BRUNER
· CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA DE BRUNER
nascido em 1915
preocupado em se contrapor à psicologia comportamentalista em busca de uma psicologia que tivesse a construção do significado como uma das questões centrais do processo de aprendizado
uma psicologia que entendesse o homem como ser eminentemente criador por isso a teoria do estímulo X resposta é insuficiente.
como ser criador o homem atua sobre os próprios estímulos.
quis criar uma teoria do ensino, pois considera a psicologia e a epistemologia apenas descritiva e uma teoria do ensino deve ser prescritiva.
" É possível ensinar qualquer assunto, de uma maneira honesta, a qualquer criança em qualquer estágio do desenvolvimento"
Currículo em Espiral | significa ver o mesmo tópico mais de uma vez com diferentes modos de representação e em diferentes níveis de profundidade. |
Bruner tem como uma idéia central da sua teoria a necessidade do professor e dos alunos conhecerem a estrutura de uma determinada área de conhecimento/assunto.
ensinar é moldar o desenvolvimento.
o desenvolvimento intelectual se caracteriza pela independência constante entre estímulo e resposta.
o desenvolvimento intelectual se caracteriza pela crescente capacidade de lidar com alternativas simultaneamente, de atender a várias sequências de estímulos ao mesmo tempo, de distribuir tempo e atencção de maneira apropriada.
a questão da construção de representações é básica no desenvolvimento para Bruner, pois " o homem constrói modelos para o seu mundo que lhe permitem ir além da informação dada" - a construção de modelos exige o domínio de sistemas de representação
a construção desses modelos servem para conservar e recuperar a experiência vivida- planejar, prever, controlar, comunicar, explicar, etc...
grande parte do nosso trabalho e da nossa ação realiza-se em pensamento (sobre nossos modelos mentais) isso reduz o custo dos nossos erros.
Formas de Representação
ativa
icônica
simbólica
![]()
Só a representação formal permite operar com novas possibilidades
· CARACTERÍSTICAS DE UMA TEORIA DO ENSINO
(OU COMO ENSINAR?)
O método de Bruner pode ser chamado de um método por descoberta: exploração de alternativas - resoluçaõ de problemas - descoberta de relações - de lacunas
Característica principais:
1. Predisposição
2. Estrutura (ensinar a estrutura)
Aprendida a estrutura ganha-se:
3. Seqüência
A sequência deve manter
espaços de descoberta e
a possibilidade de construção de representações
autônomas nos níveis
Ativo + icônico+
simbólico
Deve também considerar:
a sequência é que vai dar conta de manter bom nível de predisposição.
4. Forma e distribuição do Reforço
em Bruner o reforço não está centrado dá
via punição ou premiação
auto-controle auto-reforço motivação intrínseca