Aluna: Márcia Barros de Sales
Síntese do livro: Computadores, Escola e Sociedade
Autores: Ubiratan D'ambrosio e Jorge Pedro Dalledonne Barros
Um dos pontos abordados pelos autores é sobre a "A substituição do professor", segundo os autores:
"Trata-se de uma questão ligada fundamentalmente à substituição do homem pela máquina. (...)podemos acreditar na substituição dos professores menos capazes, que se contentam em fazer da sala de aula o local de separação entre o que sabe e os que não sabem, impondo-se como donos de um saber incontestável, visto que não permitem espaços para o confronto. Havendo a democratização da informação, haverá concomitantemente a democratização da relação entre professor e aluno. Apenas desta forma é que se cria conhecimento: pela crítica que se faça ao próprio conhecimento". (BARROS, p.29).
A integração das tecnologias com a educação pode fazer com que o professor assuma um novo papel frente aos processos de ensino-aprendizagem. Ele poderá redimensionar suas tarefas e ampliar seus conhecimentos junto a esses novos recursos educacionais. Dessa forma, destaca-se, como um grande desafio ao professor, uma constante atualização diante desses novos meios tecnológicos, contribuindo para a formação do futuro cidadão consciente e crítico.
"Na verdade, o uso do computador como meio instrucional não torna dispensável o professor; antes, pode liberá-lo de algumas tarefas e resevar um espaço maior para o contato interativo entre ele e o aluno, necessário a um ensino que valorize a aprendizagem por descoberta. O Computador não é um fim em si mesmo, mas um meio, um recurso instrucional a mais, cujua eficácia dependerá da capacidade daqueles que o utilizam". (BARROS, p. 29).
A tecnologia poderá fornecer os instrumentos necessários para aprimorarem-se a interação dos conhecimentos e a transferência das diversas experiências individuais. Para que isso se realize é necessário que professores e alunos tenham uma completa compreensão da influência dos novos meios de comunicação e informação na educação e no mundo à sua volta, integrando-as dentro de um contexto de uma sociedade tecnológica.
Os autores quando se referem ao educar pela teleinformática é citada significa que um ensino de qualidade deve permitir uma participação ativa do educando, mantendo um permanente canal de comunicação entre o aluno e o professor, e não apenas a transmissão unidirecional de conhecimentos, do professor para o aluno.
Segundo Barros, os educadores devem compreender com profundidade as perspectivas abertas pela teleinformatização da sociedade, ou seja e necessário que os professores descubram a necessidade de reconstrução da prática e uso pedagógico das novas tecnologias. A educação e as novas mídias de comunicação e informação assumem um papel cada vez mais relevante dentro deste novo cenário mundial, ou seja, proporcionam facilidades no processo de ensino-aprendizagem através dos recursos da teleinformatização.