Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Departamento de Informática e Estatística

Curso de Pós Graduação em Ciência da Computação

Disciplina : Informática Aplicada a Educação

Alunos: Maria Margareth Lins Rossal e Mersio José Artifon

 

       Algumas questões que devem ser levantadas para a especificação de um ambiente de autoria adequado para desenvolvimento de produtos educacionais:

 

  1. O software é adequado à proposta curricular?
  2. O software possibilita o desenvolvimento de aplicação em todas as disciplinas?
  3. O produto gerado pelo software é aberto, possibilita a inclusão de novos elementos e/ou estruturas?

 

  1. O software possibilita a melhoria da integração professor/aluno?
  2. O software permite ao usuário escolar (professor e/ou aluno) ser autor daquilo que deseja criar?
  3. O software dispõe de recursos para a aplicação de propósitos institucionais (instrução, recuperação, enriquecimento, demonstração/simulação, motivação)?
  4. O software possibilita a criação de projetos que incluam ajudas, fornecimento de "feedback" e tratamento de erro?
  5. O software contribui à novos e interessantes aspectos para a computação e a multimídia educacional?

 

    1. O software traz embutido ajuda/tutoriais?
    2. O software oferece objetos multimídia (arquivos em disco de som, texto, vídeo clip ...) para os exercícios iniciais?
    3. Os exercícios iniciais são bem orientados (tutoriais/manual/arquivos texto ...) e completos?
    1. O software possibilita que o usuário comum opere seus tutoriais, bem como construa seus projetos a partir deles?
    2. O software é eficiente na comunicação usuário/sistema?
    3. O software possui linguagem adequada para o usuário escolar?
    1. Há acesso ao fornecedor/fabricante do software com perspectiva de que o mesmo possa ser utilizados ou adaptado para melhorias de funcionamento e à exigência relacionadas ao ensino/aprendizagem?
    2. O software traz manual tutorial?
    3. O software apresenta ajuda on-line?
    4. A documentação é completa (operação do sistema, exercícios e outros)?
    5. A documentação é clara, fácil de interpretar e útil?

 

 

    1. O software é executado em equipamentos diferentes em termos de configurações/marca/modelo?
    2. O software reconhece e opera satisfatoriamente com periféricos diferentes (marca/modelo)?
    3. O software exige recursos adicionais específicos de hardware, incluindo-se periféricos?
    4. Uma vez instalado o software, sua execução e independente?
    5. O software executa satisfatoriamente em sistemas operacionais compatíveis em diferentes versões?
    6. O software reconhece e opera satisfatoriamente com os diferentes tipos de arquivos (som, imagem, vídeo, etc...)?
    7. O software traz no seu contexto utilitários que tornam mais independente (editor de texto, ícones, imagem)?
    8. O software possibilita a comunicação com outros sistemas, incluindo-se banco de dados?

 

 

    1. Como se dá a identificação das informações sobre a instalação/desinstalação do software (manual/discos/cd)?
    2. Os arquivos de instalação/desistalação dão indicados?
    3. Quando da instalação, cria grupos de programas, ícones e informa (apresenta visualização na tela)?
    4. Quando da desinstalação, desinstala por completo?
    5. Os aplicativos são facilmente identificados?
    6. Os aplicativos são úteis para a elaboração de objetos do projeto de autoria?
    7. Os aplicativos dão autonomia ao software?
    8. A diagramação geral da tela torna a leitura agradável (distribuição, cores, ícones, barras, caixas, e outros)?
    9. Há clareza nos comandos (barras, caixas...), os desenhos dos ícones representam as ações?
    10. O conteúdo das bolhas de ajuda (quando se passa o cursor sobre o ícone) são úteis e informam o desejado?
    11. O software seque padrões conhecidos de projeto de interface (barra de ferramentas/título/menus/status )?
    12. Os objetos são facilmente identificados (caixa de ferramentas, ícones, bolhas de ajudas, etc...)?
    13. Os objetos são suficientes para atender as necessidades de desenvolvimento de projetos de multimídia (som, imagem , vídeo, etc...)?
    14. A inclusão de objetos na interface de trabalho se dá de maneira amigável?
    15. Após inserido o objeto a mudança de características (tamanho, cor, posição, etc...) se dá de forma amigável?
    16. Quando a abertura de um arquivo para ser inserido em um objeto, há recursos de pré-visualização?
    17. As propriedades do objeto são acessíveis e apresentam recursos motivacionais (mensagens, transição, bolhas de ajuda, ajustes de imagens, etc...)?
    18. As macros, ao serem elaboradas por objetos, possibilitam sincronismo e automatização de ações?
    19. controle de paginação satisfaz as necessidades de operações com os objetos(sincronismo e automatização)?
    20. Os procedimentos são claros e perceptíveis, independentes e aplicáveis aos objetos (através de macros)?
    21. O Software apresenta possibilidade de pre-execução?
    22. O software apresenta possibilidade de inclusão de novas estruturas (telas/páginas) durante a criação?
    23. A correção de erros em objetos é pertinente?
    24. O software possibilita a criação de executável?
    25. O software possibilita a conversão de seus programas de autoria para a internet (gera arquivos HTM)?

 

 

 

 

    1. Há adequação software ao nível do usuário escolar?
    2. Previsão de atualização pelo fornecedor (tendência)?
    3. O mercado do software é conhecido?
    4. Ausência de erro de conteúdo (comando e outros)?
    5. Possibilidade de apresentação e controle de escores?
    6. Resistência a procedimentos inadequados, assegurando a continuidade de execução?
    7. Em situações de paras de execução extemporânea, o software não apresenta degradação de seus parâmetros?