Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia - COBENGE - 2001, Porto Alegre, Brasil,2001. Anais Eletrônicos,Cd-Rom

Ciências da computação nos cursos de engenharia – uma proposta pedagógica inovadora

Clara Amélia de Oliveira – clara @inf.ufsc.br

João Bosco da Mota Alves – jbosco@inf.ufsc.br

Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Informática e de Estatística do Centro Tecnológico - Cx. P. 476 - Campus Universitário – 88040-900 – Florianópolis - SC

Resumo. As fases iniciais, nos currículos dos cursos de Engenharia, usualmente proporcionam aos alunos, disciplinas introdutórias de Programação em Computadores. A forma mais atual para representar o conhecimento, via projeto computacional, é denominada de Orientação a Objetos. Na prática, as versões atuais dos softwares disponíveis no mercado, o que inclui os voltados à programação científica, migraram para este paradigma representacional. Mas, a razão mais importante para adotar este paradigma, a ser evidenciada no presente trabalho, é a de cunho pedagógico, pois, a utilização da Orientação a Objetos, está facilitando a inovação curricular que pode ser denominada de Orientação a Projetos. Nesta, o conteúdo é apresentado, desde o início na forma de projetos. Esta integração se dá por ser a Orientação a Objetos uma proposta de modelagem que facilita a síntese de conteúdos, que podem estar, ainda hoje, fragmentados em disciplinas básicas, com fraca ligação entre si. Duas conclusões importantes são:1- o ensino de Programação em Computadores pode se aliar à modelagem de Projetos de Engenharia, especialmente através do paradigma computacional da Orientação a Objetos. 2- a implementação da proposta pedagógica é perfeitamente adaptável, inclusive nos primeiros semestres dos cursos de Engenharia, com grandes vantagens em termos de abordagem integrada dos conhecimentos.

Palavras-chave: Orientação a Projetos, Orientação a Objetos, Metodologia de Ensino, Ensino Integrativo, Ensino Básico de Engenharia