XI SEMANA DA COM PUTAÇÃO - UNESP

Campus São José do Rio Preto - São Paulo.

Palestra convidada. Publicação em CD- ROM do evento. Ano 2000.

INOVAÇÕES EM TÉCNICAS DE ENSINO UTILIZANDO UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA - UMA APLICAÇÃO NO CURSO DE COMPUTAÇÃO

Profa. Clara Amelia de Oliveira, INE-CTC-UFSC

Palestra

Resumo: Neste trabalho é descrita uma experiência pedagógica, da qual emerge uma proposta educacional, que tem como objetivo, o desenvolvimento integral do aluno. Quais os requisitos para modelar o ensino na forma integrativa? Como se relacionam, dentro desta modelagem, professor, alunos, conteúdos, método? Para responder tais questões, inicialmente serão abordados os conceitos mais essenciais da proposta educacional, em especial, aspectos da modelagem da comunicação professor-aluno, sob o ponto de vista da Programação Neuro Linguística-PNL. A seguir discute-se uma aplicação prática, feita no contexto de ensino de graduação, nível iniciante. Trata-se da disciplina de Introdução à Programação, lecionada no primeiro semestre do currículo da graduação no curso de bacharelado em Ciências da Computação do departamento de Informática e de Estatística -INE, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis. Em termos de conteúdo de disciplina, a inovação surge, agora, ao se trabalhar, com os alunos calouros da universidade, os conceitos básicos, tanto do ensino de programação para iniciantes, como da modelagem Orientada a Objetos. Algumas conclusões e recomendações apontam, de forma natural, para uma abordagem que respeite uma hierarquia de valores na modelagem deste ambiente educacional, para que ele possa ser considerado integrativo. E, no caso específico, do ensino de programação em computadores, aponta-se para a metodologia de Orientação a Objetos, como soberana no desenvolvimento de software de qualquer nível de complexidade, pois a visão integrativa também é a característica básica deste paradigma de programação.