmo possa ser utilizados ou adaptado para melhorias de funcionamento
e à exigência relacionadas ao ensino/aprendizagem?
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O software traz manual tutorial?
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O software apresenta ajuda on-line?
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A documentação é completa (operação do
sistema, exercícios e outros)?
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A documentação é clara, fácil de interpretar
e útil?
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O software é executado em equipamentos diferentes em termos de
configurações/marca/modelo?
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O software reconhece e opera satisfatoriamente com periféricos diferentes
(marca/modelo)?
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O software exige recursos adicionais específicos de hardware, incluindo-se
periféricos?
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Uma vez instalado o software, sua execução e independente?
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O software executa satisfatoriamente em sistemas operacionais compatíveis
em diferentes versões?
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O software reconhece e opera satisfatoriamente com os diferentes tipos de
arquivos (som, imagem, vídeo, etc...)?
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O software traz no seu contexto utilitários que tornam mais independente
(editor de texto, ícones, imagem)?
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O software possibilita a comunicação com outros sistemas,
incluindo-se banco de dados?
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Como se dá a identificação das informações
sobre a instalação/desinstalação do software
(manual/discos/cd)?
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Os arquivos de instalação/desistalação dão
indicados?
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Quando da instalação, cria grupos de programas, ícones
e informa (apresenta visualização na tela)?
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Quando da desinstalação, desinstala por completo?
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Os aplicativos são facilmente identificados?
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Os aplicativos são úteis para a elaboração de
objetos do projeto de autoria?
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Os aplicativos dão autonomia ao software?
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A diagramação geral da tela torna a leitura agradável
(distribuição, cores, ícones, barras, caixas, e outros)?
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Há clareza nos comandos (barras, caixas...), os desenhos dos ícones
representam as ações?
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O conteúdo das bolhas de ajuda (quando se passa o cursor sobre o
ícone) são úteis e informam o desejado?
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O software seque padrões conhecidos de projeto de interface (barra
de ferramentas/título/menus/status )?
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Os objetos são facilmente identificados (caixa de ferramentas,
ícones, bolhas de ajudas, etc...)?
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Os objetos são suficientes para atender as necessidades de desenvolvimento
de projetos de multimídia (som, imagem , vídeo, etc...)?
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A inclusão de objetos na interface de trabalho se dá de maneira
amigável?
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Após inserido o objeto a mudança de características
(tamanho, cor, posição, etc...) se dá de forma
amigável?
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Quando a abertura de um arquivo para ser inserido em um objeto, há
recursos de pré-visualização?
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As propriedades do objeto são acessíveis e apresentam recursos
motivacionais (mensagens, transição, bolhas de ajuda, ajustes
de imagens, etc...)?
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As macros, ao serem elaboradas por objetos, possibilitam sincronismo e
automatização de ações?
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controle de paginação satisfaz as necessidades de
operações com os objetos(sincronismo e automatização)?
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Os procedimentos são claros e perceptíveis, independentes e
aplicáveis aos objetos (através de macros)?
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O Software apresenta possibilidade de pre-execução?
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O software apresenta possibilidade de inclusão de novas estruturas
(telas/páginas) durante a criação?
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A correção de erros em objetos é pertinente?
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O software possibilita a criação de executável?
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O software possibilita a conversão de seus programas de autoria para
a internet (gera arquivos HTM)?
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Instalação/Desinstalação Questões
1 a 4.
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Utilitários Questões 5 a 7
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Área de Trabalho Questões 8 a 11
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Objetos Questões 12 a 18
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Paginação Questões 19 e 20
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Execução Questões 21 a 25
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Há adequação software ao nível do usuário
escolar?
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Previsão de atualização pelo fornecedor (tendência)?
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O mercado do software é conhecido?
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Ausência de erro de conteúdo (comando e outros)?
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Possibilidade de apresentação e controle de escores?
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Resistência a procedimentos inadequados, assegurando a continuidade
de execução?
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Em situações de paras de execução extemporânea,
o software não apresenta degradação de seus
parâmetros?