DISCIPLINA: INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
Resumo do Livro: Piaget / Vygotsky :novas contribuições para o debate.
Autor: José Antônio Castorina et all
ALUNA: Ana Lucia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi
PIAGET / VYGOTSKY DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS
VYGOTSKY
· Propôs uma teoria histórico-social do desenvolvimento, a partir da internalização mediada da cultura, postulando um sujeito social não apenas ativo mas sobretudo interativo.
· Defendeu o estudo inter-relacionado e não reducionista das funções e processos psicológicos.
PIAGET
· Apresenta uma teoria de desenvolvimento cognitivo através de um processo de construção de estruturas lógicas, explicadas por mecanismos endógenos. A intervenção social aparece para facilitar ou como obstáculos da experiência com o meio.
· Sua teoria é considerada universalista e individualista do desenvolvimento, apresenta um sujeito ativo e abstrato que faz da aprendizagem um derivado do próprio desenvolvimento.
· Insistiu na constituição de sistemas estruturais como chave do desenvolvimento da inteligência;
DIFERENÇAS
VYGOTSKY
· A interação social e o instrumento lingüístico são decisivos para compreender o desenvolvimento cognitivo.
· A aprendizagem interage com o desenvolvimento a partir das zonas de desenvolvimento proximal centralizando as interações sociais e o contexto sociocultural.
· Os processos de desenvolvimento e aprendizagem estão intimamente inter-relacionados, porque a aquisição de qualquer habilidade infantil envolve a instrução proveniente dos adultos, antes ou durante a prática escolar.
· A aprendizagem consiste na internalização progressiva dos instrumentos mediadores e é uma aplicação do princípio anteriormente descrito.
· Para dar conta dos aprendizados escolares e sua conexão com o desenvolvimento, surge a hipótese da zona de desenvolvimento proximal, que evidencia o caráter orientador da aprendizagem com relação ao desenvolvimento cognitivo.
· O desenvolvimento do indivíduo e a ulterior consolidação das funções psicológicas estão precedidos pela aprendizagem.
· A orientação do desenvolvimento cognitivo é produzida pelo processo de internalização da interação social com os materiais fornecidos pela cultura.
· Os indivíduos interpretam suas próprias ações a partir dos significados que outros atribuem aos seus atos e conforme códigos sociais estabelecidos, o processo ocorre de fora para dentro.
PIAGET
· O desenvolvimento cognitivo é interpretado a partir da experiência com o meio físico.
· O processo de desenvolvimento intelectual é explicado pelo mecanismo de equilibração das ações sobre o mundo, limitando a interação com o meio.
· Os processos de desenvolvimento são independentes da aprendizagem, no sentido de que esta não influi sobre o curso do primeiro. E que os processos de desenvolvimento são condições previa para a realização de um aprendizado, porém não são alterados por ele.
· Os sistemas lógicos ou as formas superiores do pensamento derivam das abstrações reflexivas sobre os aspectos mais formais dos esquemas de ação.
· Os mecanismos de equilibração dos quais qualquer processo de reflexão faz parte orientam a constituição da lógica natural, de dentro para fora.
SEMELHANÇAS
· O enfoque genético é compartilhado pelos dois autores, as funções psicológicas em Vygotsky e os sistemas de conhecimento em Piaget podem ser estudados apenas em seu processo de formação.
· Os dois autores enfatizaram a atividade do sujeito na aquisição do conhecimento e o caráter qualitativo das mudanças no desenvolvimento
PERGUNTAS PARA O GRUPO
1. Piaget e Vygotsky levantaram os mesmos problemas com relação ao desenvolvimento cognitivo?
· Problema central da teoria de Vygotsky é como o pensamento ou a memória são transformados de funções primárias, naturais, em funções especificamente humanas. Ele sustenta a tese que os sistemas de signos produzidos na cultura na qual vivem as crianças não são meros facilitadores da atividade psicológica, mas seus formadores.
· A partir da sua posição marxista ele tentou reconciliar a teoria darwiniana da evolução humana com a imagem do homem como criador do seu próprio destino e da nova sociedade.
· Vygotsky propôs-se a precisar como os indivíduos pertencentes a uma determinada cultura chegam a controlar o sistema de signos correspondentes e como estes chegam a ser internalizados. Suas indagações estavam dirigidas à identificação daquelas formas em contextos particulares e à especificação do impacto do seu domínio sobre o funcionamento mental.
· A questão básica para o estudo de Piaget seria como se passa de um estado de menor conhecimento para outro de maior conhecimento. A questão era estabelecer os mecanismos responsáveis por tais mudanças entre o não poder fazer e o poder fazer.
· O sujeito aparece construindo seu mundo de significados ao transformar sua relação com o real.
CONSIDERAÇÕES
1.É necessário caracterizar a natureza do enfoque,
2.O significado dos conceitos teóricos,
3.A escolha metodológica,
Aparentemente é evidente a oposição entre as teorias de Piaget e Vygotsky no que se refere a aprendizagem e desenvolvimento:
· Para um o desenvolvimento prolonga-se na aprendizagem; para o outro a aprendizagem orienta o desenvolvimento.
· Por um lado, um mecanismo interno para o desenvolvimento e o aprendizado, pelo outro, um processo de internalização da cultura.
Porém a questão de Piaget não é como se constitui a subjetividade na internalização da cultura, bem como, a questão de Vygotsky não é como muda o ponto de vista do sujeito na constituição do objeto de conhecimento.
· Quando Vygotsky postula o caráter orientador da aprendizagem com relação ao desenvolvimento, a atividade educacional, é constitutiva do curso do desenvolvimento.
· Quando Piaget postula a continuidade entre desenvolvimento e aprendizagem está pensando nos mecanismos que dirigem a mudança do ponto de vista do sujeito.
· Qualquer contraposição que evita a visão de conjunto faz perder o sentido dos problemas e das soluções. A continuidade de Piaget entre desenvolvimento e aprendizagem e a orientação exercida pela aprendizagem em Vygotsky correspondem a problemáticas diferentes.
· Para ambos autores as relações interpessoais e intrapessoais são relevantes, em Vygotsky, o enfoque da dupla formação, para Piaget as coordenações das ações são simultaneamente individuais e interindividuais. Todo processo cognitivo implica intercâmbio entre as crianças e outras pessoas e os objetos físicos.