Universidade Federal de Santa Catarina

Disciplina: Informática Aplicada àEducação

3 Trimestre/1999

Aluna: Sônia I. Grudtner Floriano

 

Síntese do livro: Educação como prática da liberdade

Autor: Paulo Freire

 

Para Freire "o existir é individual, mas só se realiza em relação com outros existires."

Ele propõe uma educação para a liberdade, para um homem sujeito que implica numa sociedade também sujeito. Para isto, é necessário que haja uma ampla conscientização das massas brasileiras através de uma educação de auto-reflexão e de reflexão sobre o seu tempo e seu espaço. O que ele chama de "elevação do pensamento das massas, e que constrói a politização".

Seu objetivo através de uma educação libertadora e formar homens autônomos e conscientes do seu papel perante a sociedade. Porque é da natureza humana discernir, e transcender, o homem existe no tempo, herda, incorpora, modifica. Ele é eminentemente interferidor e não permite ser um mero espectador.

Mas ressalta que é muito difícil a elite brasileira permitir uma educação libertadora porque o seu principal objetivo é manter a alienação do povo. Ele faz ainda severas críticas ao tipo de educação que temos e chama de educação bancária, pois o diálogo entre professor e alunos ocorre de forma vertical. Para ele essa educação não comunica, faz comunicado, o professor é quem ensina e os alunos aprendem. Não desenvolve no estudante o interesse pela pesquisa. Ela é palavresca, sonora e assistencialista e enfatiza a memorização e a desvinculação com a realidade.

Para Freire o combustível de uma pratica educativa libertadora é o diálogo, que segundo ele, deve ser horizontal entre educadores e educandos, onde juntos possam fazer críticas desenvolvendo assim, o espírito de decisão, de responsabilidade social e política. Uma prática efetiva e eficaz ocorre com uma participação livre e crítica dos educandos.

O educador libertário deve estruturar o conteúdo através da cultura do educando e da consciência que ele tem da mesma. Ele jamais deve dar o conteúdo pronto aos educandos. Por isso, propõe que os educadores abandonem está forma autoritária de dar aulas e adotem outras formas mais agradáveis utilizando temas geradores e círculos de cultura.