DISCIPLINA: INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Resumo do Livro: Piaget / Vygotsky :novas contribuições para o debate.

Autor: José Antônio Castorina et all

ALUNA: Ana Lucia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi

PIAGET / VYGOTSKY DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS

VYGOTSKY

· Propôs uma teoria histórico-social do desenvolvimento, a partir da internalização mediada da cultura, postulando um sujeito social não apenas ativo mas sobretudo interativo.

· Defendeu o estudo inter-relacionado e não reducionista das funções e processos psicológicos.

PIAGET

· Apresenta uma teoria de desenvolvimento cognitivo através de um processo de construção de estruturas lógicas, explicadas por mecanismos endógenos. A intervenção social aparece para facilitar ou como obstáculos da experiência com o meio.

· Sua teoria é considerada universalista e individualista do desenvolvimento, apresenta um sujeito ativo e abstrato que faz da aprendizagem um derivado do próprio desenvolvimento.

· Insistiu na constituição de sistemas estruturais como chave do desenvolvimento da inteligência;

DIFERENÇAS

VYGOTSKY

· A interação social e o instrumento lingüístico são decisivos para compreender o desenvolvimento cognitivo.

· A aprendizagem interage com o desenvolvimento a partir das zonas de desenvolvimento proximal centralizando as interações sociais e o contexto sociocultural.

· Os processos de desenvolvimento e aprendizagem estão intimamente inter-relacionados, porque a aquisição de qualquer habilidade infantil envolve a instrução proveniente dos adultos, antes ou durante a prática escolar.

· A aprendizagem consiste na internalização progressiva dos instrumentos mediadores e é uma aplicação do princípio anteriormente descrito.

· Para dar conta dos aprendizados escolares e sua conexão com o desenvolvimento, surge a hipótese da zona de desenvolvimento proximal, que evidencia o caráter orientador da aprendizagem com relação ao desenvolvimento cognitivo.

· O desenvolvimento do indivíduo e a ulterior consolidação das funções psicológicas estão precedidos pela aprendizagem.

· A orientação do desenvolvimento cognitivo é produzida pelo processo de internalização da interação social com os materiais fornecidos pela cultura.

· Os indivíduos interpretam suas próprias ações a partir dos significados que outros atribuem aos seus atos e conforme códigos sociais estabelecidos, o processo ocorre de fora para dentro.

PIAGET

· O desenvolvimento cognitivo é interpretado a partir da experiência com o meio físico.

· O processo de desenvolvimento intelectual é explicado pelo mecanismo de equilibração das ações sobre o mundo, limitando a interação com o meio.

· Os processos de desenvolvimento são independentes da aprendizagem, no sentido de que esta não influi sobre o curso do primeiro. E que os processos de desenvolvimento são condições previa para a realização de um aprendizado, porém não são alterados por ele.

· Os sistemas lógicos ou as formas superiores do pensamento derivam das abstrações reflexivas sobre os aspectos mais formais dos esquemas de ação.

· Os mecanismos de equilibração dos quais qualquer processo de reflexão faz parte orientam a constituição da lógica natural, de dentro para fora.

SEMELHANÇAS

· O enfoque genético é compartilhado pelos dois autores, as funções psicológicas em Vygotsky e os sistemas de conhecimento em Piaget podem ser estudados apenas em seu processo de formação.

· Os dois autores enfatizaram a atividade do sujeito na aquisição do conhecimento e o caráter qualitativo das mudanças no desenvolvimento

PERGUNTAS PARA O GRUPO

1. Piaget e Vygotsky levantaram os mesmos problemas com relação ao desenvolvimento cognitivo?

· Problema central da teoria de Vygotsky é como o pensamento ou a memória são transformados de funções primárias, naturais, em funções especificamente humanas. Ele sustenta a tese que os sistemas de signos produzidos na cultura na qual vivem as crianças não são meros facilitadores da atividade psicológica, mas seus formadores.

· A partir da sua posição marxista ele tentou reconciliar a teoria darwiniana da evolução humana com a imagem do homem como criador do seu próprio destino e da nova sociedade.

· Vygotsky propôs-se a precisar como os indivíduos pertencentes a uma determinada cultura chegam a controlar o sistema de signos correspondentes e como estes chegam a ser internalizados. Suas indagações estavam dirigidas à identificação daquelas formas em contextos particulares e à especificação do impacto do seu domínio sobre o funcionamento mental.

· A questão básica para o estudo de Piaget seria como se passa de um estado de menor conhecimento para outro de maior conhecimento. A questão era estabelecer os mecanismos responsáveis por tais mudanças entre o não poder fazer e o poder fazer.

· O sujeito aparece construindo seu mundo de significados ao transformar sua relação com o real.

CONSIDERAÇÕES

1.É necessário caracterizar a natureza do enfoque,

2.O significado dos conceitos teóricos,

3.A escolha metodológica,

Aparentemente é evidente a oposição entre as teorias de Piaget e Vygotsky no que se refere a aprendizagem e desenvolvimento:

· Para um o desenvolvimento prolonga-se na aprendizagem; para o outro a aprendizagem orienta o desenvolvimento.

· Por um lado, um mecanismo interno para o desenvolvimento e o aprendizado, pelo outro, um processo de internalização da cultura.

Porém a questão de Piaget não é como se constitui a subjetividade na internalização da cultura, bem como, a questão de Vygotsky não é como muda o ponto de vista do sujeito na constituição do objeto de conhecimento.

· Quando Vygotsky postula o caráter orientador da aprendizagem com relação ao desenvolvimento, a atividade educacional, é constitutiva do curso do desenvolvimento.

· Quando Piaget postula a continuidade entre desenvolvimento e aprendizagem está pensando nos mecanismos que dirigem a mudança do ponto de vista do sujeito.

· Qualquer contraposição que evita a visão de conjunto faz perder o sentido dos problemas e das soluções. A continuidade de Piaget entre desenvolvimento e aprendizagem e a orientação exercida pela aprendizagem em Vygotsky correspondem a problemáticas diferentes.

· Para ambos autores as relações interpessoais e intrapessoais são relevantes, em Vygotsky, o enfoque da dupla formação, para Piaget as coordenações das ações são simultaneamente individuais e interindividuais. Todo processo cognitivo implica intercâmbio entre as crianças e outras pessoas e os objetos físicos.