III Encontro Iberoamericano de Dirigentes de Instituições de Ensino de Engenharia

METODOLOGIA DE ORIENTAÇÃO À TEMÁTICA - SÍNTESE PEDAGÓGICA PARA CURRÍCULOS BÁSICOS DE ENGENHARIA

Clara Amelia de Oliveira

RESUMO

O presente artigo apresenta uma proposta de Ensino, dentro da abordagem de síntese pedagógica, para currículos de cursos de Engenharia. A proposta é traduzida pela Metodologia de Orientação à Temática que será descrita aqui na forma de uma aplicação concreta ocorrida na Universidade Federal de Santa Catarina. Esta metodologia será ilustrada através de um exemplo específico na Temática dos Estudos Climáticos. Nele se destaca o desenvolvimento de uma série de projetos, membros do Meta Projeto dos Estudos Climáticos. A cada novo projeto, incrementa-se a complexidade, em termos de conceitos e detalhes de aplicação. Após a descrição da metodologia, são analisados alguns de seus aspectos principais e são tiradas algumas conclusões genéricas. Tudo pode ser resumido na possibilidade concreta de síntese de conteúdos pertencentes ao currículo dos cursos de Engenharia. A proposta, desta forma, se alinha à demanda de um profissional engenheiro estimulado a tratar problemas com grau de complexidade compatível com o mundo da globalização e a sociedade do conhecimento.

Palavras - chave: Currículo de engenharia, Globalização, Síntese pedagógica, Metodologia orientada à temática, Meta projeto.

 

ABSTRACT

The present paper describes a practical teaching proposal, under a pedagogic synthesis approach, for Engineering courses curriculum. The proposal can be traduced by the Thematic Oriented Methodology. A concrete example on this approach will be presented and discussed. The method presupposes a sequential development of projects that are considered as members of a Meta Project. Each Meta Project version increments complexity, related with conceptual and specific contents. After this, it is analyzed the most important aspects of the methodology. Some generic conclusions emerge from this, specially the possibility of synthesis on Engineering curriculum contents. Like this, it is supposed that the proposal align, itself, with nowadays demands, for a professional in Engineering field, that is able to deal with the globalization world and the knowledge society complex demands.

Keywords: Engineering curriculum, Globalization, Pedagogic synthesis, Thematic oriented methodology, Meta project.