Universidade Federal da Santa Catarina
Departamento de Informática e Estatística
Informática Aplicada a Educação
Orlando Fonseca Silva - nick@eps.ufsc.br
Texto: Inteligência e Afetividade na Criança
Na Teoria de Piaget
Capítulo 5
Autor: Barry J. Wadsworth
DESENVOLVIMENTO DAS OPERAÇÕES CONCRETAS
(7-11 anos.)
Transição entre o pensamento pré-operacional e o formal.
Atingem o uso das operações lógicas em problemas reais (concretos).
O pensamento deixa de ser dominado pelas percepções (mais cognitivo).
Podem descentrar a percepção e acompanhar as transformações.
É desenvolvida a reversibilidade das operações mentais.
Capaz de resolver problemas de conservação com argumentação certa.
Forma-se a base para o conceito de número com as operações intelectuais de seriação e classificação e o aperfeiçoamento dos conceitos de causalidade, espaço, tempo e velocidade.
Menos egocêntrica, mais social ao fazer uso da linguagem.
Pode assumir o ponto de vista dos outros.
Paralelismo entre o desenvolvimento cognitivo e o afetivo.
O desenvolvimento da vontade permite a regulação do julgamento afetivo.
A vontade envolve um senso de obrigação para com as próprias normas ou valores.
A autonomia de julgamento e o afeto continuam a se desenvolver nas relações sociais que encorajam o respeito mútuo (cooperação)
Em vez de apenas aceitar os argumentos unilaterais preestabelecidos, torna-se gradativamente capaz de avaliar essas idéias.
Compreensão da noção de intencionalidade e aumento da capacidade de considerar os motivos ao emitir julgamentos.
Progressos nos conceitos morais como, compreensão de regras, mentiras acidentes e justiça.
DESENVOLVIMENTO AFETIVO: COOPERAÇÃO
As interações com os adultos, em geral são baseadas no respeito unilateral
As interações com os colegas (iguais), onde os problemas que surgem são solucionados entre eles, gradativamente se baseiam no respeito mútuo ou seja cooperação.
As relações sociais entre as crianças são importantes para o desenvolvimento afetivo e intelectual.
Ocorre com o fim do egocentrismo pré operacional e com o nascimento das operações cognitivas (7-8 anos).
AFETIVIDADE (sentimentos, valores, interesses, etc.)
- As operações reversíveis internalizadas (reversibilidade) se manifestam no julgamento afetivo infantil, em virtude de os sentimentos do dia-a-dia poderem ser representados e lembrados, os sentimentos passam a ser relacionados com os sentimentos anteriores
- Os afetos adquirem uma medida de estabilidade e consistência que não apresentavam antes, passam a ser normativos, isto é, generalizável, durar além do momento e estar ligado à autonomia.
- A construção da reversibilidade conduz à lógica do afeto.
VONTADE
- É um instrumento de conservação de valores.
- Diante de um conflito entre dois impulsos ou tendências, o impulso que é inicialmente mais fraco deve tornar-se o mais forte dos dois no decorrer de um ato de vontade.
Ex. Na situação de escolher o que quer (desejo) fazer e o que "deve"
fazer ou sente moralmente obrigado a fazer.
- Tais escolhas são sociais e interpessoais e implicam um senso de obrigação e valor.
- Consiste em subordinar uma dada situação a uma escala permanente de valores, construída pelo indivíduo diante do que se sente obrigado a aderir. Corresponde a conservação de valores.
- Assume o papel de reguladora (auto regulação) do afeto.
- Os valores podem mudar com o tempo mediante novas construções.
AUTONOMIA
Tem um componente afetivo e outro cognitivo, ambos importantes e funcionalmente inseparáveis.
- A autonomia intelectual significa fazer escolhas intelectuais por si mesmo e aprender a tomar decisões. É auto regulação. Ex. detetive
- A autonomia afetiva é um guia para a seleção de comportamento, apoiada na própria construção de valores e em um senso de obrigação de aderir estes valores. É auto regulação
Leva à ação e à interação social cooperativa, com base no desejo de fazer o que é correto, claro, justo e responsável para os outros e para si mesmo. Incorpora os valores construídos e internalizados pelo indivíduo, mais um senso de obrigação (imposto pela formação da vontade) de agir de acordo com aqueles valores.
OPERAÇÕES LÓGICAS:
Sistema internalizado (realizado em pensamento) de ações totalmente reversíveis.
Como toda estrutura cognitiva, são construídas a partir das estruturas anteriores como uma função de assimilação e acomodação.
Do ponto de vista cognitivo, é a ocorrência mais importante que se dá no período das operações concretas.
- Embora desenvolva um uso funcional da lógica, não alcança o nível mais elevado do uso das operações lógicas.
- As operações lógicas desenvolvidas neste período (reversibilidade, classificação e outras) têm emprego apenas na solução de problemas que envolvem objetos e fatos concretos (reais, observáveis), no presente imediato.
- Na sua maioria, ainda não podem aplicar a lógica a problemas hipotéticos, puramente verbais ou abstratos e também não podem raciocinar corretamente sobre problemas concretos que envolvem muitas variáveis.
- A construção da reversibilidade conduz à lógica do pensamento.
Para Piaget,
Assim como nós nos adaptamos biologicamente ao meio, também nos adaptamos intelectualmente.
O desenvolvimento cognitivo e afetivo e social são os correlatos intelectuais da adaptação biológica e inseparáveis.
O mundo que nos cerca é organizado e estruturado através da assimilação e acomodação
As estruturas cognitivas são produtos da organização e construção e
A organização é interna podendo ou não guardar uma nítida semelhança com o que se chama de realidade.
O processo é auto regulado e funciona de modo mais autêntico quando é autônomo ou autodirigido.
As adaptações ocorrem quando há uma necessidade interna ou uma valência para o indivíduo e
As necessidades e valores pertencem ao domínio afetivo.
A necessidade para a adaptação é encontrada na desequilibração.
Piaget considerou o desenvolvimento intelectual como um processo que ocorre a vida toda e que pode ser concebido como tendo os aspectos cognitivo, afetivo e social.
Uma visão do desenvolvimento intelectual incluindo apenas o desenvolvimento cognitivo sem levar inteiramente em conta os aspectos afetivos é incompleta.
Para muitos, os sentimentos não têm um lugar na verdadeira ciência; por isso, o domínio da afetividade é suspeito ???
Piaget, desde o início, colocou a afetividade no centro do desenvolvimento intelectual, contudo, dedicou mais atenção aos aspectos cognitivos em sua pesquisa.
............................ Alguns Conceitos ...................................
DESCENTRAR
Significa fazer uso de todas as características perceptuais relevantes dos fatos e não de um único ou limitado aspecto.
TRANSFORMAÇÕES:
Capacidade de enfocar, compreender e coordenar as relações dos vários passos de uma transformação.
Adquire a capacidade de compreender as razões das mudanças ou transformações nos estados afetivos dos outros Ex. Alegria para tristeza.
REVERSIBILIDADE: INVERSÃO E RECIPROCIDADE
Construção da reversibilidade das operações mentais.
Ex. rotação de um tubo com bolas. Ex. Conservação de líquido
ESQUEMA
São estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio.
ASSIMILAÇÃO
É o processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceitual nos esquemas ou padrões de comportamento já existentes.
ACOMODAÇÃO
É a criação de novos esquemas ou a modificação de velhos esquemas. Ambas as ações resultam em uma mudança na estrutura cognitiva (esquemas) ou no seu desenvolvimento.
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