Introdução à
informática aplicada à educação
Disciplina oferecida
ao CPGCC/UFSC
Área dos alunos do segundo trimestre de
2.002
[objetivos][programa][sistema
de avaliação][referências
Bibliográficas][agenda][alunos][página
inicial]
Nome | Síntese sobre Skinner Comentários nessa cor são da Edla |
Ederson | Síntese (pessoal) sobre extinção (Muito Interessante! texto autônomo cm novas relações) |
Patrícia | Síntese sobre Estímulo/Aprendizagem (Muitas idéias pouco desenvolvidas - texto pouco autônomo) |
Gizelly | Síntese B. F. Skinner (Muitas idéias pouco desenvolvidas - texto pouco autônomo) |
MateusPereira | Síntese B.F.Skinner - A concepção da Natureza Humana (Muitas idéias pouco desenvolvidas - texto pouco autônomo) |
Gisele | Skinner - Aprendizagem (Muitas idéias: poderiam ser melhor desenvolvidas - texto pouco autônomo) |
Heródoto | B F SKINNER - Um teórico sobre a natureza humana (Excelente desenvolvimento de idéias - texto autônomo com novas relações) |
Liluyoud | SKINNER - Estímulos: Reforço e Punição (Muito bom desenvolvimento de idéias - texto autônomo ) |
Lisiane | SKINNER - A concepção da Natureza Humana (Muito bom desenvolvimento de idéias - texto autônomo ) |
Rafael | Sintese sobre a Concepção da Natureza Humana segundo Skinner (Muito bom desenvolvimento de idéias - texto autônomo ) |
Paula | Sintese Skinner (Bom desenvolvimento de idéias - texto autônomo ) |
Renate | O Reforço como um conceito importante na teoria de Skinner (Bom desenvolvimento de idéias - texto autônomo ) |
Cristiano | Sintexe Skinner (Bom desenvolvimento de idéias - texto autônomo ) |
Marlise | Síntese do Skinner.(Muito bom desenvolvimento de idéias - texto autônomo ) |
Carla | Controle a partir do método científico. (Muito bom desenvolvimento de idéias - texto autônomo ) |
Como disponilibilizar a síntese na página?
Nome | Questionário Sobre estilo pedagógico |
Ederson | Eu acho que a forma de resolução dos questionários deve ser abordada em sala de aula. Tive problemas iniciais em como preencher o questionário. |
Gizelly | Ainda tenho dúvidas |
MateusPereira | Concordo com o colega Ederson. |
Patrícia | Fiquei com dúvidas sobre os estilos pedagógicos |
Liluyoud | Ainda tenho duvidas, vou procurar esclarecê-las em aula, ou se puder fazer uma dinâmica para discorrer sobre cada questão. |
Paula | - |
Heródoto | Achei difícil, no início, entender a lógica do questionário. |
Lisiane | - |
Gisele | idem Patrícia |
Renate | - |
Marlise | O questionário foi um bom exercício para perceber que ainda as teorias não estão claras. |
Cristiano | Ainda tenho duvidas |
Carla | Achei interessante confrontar teorias e práticas. |
Rafael | Valeu a pena! |
Como disponilibilizar o questionário na página?
nome | questão prática a ser respondida no lugar do Piaget |
Heródoto | Pergunta: Como deve ser organizada a grade em um curso construtivista?
Piaget: Deve ser organizada a partir dos aspectos mais gerais aos mais particulares - do todo para a parte - de forma a que o aluno compreenda sempre o fio condutor do processo de ensino-aprendizagem e tenha em vista o contexto onde os conceitos são construídos. xxx |
Lisiane | Pergunta: O computador pode ser usado como uma ferramenta cognitiva?
Piaget: Pode. Salvo que, para ser uma ferramenta cognitiva é necessário que haja uma "interação" profunda entre o sujeito e o objeto de estudo. Essa interação é necessária para que ocorram eventualmente desequilíbrios que perturbem o sujeito de modo que ele tente acomodá-los e dessa forma venha a assimilar a informação repassada, conseguindo alterar (aumentar) o potencial cognitivo. Torna-se fundamental o firmamento da interação para que desse modo haja uma reformulação e inferência de novos conceitos o que conseqüentemente possibilita a construção de novos estágios de conhecimento. |
Nome | Síntese sobre o Livro |
Patrícia | Apresentação do Livro Piero Mussio |
Francine e Mateus | PPt do Livro do Piero Mussio |
Marlise There Dias | ppt do livro do Piero Mussio |
Carla Cabral | slides sobre o livro do David Harvey |
Renate e Rafael | Apresentação ppt do Livro: Convivencialidade |