Teste o seu estilo pedagógico.
(questionário adaptado de uma proposta feita pelo professor Pierre Dillenbourgh
Primeiro escolha uma ou mais alternativa que você acha mais adequada
em cada questão.
Depois para cada uma das alternativas associe a abordagem pedagógica
que você percebe como relacionada àquela alternativa.
1. Quando um professor está planejando suas atividades com os alunos ele deve:
a) Dosar as dificuldades a serem enfrentadas pelos alunos de tal forma que o aluno cometa o mínimo de erros possível porque isso irá reforçar a sua aprendizagem?b) Dosar as dificuldade de forma que o aluno cometa um certo número de erros que o leve a aprender com os mesmos?
Item Abordagem pedagógica Empirismo Construtivismo Sócio-Interacionismo Inatismo a) X
b) Adequada
2. Quando um aluno erra o professor deve:
a)Fornecer rapidamente a resposta correta de forma que o aluno não automatize e reforce a resposta errada;b)Informar a respeito do erro e propor referências sobre onde conseguir ajuda para a solução;
c)Propor alguma atividade que ajude o aluno a tomar consciência da sua contradição ou "erro" e permitir que ele reflita a respeito sem dar-lhe a resposta correta.
Item Perspectiva pedagógica Empirismo Socio - Interacionismo Construtivismo Inatismo a) X
b) X
c)
Adequada
3. A melhor forma de motivar um estudante é:
a)Cuidar que o estudante saiba que uso dará as novas habilidades que está conquistando e cuidar que o estudante tenha interesse em conquistá-las;b)Garantir um bom prêmio (ou castigo) para cada sucesso ( ou fracasso ) que o estudante alcance;
c)Deixar claro que a atividade a ser realizada terá um determinado peso na nota final que lhe será atribuída ao fim do curso?
Item Perspectiva pedagógica Empirismo Construtivismo Socio-Interacionismo Inatismo a) Adequada
b) X
c) X
4. Um currículo ideal comporta:
a)Uma seqüência linear de atividades concebida de forma a garantir que ao final da sua realização o estudante tenha alcançado o sucesso no seu aprendizado;b) Várias seqüências de atividades de forma que uma será selecionada para cada perfil de estudante;
c)Várias seqüências de atividades de modo que o estudante escolherá a que prefere;
d)Nenhuma seqüência de atividades preparada previamente - as atividades serão definidas em acordo com o estudante.
Item Perspectiva pedagógica Empirismo Construtivismo Socio-Interacionismo Inatismo a) X
b) X
c) Adequada
d) X
5. Num planejamento didático devemos:
a)Partir da apresentação das definições e princípios gerais e em seguida apresentar vários exemplos;b)Partir da apresentação das definições e princípios gerais e pedir aos estudantes que busquem exemplos concretos;
c)Partir de exemplos e progressivamente apresentar os princípios gerais e definições;
d)Partir de exemplos e situações concretas e solicitar aos estudantes que elaborem as definições e os princípios gerais.
Item Perspectiva pedagógica Empirismo Socio-Interacionismo Construtivismo Inatismo a) X
b) Adequada
c) X
d) X
6. Aprendemos melhor quando:
a)Trabalhamos sozinhos;b)Trabalhamos em grupos;
c)Trabalhamos momentos sós e momentos em grupos.
Item | Perspectiva pedagógica | |||
Empirismo | Socio-Interacionismo | Construtivismo | Inatismo | |
a) | X |
|||
b) | X |
|||
c) |
Adequada |
7. A avaliação:
a) deve ser feita pelo professor após a realização de todas as atividades teóricas (explicação do assunto) e práticas (exercícios de fixação) possíveis sobre um determinado conteúdo?
b) deve ser feita apenas pelo aluno (auto-avaliação)?
c) deve ser contínua e realizada durante todo o processo de aprendizagem tanto pelo professor quanto pelo aluno?
Item | Perspectiva pedagógica | |||
Empirismo | Sócio-Interacionismo | Construtivismo | Inatismo | |
a) | X |
|||
b) | X |
|||
c) | Adequada |
8. (Questão aberta)Por que uma criança tem mais facilidade de aprender matemática que outra? Ou por que uma criança não aprende matemática?
A diferença de aprendizado entre duas crianças pode ser enumerada, creio eu, em:
1) dom: inato e por aptidão;
2) afinidade gerada por incentivo externo (um professor), gosto;
3) condições psicofísicas: alimentação, estrutura familiar, etc.;
4) experiências com o assunto - a matemática - anteriores;
5) fatores emocionais: auto-imagem, medo de errar, medo de não aprender, etc.