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Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção-PPGEP

Disciplina de Informática Aplicada na Educação

Professora: Edla Ramos

Mestrando: Marcos Roberto Rodrigues

rmarcos@eps.ufsc.br

Síntese de Leitura sobre o livro "A Educação como Prática Libertadora" de Paulo Freire

Paulo Freire obteve enormes avanços na educação de adultos. Educação esta que não limitava-se ao simples aprendizado de grafias e fonemas, e sim ao aprendizado crítico do homem e seu relacionamento com o mundo, como poderemos ver mais adiante.

No contexto apresentado no livro, Paulo Freire e sua equipe são "contratados" para desenvolver um programa de alfabetização de adultos, uma vez que o maior problema para os então governantes, era a impossibilidade destes participarem do processo eleitoral. Vale a pena salientar que o maior interesse neste contexto era simplesmente aumentar o número de votantes e não o de permitir o acesso ao pensamento crítico e consciente da realidade por parte dos alfabetizandos.

Freire, consciente de seu papel como educador, não limitou-se ao ensino da leitura e da escrita, uma vez que acreditava que o ser humano necessita compreender a sua importância frente a sociedade e a importância e o papel da escrita nesta sociedade, e esta imersão no contexto social somente é possível através da formação de uma consciência crítica e libertadora no homem.

Esta criticidade do homem perante a sociedade, torna-o transformador do mundo, e não apenas "objeto" massificado, através da democratização da cultura, o povo é capaz de decidir e optar, e de interpretar os problemas existentes no dia-a-dia com profundidade, fato que,  quando percebido pelos "condutores das massas", é vorazmente combatido.

A forma proposta por Freire para a construção do "homem crítico" e não do "homem massa", passa fundalmentalmente pela construção do diálogo participativo, onde todos os constroem o raciocínio, paralela e solidáriamente, sem a perspectiva impositiva, tal qual ainda hoje existe e é empregada em muitas escolas.

Outro grande diferencial na proposta de Freire, é a não existência de "manuais" ou "cartilhas" pré-definidas para a alfabetização do adulto. Sua proposta destaca a necessidade de construir, primeiro a compreensão da importância do homem perante o mundo, segundo, neste contexto despertar no aluno a necessidade da aprendizagem e, terceiro, a partir de elementos comuns àquela comunidade, e com a participação desta, elaborar o vocabulário que será utilizado no processo educacional, o que permite tornar-lo o mais próximo da realidade desta comunidade, o que se destaca como um grande facilitador para o aprendiz.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Lévy, Pierre. As tecnologias da Inteligência; tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro, Ed. 34,  1993.